Volta Nacional: “Metro ligeiro na Ponte Vasco da Gama pode fazer ligação ao novo aeroporto”

Público
“Metro ligeiro na Ponte Vasco da Gama pode fazer ligação ao novo aeroporto”
A decisão de fazer a expansão do aeroporto de Lisboa na base área do Montijo já está tomada, mas os estudos para o plano de ligações entre as duas margens do Tejo ainda estão por concluir. Esse é um dos aspectos com que a concessionária que gere os aeroportos nacionais, a Vinci, se vai comprometer hoje: com a assinatura de um memorando de entendimento ficarão contratados os estudos a ser feitos, até ao final do ano, para aprofundar a solução Montijo e, assim, aumentar a capacidade do Aeroporto Humberto Delgado.

“Autarcas preferem ver Alverca na rota dos voos executivos”
Canalizar para a pista de Alverca os voos executivos que hoje em dia já se defrontam com falta de resposta no Aeroporto Humberto Delgado é, nesta altura, o principal objectivo dos autarcas do concelho de Vila Franca de Xira. Os órgãos municipais já se pronunciaram várias vezes sobre o assunto e a Câmara levou esta posição ao Governo e ao Estado-Maior da Força Aérea.

“Acções de socorro terão prioridade face aos aviões comerciais no Montijo”
De acordo com o relatório elaborado por um grupo de trabalho que reuniu o Ministério da Defesa, o do Planeamento e Infra-estruturas e responsáveis da Força Área, da Marinha, da ANA e da NAV (controle aéreo), defende-se que “os meios aéreos militares terão prioridade na utilização do aeródromo e espaço aéreo sob jurisdição da BA6, sempre que determinado por imperativos de Defesa Nacional ou estejam em causa missões operacionais ou de interesse público, designadamente as relacionadas com busca e salvamento e as evacuações aeromédicas”.

“Regime de proteção das lojas históricas no final do primeiro semestre”
Volvido um ano sobre o arranque dos trabalhos, o grupo parlamentar do Partido Socialista prevê que o regime de classificação e proteção de lojas e entidades com interesse histórico e cultural “veja a luz do dia até ao final do primeiro semestre” deste ano, avançou o deputado socialista Tiago Barbosa Ribeiro à margem de uma audição pública sobre o Projeto de Lei.

Jornal de Negócios
“«O Montijo do sossego está a precisar de emoção»”
A expansão do aeroporto de Lisboa para o Montijo, formalizada esta quarta-feira, é para a população promessa de desenvolvimento e de emprego. Rui Santos já tem um plano B para quando o aeroporto de Lisboa se estender ao Montijo. A decisão de abrir a base aérea n.º 6 à aviação civil ainda não foi anunciada mas Rui da Praia, como é conhecido, imagina-se a fechar a tasca e a instalar-se com a roulotte de bifanas na zona industrial onde faltam cafés.

“Hoteleiros dão nova vida a palacete na baixa do Porto”
A Turiservice, de Ivo Alves, investiu numa antiga casa senhorial na Rua das Flores, em plena baixa do Porto, e criou um pequeno “resort” no meio da cidade, dividido entre o Flores Village, um hotel, e o Vitória Village, com apartamentos turísticos.

Jornal i
“TAP: avião com anomalia faz parte de lista investigada por regulador”
O avião da TAP que ontem foi obrigado a voltar para trás, por causa de “uma anomalia no motor”, faz parte da lista de aviões A340-300 que receberam autorização para prolongar a vida útil no verão. O voo tinha como destino São Paulo, Brasil.

“Quinta das Lágrimas: e da tragédia se fez luxo”
O hotel da Quinta das Lágrimas foi renovado, mas a tradição continua a falar mais alto. Afinal, não há obra que apague uma história de amor como a de Pedro e Inês de Castro, que até as pedras pintou de vermelho.

Jornal de Notícias
“Venda dos 5% da TAP presa pelos pequenos credores”
A renegociação da dívida da bancária da TAP ainda não está totalmente fechada e continua a atrasar a Operação Pública de Venda dos 5% de capital que se destinam aos trabalhadores. Em causa está uma pequena parcela dos 120 milhões de euros pedidos de emergência no final de 2015 – às portas da privatização – a cinco bancos, quando havia dificuldades em pagar contas, inclusive salários.

