Volta Nacional: “Low cost atacam em força rotas suspensas pela TAP”

Volta Nacional: “Low cost atacam em força rotas suspensas pela TAP”

Negócios

“Tailandeses fecham Tivoli por 294 milhões”
O negócio está concluído. os tailandeses do Minor Hotel Group assinaram esta segunda-feira, 1 de fevereiro, a compra dos sete hotéis Tivoli que não estavam na sua posse e a operação da cadeia hoteleira em Portugal. A empresa remete todos os esclarecimentos para a conferência de imprensa marcada para hoje à tarde. O Negócios sabe que ambas as partes deste acordo estiveram reunidas durante segunda-feira com o intuito de fechá-lo. Segundo o The Wall Street Journal, o negócio atinge os 294 milhões de euros.

“Governo surpreendido com aumentos salariais de 150% na ANAC”
O Govrno foi “supreendido” com aumento salarial de 150% que a administração da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) obteve em outubro do ano passado, noticiado esta segunda-feira pelo Jornal de Notícias. Em causa poderão estar duas situações contrárias ao estabelecido pela lei-quadro das entidades reguladoras.

“JiTT: o guia turístico para quem tem tempo contado”
Quantas vezes sai de Portugal a trabalho? Quantas vezes tem a oportunidade de aproveitar aquela hora livre que tem para conhecer a região? E quantas vezes não o faz por medo de falhar o compromisso que tem a seguir, seja uma reunião ou voo de regresso? A aplicação JiTT, da startup iClio, nasceu para responder a estas questões. A aplicação tem a ambição de “guiar o turista na cidade” permitindo “em segundos, mediante a introdução de algumas informações, como o tempo disponível e outras que a aplicação recolhe automaticamente, como a localização”, sugerir um tour personalizado e adaptado às necessidades naquele momento do utilizador.

“Vírus Zika considerado emergência mundial”
A OMS decidiu declarar a proliferação do vírus zika como uma emergência mundial. A decisão surgiu depois de a doença originada pela picada de mosquitos já ter sido detetada em mais de 20 países das Américas e estar alegadamente associada a milhares de casos de microcefalia em recém-nascidos. A OMS já estimou que possa vir a afetar quatro milhões de pessoas.

“Qatar Airways rumo a Lisboa”
Depois de muito se ter falado da possibilidade de a Qatar Airways criar uma ligação entre Doha e Lisboa, o CEO da empresa, Akbar Al Baker, declarou à Bloomber que esta é uma das novas rotas a ser implementada em 2016. A expansão da Qatar é um dos objetivos para 2016, e está a analisar companhias que possam vir a ser adquiridas.
Público

“ANAC pede parecer para subir vencimento a administradora”
Jornal i

“Low cost atacam em força rotas suspensas pela TAP”
A TAP anunciou que vai suspender a partir de março nove ligações aéreas de Portugal à Europa. E, desde logo, apareceram companhias low cost a reforçar as rotas para alguns destes destinos. A Blue Air e a wizz Air anunciaram um reforço das ligações a Lisboa de Budapeste e Bucareste. No Porto, a Ryanair sairá beneficiada com o fim de algumas ligações. No entanto, no setor há quem questione o crescimento destas companhias de baixo custo com base em subsídios públicos e privados. A TAP anunciou a suspensão das viagens entre o Porto e Milão, Bruxelas, Barcelona e Rima, por serem rotas deficitárias. A decisão não foi bem vista pela ACP, que considerou lamentável o fim das rotas. No entanto, para as low cost, este fecho de rotas é mais uma oportunidade de negócio e, como estas companhias recebem apoios públicos, tem surgido contestação. Uma das questões que se levanta, no Porto,é o facto de, além dos apoios públicos, existir quem garanta que as low cost gozam ainda de taxas mais baixas nos aeroportos.

“Governo ainda não tem solução para reverter venda da TAP”
O Governo ainda não concluiu o desenho da proposta que visa reverter o processo de privatização da TAP. Estava previsto que o mês de janeiro fosse conclusivo para as negociações entre o Governo e os acionistas privados da companhia aérea. Mas ainda não há luz verde para o regresso da maioria do capital da empresa às mãos do Estado. O problema tem sido conseguir uma fórmula que permita que a reversão passe em Bruxelas.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.