Volta Nacional: “Há dois grupos portugueses na corrida à compra do complexo de Vilamoura”

Diário de Notícias
“Há dois grupos portugueses na corrida à compra do complexo de Vilamoura”
Há pouco mais de uma semana no mercado, Vilamoura já tem vários interessados. Na corrida à compra do complexo turístico propriedade do fundo norte-americano Lone Star – o mesmo que está a comprar o Novo Banco – estão dois grupos portugueses, um deles de capitais oriundos do Leste da Europa, e que já avançou com uma proposta há ano e meio, sabe o DN/Dinheiro Vivo.

Correio da Manhã
“Visita histórica à Lourinhã”
A iniciativa “Passeios com História”, organizada pela câmara municipal e pelo Centro de Estudos Históricos da Lourinhã, acontece no dia 21 deste mês. Com o tema “De Pedra e Cal”, a viagem é feita num autocarro municipal, com partida às 14:30.

“Conímbriga aposta no mosaico romano”
O mosaico romano de Conímbriga vai estar no centro de workshops, visitas guiadas e de um festival, entre outras iniciativas que serão organizadas pelo projeto “MosaicoLab” com o objetivo de promover “o principal património” da região.

Jornal i
“Ryanair. Cancelamento de voos já levou à saída de alto quadro”
O cancelamento de milhares de voos da Ryanair para os próximos meses já provocou a primeira baixa na companhia aérea. Trata-se de Michael Hickey, diretor de operações da Ryanair e era o principal responsável pela elaboração dos mapas de trabalho dos pilotos desde 2014.

“Turistas portugueses a dormir na Galiza aumentaram 17%”
As dormidas dos turistas portugueses em hotéis na Galiza aumentaram 17% entre janeiro e agosto de 2017 face ao período homólogo de 2016, liderando o turismo internacional naquela região, anunciou hoje o Turismo galego.

Jornal de Negócios
“Regulador da aviação impõe obrigações à Ryanair”
A Autoridade Nacional da Aviação Civil já impôs um conjunto de obrigações à Ryanair, na sequência dos cancelamentos de voos decididos pela companhia aérea irlandesa, no âmbito das quais pode vir a resultar uma eventual instauração de processo de contra-ordenação.

“easyJet baixa lucros em mercado «desafiante»”
A easyJet fechou o exercício fiscal terminado a 30 de setembro com um resultado líquido entre 405 e 410 milhões de libras (533 e 540 milhões de euros), o que traduz uma descida máxima de 17% face ao obtido no exercício anterior.

Jornal de Notícias
“Portugal até já forma pilotos para a Emirates”
A formação de pilotos de linha aérea atrai cada vez mais alunos estrangeiros para Portugal, devido à excelência do ensino, e até companhias como a Emirates, principal companhia dos Emirados Árabes Unidos, escolhem o nosso país para a formação de pilotos. Numa altura em que a Boeing estima uma “extraordinária” necessidade de pilotos em toda a Europa, há sete escolas em Portugal cada vez mais procuradas por quem sonha trabalhar na aviação comercial.

“Vão ser precisos 600 mil pilotos em 20 anos”
A Boeing classifica como extraordinária a procura de pilotos e estima que entre 2017 e 2036 sejam necessários 106 mil novos pilotos para a Europa, estando apenas prevista a formação de 95 mil entre 2015 e 2034.

“Gaia. Entradas grátis levam enchente ao parque”
Os dias de entrada gratuita têm sido sinónimo de enchente no Parque Biológico de Gaia. Neste mês, as borlas são às quintas e aos sábados. E a ideia de poupar três euros (preço do bilhete para adultos) está a agradar ao público, de tal forma que há ias em que o número de visitantes chega mesmo a ultrapassar os três mil.

