Volta Nacional: “Maioria pesquisa online destinos para as férias”

Jornal de Notícias
“Maioria pesquisa online destinos para as férias”
A retoma da confiança revelada pelos indicadores económicos está também a estender-se à vontade dos portugueses em fazer férias. Mais de dois terços (69%) pretendem ir para fora de casa e 72% destes irão fazê-lo em Portugal. Por outro lado, 19% até admitem gastar mais do que no ano passado. Mas a preparação das férias é cada vez mais feita na Internet. É nas plataformas online que 64% dos portugueses pesquisam locais e tipos de alojamento possíveis para os dias de descanso.

“Porto e Lisboa mais caros”
Os preços no alojamento local subiram nos centros históricos de Lisboa e do Porto. Os aumentos no primeiro semestre, face ao semestre anterior, foram de 4,6% no centro histórico de Lisboa e 0,3% no caso do Porto, apurou o novo índice de preços no alojamento local, realizado pela Confidencial Imobiliário.

“Porto: Via Catarina é uma ‘Fábrica de Sonhos'”
O Via Catarina Shopping tem, desde ontem, uma nova imagem. A fachada do edifício, na Rua de Santa Catarina, foi transformada numa “Fábrica de Sonhos” e pretende envolver o público num ambiente de fantasia. O projeto é a autoria do arquiteto Tomé Capa, que vence a 4.ª edição do concurso de Arte Pública VIArte.

“Vilar de Mouros 2017 em busca das raízes”
Aproximar o festival de Vilar de Mouros das suas raízes, com gastronomia e música minhotas, é uma das apostas da edição deste ano, de 24 a 26 de agosto. Seis restaurantes típicos vão servir pratos tradicionais, como sarrabulho, rojões ou sardinhas, e em dois coretos haverá grupos foclóricos e de concertinas a tocar em contínuo, das 18 horas até ao fecho da noite.

Jornal i
“Para inglês comer. O restaurante banal da Baixa que é mais caro do que o Gambrinus”
O restaurante da baixa lisboeta, antes conhecido como “Portugal no Prato”, tem estado nos últimos dias nas bocas do mundo por cobrar preços astronómicos por pratos simples. E é literalmente nas bocas do mundo, porque os turistas são as principais vítimas. No Facebook, as faturas tornaram-se virais: Cada dourada a 140 euros, uma mista de marisco (para duas pessoas) 250 euros, um bacalhau com natas 120 euros e até um jarro de vinho de litro a 20 euros.

Jornal de Negócios
“Inspetores atacam trabalho ilegal nos restaurantes”
A Autoridade para as Condições do Trabalho tem cerca de 300 inspectores envolvidos numa acção relacionada com a contratação de trabalhadores para a época alta em zonas turísticas que “muitas vezes”, segundo o inspetor-geral, Pedro Pimenta Braz, são “totalmente não declarados”.

“Viagens de turistas permitem ao Metro de Lisboa financiar passes”
O crescimento dos passageiros ocasionais do Metro de Lisboa, designadamente turistas, foi de 7,6% no primeiro semestre deste ano e significou um aumento da receita com estes títulos de 14,4%. Já o aumento dos passageiros com passe foi de 7%, representando uma melhoria de 3,4% das receitas.

Público
“Madeira anula concurso do ferry
O Governo da Madeira anulou o anúncio relativo ao concurso público divulgado no Diário da República para a concessão da linha marítima regular, através de ferry, entre a região e o continente por conter várias “imprecisões”.

“Pastéis de Belém, um segredo com 180 anos”
À porta dos Pastéis de Belém, a fila pode desanimar quem quer experimentar os famosos doces que se vendem, acabados de sair do forno, naquela confeitaria e fábrica centenária que ganhou fama mundial. Contudo, nem os 35 graus que se fazem sentir desmobilizam os turistas e os poucos portugueses que esperam alcançar o balcão para comprar uma caixinha rectangular com meia dúzia de pastéis. Lá dentro, na zona das mesas, há um vaivém constante de empregados que levam pratinhos com bolos às mesas ocupadas por famílias inteiras, casais e grupos. Há um aroma característico, que não deixa ninguém indiferente.

Diário de Notícias
“TAP contra a corrente mantém voos para Caracas”
Nos últimos meses, Caracas perdeu as principais ligações aéreas internacionais. Gol, LATAM, Aeromexico, United Airlines, Iberia, Caribbean Airlines, Insel Air, Aruba Air, Air Canada , American Alines, Delta, Lufthansa, Avianca Gol e Air France suspenderam a sua operação para a Venezuela e não avançam data para regressar. A TAP ainda é das poucas, a par da American Airlines que mantêm os voos internacionais para a Venezuela.

Correio da Manhã
“Hotéis em alerta com queixas falsas de turistas”
Os empresários hoteleiros do Algarve e as autoridades desconhecem o caso da mulher britânica que diz ter sido impedida de estar na piscina de uma unidade hoteleira por estar a vestir um burkini – um fato de banho que cobre o corpo todo. Os empresários desvalorizam o caso e dizem estar em alerta com as reclamações falsas dos turistas que passam férias na região.

“Faro. Comboios geram discusão”
A Infraestruturas de Portugal considera que uma eventual diminuição da velocidade dos comboios que passam junto ao cais das Portas do Mar, em Faro – onde, no verão, milhares de pessoas apanham diariamente os barcos para as ilhas da Ria Formosa – teria “consequências diretas na pontualidade dos mesmo na Linha do Algarve”.

“ASAE iliba restaurante polémico”
O restaurante Made in Correeiros, em Lisboa, está a ser acusado por dezenas de clientes de cobrar preços exorbitantes, num caso já viral nas redes sociais. Os clientes queixam-se de que os preços não constam na ementa. A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica fez este ano duas inspeções e até abriu processos por outras irregularidades, mas iliba o restaurante nesta matéria.

“Lisboa sem autocarros”
Entrou ontem em vigor a proibição de circulação de autocarros turísticos ocasionais na zona da Sé e do Castelo, medida criticada pelos operadores turísticos.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.