Volta Nacional: “Moreira recusa «turismofobia»”

Jornal de Notícias
“Moreira recusa «turismofobia»”
O presidente da Câmara do Porto reiterou ontem que as suas apostas para o próximo mandato serão a Cultura, a Habitação e a Mobilidade. “Não nos podemos deixar converter à ‘turismofobia’, apelou Rui Moreira, salientando que o turismo pode ter um impacto virtuoso, desde que regulado. O sucesso obriga a “ajustamentos”, lembrou, mas, a coberto da nova maioria absoluta, anunciou que o Porto que foi sufragado, “é por aqui”: um Porto “reconquistado, feliz, vibrante, confiante, que queremos afirmar para um futuro que merecemos, que não tememos”.

“Luís Araújo debateu o setor”
Depois de Portugal ser eleito pela primeira vez melhor destino europeu nos “óscares” do turismo, a Associação para a Promoção da Gastronomia, Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade organizou, ontem, no Porto, um debate que teve como tema forte o verbo “turistar”, contanto o evento com a presença de Luis Araújo, presidente do Turismo de Portugal.

“Miranda do Douro. Mosteiro de monjas italianas para a aldeia de Palaçoulo”
A diocese de Bragança-Miranda vai voltar a ter um mosteiro no seu território, mais precisamente na aldeia de Palaçoulo, o que não acontecia há várias séculos. O momento é considerado “histórico na vida da diocese, de Portugal e da Igreja”, pelo bispo D. José Cordeiro.

Público
“União Europeia: acabaram os carimbos nos passaportes”
O Parlamento Europeu aprovou a criação de um novo Sistema de Entrada/Saída aplicável aos nacionais dos países terceiros que atravessam as fronteiras externas da UE. As novas regras visam acelerar os procedimentos de controlo, substituindo o sistema manual de carimbos nos passaportes.

Jornal de Negócios
“EMEL recebe quatro milhões do Turismo”
A EMEL – Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa vai receber quase quatro milhões de euros do Turismo de Portugal em 2018, para o desenvolvimento de projectos de cariz turístico ou que possam contribuir para a melhoria do setor. A transferência de 3,94 milhões consta da proposta do Orçamento do Estado apresentada pelo Governo a 13 de outubro.

“Metro de Lisboa tem 20% da frota fora da circulação”
O Metro de Lisboa tem neste momento 21 composições imobilizadas, o que significa quase 20% das 111 que compõem a sua frota. Ao Negócios, a empresa de transporte público de Lisboa explicou que essas composições estão imobilizadas “por ultrapassagem de quilómetros acumulados, para revisão de “bogies” (eixos de rodas) ou por diâmetro mínimo de rodas”.

Diário de Notícias
“Na casa onde nasceu Bordalo Pinheiro já não mora o zé-povinho”
Um novo projeto quer “devolver a Lisboa um edifício cheio de história”. Há 171 anos, o génio que criou o Zé Povinho nascia na Rua da Fé, em Lisboa. Agora nascem casas T2 de luxo que piscam o olho a nacionais e estrangeiros.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.