“Lisboa. Doses de esperança servidas com saudade”
“Antes da guerra, tinha uma boa vida em Damasco, uma boa casa. Mas, a certa altura, tive de deixar tudo e partir com a família só com a roupa que trazíamos no corpo”. É assim que Bilal, de 34 anos, resume a sua história, um percurso de sobrevivência em tudo idêntico aos oito compatriotas, um iraquiano e uma palestiniana, com quem trabalha agora no restaurante Mezze, no mercado de Arroios, em pleno coração de Lisboa.

“1,5 milhões deixam Santa Luzia como nova”
Até ao final do ano, serão concluídas as obras no templo e na envolvente de Santa Luzia, em Viana do Castelo. O investimento de cerca de 1,5 milhões de euros incluiu a revitalização e manutenção do interior e exterior do santuário, que se apresenta como novo. E até novembro, está a construção de um novo edifício que funcionará como albergue para peregrinos e turistas, com museu e restaurante.

Economia
“Mais de 20 interessados no Metro do Porto”
Mais de 20 entidades consultaram o caderno de encargos para a subconcessão do metro do Porto por sete anos, entre elas o grupo Baraqueiro, a Transdev, a AVanza e Arriva.

“Frotas da Transtejo e Soflusa renovadas”
O Ministerio do Ambiente prometeu que as operadoras Transtejo e Soflusa terão entre 18 e 20 embarcações até ao final do ano, o que representa um investimento de 10 milhões de euros.

“Embrulhada no controlo do céu nacional”
A NAV Portugal – empresa pública que assegura o controlo do tráfego aéreo português – falhou, no final de setembro, a oportunidade de aderir ao sistema de gestão de tráfego aéreo do consórcio europeu Coopans, que utiliza tecnologia moderna e eficiente, e que deveria substituir o atual, esgotado e obsoleto, confirmaram ao Expresso fontes do setor.

“Portugueses escoam stock da Quinta da Marinha”
Pertenceu ao grupo Champalimaud, chegou a ser premiado como o “melhor resort hotel” nos International Hotel Awards, mas acabou por ficar insolvente e ir parar ao fundo ECS Capital. Atualmente, nas mãos dos árabes da United Investment Portugal, que compraram o então Viva Marinha há um ano, o rebatizado Sheraton Cascais Resort pouco tem para vender na sua componente residencial. Das 29 casas de luxo (de um total de 57) que ainda havia disponíveis para comercializar quando a UIP desembolsou 45 milhões de euros pelo ex-Viva Marinha, 22 foram vendidas em menos de um ano. Ou seja, cerca de duas por mês, a valores a variar entre os 1,2 milhões de euros e 1,7 milhões de euros.

“O que se passa com as low cost?”
Em pouco mais de um mês, três companhias aéreas de baixo custo deram sinais de fragilidade. A irlandesa Ryanair está em mãos com um processo de redução da oferta, a britânica Monarch fechou portas na segunda-feira e a Air Berlin declarou insolvência em agosto. O que se passa com as low cost? O modelo de baixo custo já não funciona? Para Luís Carmo Costa, da consultora de turismo Neoturis, é notório que o modelo está a precisar de uma revisão. “É preciso acabar com os bilhetes de avião a 10 euros. O negócio da aviação nunca foi um grande negócio. Tem custos fixos (tripulação e manutenção) muito elevados e um break even point (ponto de equilíbrio em que o total das receitas é igual ao total dos gastos) altíssimo”.

“CEO da Uber tem ‘reunião construtiva’ em Londres”
O presidente da Uber, Dara Khosrowshahi, reuniu-se na passada terça-feira com o regulador dos Transportes for London, depois deste ter determinado a não renovação da licença que permmite à plataforma de transporte privado operar na capital britânica, por a Uber não ser “adequada nem competente” no desempenho dos seus serviços.

“A vida dos pilotos da Ryanair e a fuga para a concorrência”
São 2100 voos cancelados até outubro e 34 rotas suspensas de novembro a março de 2018, num total de mais de 18 mil voos. A Ryanair justifica esta suspensão de voos pelo facto de ter menos 25 aviões a voar a partir de novembro, e menos dez a partir de abril.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.