Negócios
“Turistas denunciam abordagem mais rigorosa no controlo de fronteira. PSP nega”
Com a mudança na lei da Imigração, que não permite que se chegue a Portugal como turista e pedir um título de residência, são diversos os relatos de pessoas que sentiram um controlo mais rigoroso na entrada em Portugal nos aeroportos.
Nascer do Sol
“Ana Jacinto, AHRESP: «O setor não vive sem os trabalhadores imigrantes»”
“O setor não vive sem os trabalhadores imigrantes, não vale a pena escamotear! Temos um défice de trabalhadores nacionais, por várias razões, constrangimentos demográficos e a pandemia também veio piorar toda esta situação. Temos dois fenómenos de que pouca gente fala, mas que afetaram o mercado de trabalho, a chamada demissão silenciosa”.
“Luís Ferreira Lopes: «Restauração e turismo precisam de imigrantes»”
“A falta de mão-de-obra na hotelaria, bem como noutros setores económicos, em plena época alta de turismo, é um paradoxo tipicamente lusitano: é visível e sentido por empresas e clientes (neste caso, da restauração) mas há pouca coragem para falar do tema porque parece ser politicamente incorreto abordar o tema da imigração”.
“Ana Jacinto: «Há negócios que estão parados porque não têm trabalhadores»”
“Já dissemos ao Governo que é preciso também envolver as associações porque precisamos de identificar as necessidades do setor atempadamente. Não é agora que se vai preparar a época alta.Temos neste momento várias empresas que não estão a trabalhar aos almoços ou jantares porque não têm brigadas suficientes.”
“Miguel Fontes: «A restauração é muito penalizada por naturalizar horários que afastam as pessoas, como o trabalho por turnos»”
“Não há empresa que consiga ser competitiva, não há setor que consiga ser competitivo neste domínio se não perceber que tem de valorizar os seus trabalhadores, desde logo na remuneração, diminuindo essa penosidade, organizando novas formas dos tempos de trabalho”.
“Ana Jacinto: «Fazemos um esforço (para aumentar salários) mas a carga fiscal é enorme»”
“Estamos a ter muitas empresas com dificuldades em pagar porque o que fizemos foi empurrar com a barriga, não foi dar crédito às empresas. Não podemos generalizar e dizer que o setor está extraordinário”.
“Hotel Areias do Seixo aposta na sustentabilidade dos quartos até à mesa”
Charmosos, hippies e ecológicos. É assim que Gonçalo Alves descreve os imóveis do projeto Areias do Seixo, do qual é proprietário e fundador, juntamente com Marta Fonseca. De olhos postos no futuro, este hotel na região Oeste combina a sustentabilidade e o luxo, seguindo uma tendência no setor hoteleiro e nas preferências e preocupações dos hóspedes, no momento da escolha de um alojamento.
O Jornal Económico
“Ex-Groundforce pede a fornecedores para pagar a 60 dias”
A empresa de handling portuguesa SPdH (ex-Groundforce e atual Menzies Portugal) escreveu a vários dos seus fornecedores para fazer pagamentos a 30, 60 ou 90 dias, um procedimento que a empresa diz ser “o retomar da normalidade” face ao período de insolvência. No entanto, uma fonte da ex-Groundforce revelou que “não há histórico na empresa de pagamento a 60 dias, quanto mais 90”.
“Air France-KLM com prejuízo de 314 milhões até junho”
O grupo Air France-KLM perdeu 314 milhões de euros no primeiro semestre, contra um lucro de 260 milhões de euros no mesmo período de 2023, devido ao aumento do combustível e outros custos, e à realização dos Jogos Olímpicos em Paris.
Expresso
“O «novo luxo» que Portugal está a atrair”
Foi numa aldeia do Alentejo que Christian Louboutin, reconhecido em todo o mundo pelas suas criações de sapatos, optou por abrir hotéis de luxo, começando pelo Vermelho Melides, a que se seguirá o Vermelho Lagoa. Ambos resultaram da reabilitação de edifícios degradados, tendo cada um pouco mais de 10 quartos onde os preços por noite podem ultrapassar os 1000 euros. Este é um exemplo da nova vaga de projetos de luxo que se multiplicam por Portugal.
Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.