Volta Nacional: “Hotéis recrutam artistas e agitam mercado da arte em Portugal”

Público

“Hotéis recrutam artistas e agitam mercado da arte em Portugal”

Os hotéis de luxo e os alojamentos locais de charme estão a agitar o mercado de arte em Portugal. O incremento turístico aumentou o patamar de exigência e as unidades hoteleiras são atualmente quem mais adquire obras de arte — pintura, escultura e instalações — e recruta artistas nacionais para diferenciar os espaços. Há hotéis que apostam mesmo na abertura de galerias no interior, sendo alguns já detentores de importantes acervos de arte portuguesa.

Jornal i

“Turismo. Portugal distinguido com vários ‘óscares’ europeus”

Pelo segundo ano consecutivo, Portugal venceu o prémio de melhor destino da Europa nos World Travel Awards, com Lisboa a receber a distinção de melhor cidade destino europeu e cujo porto também foi eleito o melhor destino de cruzeiros. A Madeira foi ainda eleita o melhor destino insular na Europa num ano em que Portugal venceu 36 “Óscares do Turismo”, 21 dos quais a nível europeu.

Jornal de Notícias

“Turismo do Norte indicou empresas para ajustes diretos”

Dezenas de lojas interativas de turismo implementadas em municípios da zona Norte foram feitas com recurso às mesmas quatro empresas, contratadas sempre pelas diferentes autarquias através de ajustes diretos. A razão da coincidência prende-se com um facto: foram indicadas pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), entidade agora sob investigação da Polícia Judiciária (PJ) do Porto, por suspeitas de corrupção, entre outros lícitos.

Correio da Manhã

“Esposende. Destino privilegiado deste verão”

O mercado turístico de Esposende continua a atrair visitantes, traduzindo-se no crescimento da procura nas unidades hoteleiras do concelho. O número de dormidas em Esposende cresceu 15% e o número de hóspedes cresceu 30%, comparativamente com o primeiro trimestre de 2017. Os turistas vêm mais vezes a Esposende, onde ficam, em média, duas noites na época baixa; na época alta a média é de 2,8 noites. Esta tendência para as denominadas “escapadinhas” são a resposta à forte aposta do Município de Esposende no turismo de natureza e lazer, nos inúmeros eventos desportivos e na divulgação alargada que tem sido implementada.

Jornal Economia

“Alojamento local ganha mais de 24 mil unidades num ano”

O número de unidades de alojamento local (AL) que existem no país deu um salto significativo entre 2016 e 2017. De acordo com o Atlas da Hotelaria da consultora Deloitte, no final do ano passado contavam-se 51.014 espaços de AL em Portugal, num total de 205.261 camas, o que significa um crescimento de, respetivamente, mais 95% e 102% face a 2016.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Internacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.