“PSP já multou 153 motoristas das plataformas Uber e Cabify por falta de alvará”
A PSP instaurou 153 autos de contraordenação por falta de alvará a veículos da Uber e Cabify entre 26 de novembro e o início de fevereiro, no âmbito das alterações à lei que regula o setor dos táxis.

“«Sabe a pouco» mas «agora será mais fácil»”
A nova Linha Rosa custará cerca de 180 milhões de euros e deverá estar pronta em meados de 2021, revelou, ontem o presidente da Metro do Porto, aos vereadores da Câmara. O traçado entre a Casa da Música e São Bento terá quatro estações subterrâneas ao longo dos 2,7 quilómetros que demorarão cinco minutos a percorrer.

“Pelotão com pedalada mais forte”
Depois do desentorpecer dos músculos na Prova de Abertura, realizada no início deste mês, entre Anadia e Ovar, o calendário velocipédico nacional arranca hoje em força com a Volta ao Algarve, a primeira prova por etapas da temporada portuguesa, onde as seis equipas profissionais nacionais e os seus melhores corredores vão ser postos à prova perante a elite do ciclismo mundial, que até domingo percorrerá as estradas do sul do país.

Jornal de Notícias
“Ministra quer segurança máxima nos aeroportos internacionais”
A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, quer todos os aeroportos internacionais com segurança máxima, reforçada a um nível nunca antes visto em Portugal. Todas as áreas, da segurança física ao controlo de pessoas, são cobertas, de forma a impedir ou minimizar o impato de atos criminosos.

“Moradores querem trocar garagens por lojas e esplanadas na Praça da Alegria”
O objetivo é que o espaço possa ser usado por quem passeia na zona. Projeto foi entregue à câmara que diz estar à espera de um parecer sobre a preservação das árvores

“Dez anos depois e em 3D chega nova versão do musical Amália”
As cantoras Alexandra e Anabela voltam a ser Amália, a partir de amanhã, no Teatro Politeama em Lisboa, numa na nova versão do musical de Filipe La Féria que esteve em cena de 1999 a 2006. Uma das grandes novidades deste novo espetáculo é a utilização de um ciclorama, do tamanho do palco, onde são projetados filmes que tanto podem ser imagens dos sítios por onde Amália passou, dos filmes que ela protagonizou, de outros filmes da altura ou de quadros de pintores portugueses, utilizados como cenários em 3D.

“Duas novas galerias portuguesas na ARCO Madrid”
Pedro Alfacinha e Madragoa, ambas de Lisboa, são as duas galerias de arte portuguesas que se estreiam na 36.ª edição da ARCO Madrid, a feira de arte contemporânea que acontece em Madrid a partir de quarta-feira, 22, até 26 de fevereiro.

Correio da Manhã
“Pilotos estão contra aeroporto no Montijo”
Pilotos e ambientalistas juntaram-se ontem à contestação ao aeroporto complementar na Base Aérea do Montijo. A decisão do Governo é hoje oficializada com um protocolo com a ANA – Aeroportos de Portugal. “A pista não é alternativa para voos de longo curso. É pequena, não tem ajudas rádio e o pavimento não terá resistência para aviões de grande porte”, afirma Miguel Silveira, da Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea. Já David Paes, do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil, alerta para o “constrangimento de partilhar o espaço com a atividade militar”.

“Folar de Valpaços passa a ter Indicação Geográfica Protegida”
O Folar de Valpaços é, desde ontem, um produto alimentar com Indicação Geográfica Protegida, segundo informou a Comissão Europeia. Com esta classificação, a confeção do produto está circunscrita ao concelho de Valpaços.

“Pombal: lar e hotel”
Os terrenos da Quinta de Santana, em Redinha (Pombal) podem vir a ser usados para acolher um lar de idosos e uma exploração hoteleira e turística.

“Odemira: viola campaniça”
A aldeia de São Martinho das Amoreiras, em Odemira, vai contar com um centro dedicado à valorização da viola campaniça e do cante de improviso, pretendendo ser “a capital” destas expressões.

“Lisboa desafia a criar sardinha”
Já estão abertas as candidaturas ao concurso “Sardinhas Festas de Lisboa’17”. Cada candidato tem até 15 de março para apresentar um máximo de três propostas. Os cinco vencedores serão conhecido até ao dia 31 de maio. Recebem 2000 euros.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.