Volta Nacional: “Ordem dos Arquitetos contra volumetria de novo hotel no Funchal”

Jornal i

“Faro, Ponta Delgada e Porto com maior crescimento em 2015”

O aeroporto do Porto, de Ponta Delgada e de Faro foram os que mais cresceram no ranking do número de passageiros em 2015 elaborado pelo Conselho Internacional de Aeroportos para a Europa (ACI, na sigla inglesa). Em dezembro, estes três aeroportos registaram uma subida de dois dígitos devido, em grande parte, à oferta das companhias low-cost.

“Passenger 6A. Trocar a Torre Eiffel pelas catacumbas de Paris”

É mesmo assim. Esqueça o Big Ben, o Cristo Redentor ou o Times Square. Este novo site de viagens vai além do óbvio e deixa dicas e conselhos de quem já experimentou as cidades.

“Rui Moreira acusa TAP de acabar com voo da noite Lisboa/Porto”
A guerra aberta entre a Câmara do Porto e a TAP promete continuar, depois de o presidente da autarquia, Rui Moreira, ter denunciado a suspensão de rotas para diversas capitais europeias a partir de finais de março. Ontem, a Câmara do Porto acusou de novo a TAP de ter decidido “discretamente” descontinuar o voo noturno entre Lisboa e Porto, que servia de ligação para os passageiros que vinham de voos de médio curso a partir da Europa.

Correio da Manhã

“Gestor nega contacto para gerir companhia”
Diogo de Lacerda Machado, ex-gestor da Geocapital e da brasileira Varig Engenharia e Manutenção (VEM), garante não ter sido abordado pelo Govrerno para integrar a gestão da TAP. E contraria as conclusões da Parpública sobre os prejuízos resultantes da compra da empresa de manutenção do Brasil. “Sou totalmente alheio às notícias sobre eventuais recomposições no conselho de administração da TAP e não tive conversa alguma com quem quer que fosse sobre esse assunto”.

Jornal de Notícias
“TAP desmente fim dos voos noturnos Lisboa-Porto”
A Câmara do Porto e o seu presidente denunciaram o fim próximo das ligações noturnas realizadas pela TAP entre Lisboa e Porto. No entanto, fonte da companhia disse ao JN que “o horário de verão da TAP entre o Porto e Lisboa integra também o voo da capital que parta as 22.45”.

“Estância de esqui com prejuízo de 500 mil euros”
É a pior temporada de inverno na estância de esqui da serra da Estrela de há décadas. As pistas de esqui ainda não entraram ao serviço devido à falta de neve suficiente para as cobrir e à ausência de condições atmosféricas favoráveis para a produção de neve artificial por via dos canhões mecânicos.

Negócios
“Governo não trava suspensão de rotas da TAP no Porto”
O Executivo não vai interferir na decisão da TAP de suspender ligações do Porto a cidades europeias, apesar dos pedidos da autarquia.

Público
“Ministro vai ao Parlamento explicar acordo da TAP”
Depois de PS e PSD terem apresentado requerimentos para ouvir o ministro do Planeamento e das Infra-estruturas na Assembleia da República por causa da reversão da venda da TAP, o Governo fez saber que Pedro Marques irá prestar os esclarecimentos solicitados. O primeiro requerimento partiu do PS, mas nesta terça-feira foi a vez de os sociais-democratas exigirem o agendamento de um debate sobre o tema.Fonte do executivo afirmou que o ministro Pedro Marques “está totalmente disponível” para ir ao Parlamento, o que poderá acontecer ainda nesta quarta-feira, num debate de urgência. A mesma fonte acrescentou que o Governo “está muito interessado em esclarecer as dúvidas, pois este é um bom acordo para a TAP e para o país”.

“Ordem dos Arquitectos contra volumetria de novo hotel no Funchal”

A Delegação da Madeira da Ordem dos Arquitectos (OA) está a promover uma petição pública para levar ao parlamento regional o projecto de construção de um hotel no Funchal, argumentando que a volumetria prevista coloca em causa a “qualidade e o equilíbrio” da cidade. Em causa, de acordo com o responsável pela OA no arquipélago, está o “impacto negativo” que o novo Hotel Savoy terá na capital madeirense, que tem no turismo a principal actividade económica. Não queremos, sublinhou Rui Campos Matos ao PÚBLICO, inviabilizar o projecto, o que pedimos é que a volumetria e o índice de construção sejam adaptados àquela zona da cidade. Os promotores discordam desta visão, e afirmam que tudo está a ser feito de acordo com a lei. “Nós compramos um projecto licenciado, que está de acordo com os condicionamentos impostos pelo Plano de Pormenor definidos para aquela zona”, disse ao PÚBLICO Pedro Calado, administrador do Grupo AFA que, em Dezembro passado, adquiriu por 115 milhões de euros ao empresário Joe Berardo e aos herdeiros de Horácio Roque, a Siet Savoy, empresa que detinha aquele projecto e as unidades hoteleiras Royal Savoy e Savoy Gardens, também no Funchal.
Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.