Volta Nacional: “Melhorias na Portela? «É preciso o Governo priorizar e não abrir uma frente de obra em todos os sítios»”

Público

“Porto de Lisboa vai (finalmente) começar a cobrar taxa turística aos cruzeiros”
Dentro de pouco mais de duas semanas terminarão as borlas. A partir de janeiro de 2024, aos operadores dos navios de cruzeiro que cheguem a Lisboa ser-lhes-á cobrado o valor da taxa turística da cidade correspondente a cada um dos passageiros que dele desembarquem. Assim, todos os viajantes a bordo dessas embarcações que queiram visitar a capital portuguesa terão de pagar os dois euros da tarifa municipal.

Negócios

“ANA é agnóstica na solução para aeroporto, o país não”
Para a ANA, é “indiferente” que o país decida investir 1,2 mil milhões de euros no Montijo ou oito mil milhões em Alcochete, já que o investimento que fará à cabeça será recuperado no tempo. O aumento do prazo da concessão ou a revisão da partilha de benefícios com o Estado são matérias que Thierry Ligonnière, CEO da gestora aeroportuária, admite na negociação.

“Se discordar, a única coisa que a concessionária tem direito é a uma indemnização”
“A concessionário não tem poder nenhum”, afirma o CEO da ANA, Thierry Ligonnière, frisando que apenas lhe cabe o papel de executar as decisões do Estado. Para o responsável, nenhuma das partes tem interesse em que não haja acordo.

“Opinião da Comissão Técnica é mais política do que objetiva”
O CEO da ANA rejeita a crítica de que o contrato de concessão é desequilibrado. Diz que as estimativas da Comissão Técnica Independente para Alcochete são “otimistas” e garante que Montijo dura mais de 10 anos.

“Concessionária não tem controlo sobre as taxas”
A ANA diz que, no contexto previsto do financiamento de um novo investimento, “estará disponível para negociar as taxas”.

“Aeroporto de Lisboa é um ativo que é preciso aproveitar”
Para o CEO da ANA, a CTI não tratou de forma suficientemente profunda o impacto da distância.

“Melhorias na Portela? «É preciso o Governo priorizar e não abrir uma frente de obra em todos os sítios»”
A expansão do terminal 1 e a criação de uma placa de estacionamento de aviões são alguns dos pontos da lista das obras de melhoria no aeroporto Humberto Delgado entregue ao Governo. O CEO da ANA detalha o plano de investimento.

“37,6% dos proprietários de Alojamento Local não fez prova de vida”
Em Lisboa, das 19.917 unidades elencadas no Registo Nacional do Alojamento Local, 12.848 apresentaram junto da câmara municipal o comprovativo de que têm atividade. Na prática, 37,6% dos proprietários não fez a prova de vida exigida pela nova lei do pacote Mais Habitação, o que significa que esses registos serão cancelados.

O Jornal Económico

“Quase 40% dos Alojamentos Locais do país arriscam extinção”
São 45.747 espaços de Alojamento Local que correm o risco de extinção em Portugal. Os dados apresentados pelo Ministério da Economia e do Mar revelam que até às 23H59 do dia 13 de dezembro, foram entregues na plataforma do Registo Nacional do Alojamento Local 74.972 declarações contributivas válidas, d eum total de 120.719 registos de AL que existem em Portugal.

“Proveitos do turismo ascenderam a 584,2 milhões em outubro”
Os proveitos da atividade turística em Portugal ascenderam a 584,2 milhões de euros em outubro, o que corresponde a um aumento de 17,4%.

Expresso

“Afastar ANA da construção do novo aeroporto pode demorar cinco anos”
Não seria automático o afastamento da ANA da construção do novo aeroporto de Lisboa caso a concessionária discordasse da proposta de localização do futuro aeroporto. Há prazos a cumprir e estão definidos no contrato de concessão assinado entre o Estado português e a francesa Vinci, a 14 de dezembro de 2012.

“Obras na Portela mais ambiciosas do que o previsto”
A ANA fará as obras que o Estado decidir que são para fazer no aeroporto Humberto Delgado. É o que garante a concessionária depois de António Costa ter assegurado que o Estado iria obrigar a concessionária a fazer obras na Portela. Quais serão, não se sabe – a resolução ainda não é pública. Tudo aponta para que não seja a versão minimalista prevista até agora pela ANA – um investimento de 300 milhões de euros no prolongamento do terminal 1, a criação de 11 mangas e mais duas posições remotas.

“Uma década dourada para a Vinci”
Concessionária dos aeroportos portugueses mais que duplica receitas e lucra 1,4 mil milhões de euros desde 2013.

“TAP: Venda à espera de novo governo”
O presidente da TAP, Luís Rodrigues, recusou esta semana pronunciar-se sobre as opções de localização do futuro aeroporto, referindo apenas que a sua missão é levar passageiros de um lado para o outro, seja qual for o aeroporto.

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