Volta Nacional: “Novo negócio do Algarve é demolir casas de luxo para construir de novo”

Público
“Há cinco propostas para o novo visual das esplanadas da Baixa de Lisboa”
Dos oito designers convidados pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, pela Câmara Municipal de Lisboa e pelo Museu do Design e da Moda (Mude) para definir “um novo modelo para as esplanadas” da Baixa Pombalina e “para o mobiliário urbano nelas utilizado”, houve cinco que responderam ao repto. O vencedor, cuja proposta deverá ser concretizada no terreno de forma gradual, vai ser revelado esta semana.“Requalificar o espaço público” e “criar condições para a sua partilha harmoniosa entre comerciantes, turistas, transeuntes e moradores locais” eram os objetivos desta iniciativa.
“Novo negócio do Algarve é demolir casas de luxo para construir de novo”
Da construção civil à hotelaria, passando pelo sector dos serviços, os empresários do Algarve queixam-se de não haver mão-de-obra que chegue. A compra e venda de moradias de luxo, cujo preço pode chegar aos 13 milhões de euros, virou a página da crise no chamado “triângulo dourado do turismo”: Quinta do Lago, Vale do Lobo e Vilamoura. Depois de um longo período de mais de meia dúzia de anos em queda, as gruas voltaram a erguer-se. Na área da construção civil — particularmente no segmento médio/alto —, o mercado voltou a dar sinais de recuperação. Desde o último trimestre do ano passado e primeiro trimestre de 2016 foram vendidas, no Vale do Lobo, 70 moradias — a maior parte das aquisições com o objetivo de deitar abaixo e construir de novo.

Jornal de Notícias
“Fosse sempre assim e o verão era perfeito”
Era um “mar de gente”. Não havia onde estender a toalha na praia. Não havia onde estacionar o carro nas ruas. Não havia cadeiras ou mesas vazias nas esplanadas. E tudo isso levou Ernesto, funcionário da concessionária da praia Francenorte, em Gaia, a afirmar, satisfeito: “estes dias valem por um verão inteiro”. A temperatura, que ultrapassou a barreira dos 30 graus anteontem, não deixou grandes alternativas para quem estava ansioso por um longo dia de praia.

Diário de Notícias
“A380. O superjumbo da Airbus é um megaflop de vendas”
Companhias aéreas trocam as encomendas do maior avião do mundo por modelos mais económicos. Fabricante europeia vendeu menos mil aviões do que esperava. Agora vai cortar a produção para menos de metade.

Jornal i
“Barcos. 50 mil navegadores atracaram nas marinas portuguesas”
Franceses, portugueses e britânicos são os principais clientes das marinas em Portugal. Algarve e Açores são as regiões que atraem mais visitantes, ao registarem cerca de metade da movimentação total do mercado nacional.
Expresso
“Os novos (e velhos) esquemas para burlar e roubar turistas”
Ementas em restaurantes com preços falsos ou camaratas de hostels varridas por insuspeitos viajantes. Estas são só algumas queixas dos estrangeiros que visitam Portugal.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.