Volta Nacional: “Maioria escolhe Porto para férias”

Jornal de Notícias

“Maioria escolhe Porto para férias”

Mais de metade (53%) dos turistas que visita o Porto e Norte de Portugal escolhe o destino para férias, revela um estudo do Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT). Esta é uma das conclusões do trabalho feito em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e o aeroporto Sá Carneiro, que visou traçar o perfil do turista que visitou o Porto e Norte durante o verão IATA deste ano (entre abril e outubro).

 

“Estudo atesta valor turístico da Lello”

“97% dos visitantes concordam que a livraria Lello é uma das mais belas do mundo”, revela um estudo da Nielsen, empresa germânico-americana, sediada em Nova Iorque, que oferece informações em pesquisas de mercado. Além disso, segundo o mesmo documento, a livraria também lidera notoriedade “top-of-mind” dos locais de interesse turístico do Porto, sendo recomendada por 86% dos seus visitantes.

 

“DGPC avaliará fortaleza de Peniche”

O Governo propôs à Câmara de Peniche avançar com um diagnóstico do estado de conservação da fortaleza para determinar o orçamento e prazos de execução de obras de reabilitação , informou esta segunda-feira, o presidente da autarquia. Segundo José Correia, a autarquia recebeu uma proposta do ministro da cultura para, até ao final de janeiro de 2017, técnicos da Direção Geral do Património Cultural efetuarem uma inspeção ao monumento.

 

Negocios

“Volume na hotelaria algarvia aumenta 8,4%”

Os hotéis e os empreendimentos turísticos no Algarve faturaram mais 8,4% em novembro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2015, revelou esta segunda-feira a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) no balanço mensal, provisório da atividade do setor, sem indicar o valor total. A taxa de ocupação global média/quarto acompanhou o aumento, tendo registado um crescimento de 4,1 pontos percentuais, situando-se nos 45,3%, verificando-se igualmente uma subida de 3,7 pontos percentuais na taxa de ocupação/cama.

 

Jornal i

“Governo quer centro de inovação e turismo”

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, quer criar em 2017 um centro de inovação para o turismo com os intervenientes do setor para “quebrar muros” e “incendiar a inovação”. O centro irá “forçar a ligação entre a indústria tradicional de turismo e as ‘startups’ do turismo, permitindo que a indústria tradicional tenha resposta às suas necessidades de governação”, acredita a governante.

 

Público

“Lisboa participa em projeto para reduzir o lixo do turismo”

A Câmara de Lisboa e várias entidades ligadas ao turismo e aos resíduos comprometeram-se, esta segunda-feira, a conseguir uma melhor gestão dos resíduos urbanos e a reduzir a quantidade de lixo produzida pelos turistas, refere hoje o Público. Nesse sentido, assinaram ao início da tarde, um protocolo para a implementação em Lisboa do projeto europeu “Urban Waste”, que está a ser desenvolvido em 11 cidades-piloto e está também a ser implementado em Ponta Delgada.

 

“Sobreiro mais velho do mundo é nova atração turística em Águas de Moura”

O sobreiro mais velho do mundo, localizado em Águas de Moura, no concelho de Palmela, vai ser atração turística como figura central de um novo parque que a Câmara Municipal de Palmela está a construir no local, avança hoje o Público. Com uma idade estimada em 233 e mais 16 metros de altura, o sobreiro, conhecido como “casamenteiro” ou “assobiador” é dado como o mais antigo e produtivo do mundo. Descortiçado mais de 20 vezes desde 1820, a extração realizada em 1991 obteve 1200 quilos de cortiça, o suficiente para o fabrico de mais de cem mil rolhas. A autarquia tem a decorrer uma empreitada de remodelação da zona envolvente à árvore, que vai transformar o local num novo espaço de lazer e visitação.

 

Diário de Notícias

“Inovação é a chave para manter turismo a crescer”

A inovação é a capacidade de gerar valor a partir de conhecimento, como definiu Carlos Brito, pró-reitor da Universidade do Porto, na abertura da conferência do Prémio Inovação NOS, que decorreu esta segunda-feira, no Porto. “Portugal tem tido capacidade de surpreender pela inovação”, na perspetiva da secretária de Estado, Ana Mendes Godinho, ainda que os resultados recorde deste ano e de 2015 se devam “a uma década de forte investimento público e privado”.

 

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.