Volta Nacional: “Hoteleiros estimam taxas de ocupação de 80% para passagem de ano nos Açores”

Público

“Hoteleiros estimam taxas de ocupação de 80% para passagem de ano nos Açores”
As taxas de ocupação nas unidades hoteleiras do arquipélago dos Açores para a passagem de ano deverão situar-se nos 80%, com a procura por este destino a consolidar-se por altura das festividades do Natal. “Os Açores já começam a ter alguma procura para a passagem de ano devido às condições naturais do arquipélago que permitem um contacto com a natureza”, afirmou o delegado nos Açores da AHP, Fernando Neves. O responsável explicou que a taxa de ocupação hoteleira no período de Natal “é sempre menor” por ser uma altura do ano que, preferencialmente, as pessoas passam em família, mas já para a passagem de ano os hotéis nos Açores “estão a registar alguma procura”, embora ainda “existam lugares disponíveis” nas unidades hoteleiras para o Reveillon.

 

Jornal i

“Restauração: turistas pesam 65%”
Entre 2014 e 2015, a maioria do consumo turístico na restauração foi assegurada por visitantes estrangeiros (65,6%).

 

Jornal de Notícias

“Taxa turística é um «disparate»”
Emídio Sousa, vice-presidente do Conselho Metropolitano do Porto está contra as taxas de turismo em Lisboa (em vigor) e no Porto (começa ser cobrada em março). “Podem chamar-lhe uma taxa turística, mas trata-se é de uma taxa de dormida”, defende o presidente da Câmara da Feira. “As pessoas agora pagam imposto para dormir em Lisboa. É um perfeito disparate, porque estão a taxar os portugueses e a levar o dinheiro do resto para uma cidade que já tem tudo”, diz o autarca”.

“Guimarães com menos residentes e mais turistas”
O Centro Histórico de Guimarães que foi classificado pela UNESCO em 2001 não é o mesmo que existe atualmente. A classificação teve consequências no turismo, na habitação e está em curso a candidatura a uma nova classificação que pretende duplicar a área para a zona de Couros. Em 16 anos, o Centro Histórico ganhou turistas e afirma-se, de ano para ano, como um dos principais locais de visita do país. O bonito postal completa-se com a requalificação das casas, que está próxima do pleno, e todos os fins de semana há eventos destinados a animar o visitante.

 

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.