Volta Nacional: “Meliá vai crescer em Portugal, o «país mais digitalizado da Europa»”

Vida Económica

“Como devem o turismo e a aviação crescer de forma sustentável”
O Aeroporto Internacional de Atenas organizou uma conferência sobre “Como crescer de forma sustentável” para debater a sustentabilidade no setor retalhista das viagens. A presidente da European Travel Retail Confederation referiu a necessidade de se acelerarem os esforços das partes interessadas em turismo no sentido de um crescimento sustentável e inclusivo.

“Receitas do turismo crescem 5%”
As receitas do setor do turismo registaram uma taxa de crescimento de 5% em março face a igual mês de 2019. A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, referiu a este propósito que se está, de facto, “a viver um período de retoma pujante”.

Jornal de Notícias

“Governo admite criar taxa sobre operadores de barcos turísticos”
Os operadores de barcos turísticos que exploram as vias fluviais, como os cruzeiros e os navios-hotel do rio Douro, podem ter de pagar uma taxa aos municípios ribeirinhos. Essa cobrança é reivindicada pelos autarcas, em particular dos territórios banhados pelo Douro, e tem a concordância do Governo. A APDL concorda com a medida, embora defenda a consignação da receita a uma entidade regional e não aos municípios.

“Embarcações levantam ferro a toda a velocidade”
Mais de 1,6 milhões de pessoas fizeram turismo no rio Douro em 2019, antes da pandemia chegar. Destas, 350 mil subiram o Douro Vinhateiro a partir das margens do Porto e de Gaia. “Foi um ano de recordes”, considera a APDL, que diz estar, atualmente, a assistir-se a uma retoma acima do esperado e que poderá trazer “números muito interessantes”.

“Moreira vê na Iberia boa alternativa e Eduardo Vítor critica ato «leviano»”
Rui Moreira defendeu que a Iberia é uma boa alternativa para o Norte quando a TAP “Acha que o Porto é mau negócio”. Aproveitou para recordar o compromisso do ministro Pedro Nuno Santos de que haverá verbas para o “incremento de rotas diretas estratégicas”, cujo estudo está em curso, esperando ter “muito rapidamente voos diretos para os EUA com frequência pelo menos diária”. Já Eduardo Vítor Rodrigues, líder do Conselho Metropolitano do Porto, acusou o Turismo de Portugal de tratar este assunto de forma “leviana” e criticou o “ato falhado”.

“PSD quer líder do Turismo no Parlamento”
A bancada do PSD requereu a audição do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, junto da comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, por “afirmações desconcertantes” que “contrariam em absoluto a posição oficial do Governo”. Pede urgência face à relevância das suas declarações na estratégia da TAP.

“Sonae inaugura hotel cinco estrelas na Baixa”
O Hotel Editory Boulevard Aliados Porto, no coração da Invicta, teve ontem a sua inauguração oficial, numa cerimónia que contou com muitos convidados. A unidade hoteleira, que representa um investimento de 20 milhões de euros por parte da Sonae, é da gama cinco estrelas.

O Jornal Económico

“Meliá vai crescer em Portugal, o «país mais digitalizado da Europa»”
O Grupo Hotels Meliá quer continuar a crescer em Portugal, em dimensão mas também aproveitando a intensificação da relação com os clientes que as novas tecnologias potenciadas na pandemia proporcionaram. Quem o diz é Christian Palomino, vice-presidente global da cadeia hoteleira espanhola para a área de TI. “Portugal é um grande país e com um enorme potencial, temos visto na última década a surpreendente evolução do país como um destino de lazer, mas também para o setor de eventos, congressos e conferências, que está a crescer rapidamente e com muitos eventos europeus e mundiais. Estamos ansiosos por crescer aqui, bem como por receber clientes portugueses nos nossos hotéis em todo o mundo”.

Expresso

“Investimento nos aeroportos, precisa-se!”
A ANA; concessionária dos aeroportos portugueses, investiu 138 milhões de euros desde 2019, mas é reclamado mais investimento. No congestionado aeroporto de Lisboa, as obras vão a meio.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.