Volta Nacional: “PAN quer subir IVA da hotelaria para 13% para financiar cultura”

Jornal de Negócios

“PAN quer subir IVA da hotelaria para 13% para financiar cultura”

André Silva defende que deve ser a hotelaria, que mais ganha com o património do país, a financiar o setor da cultura. Para isso, propõe uma subida do IVA que é pago nas dormidas em hotéis. (…) “Nós propomos o aumento da taxa de IVA de 6% para 13% nas dormidas do setor hoteleiro e esse adicional resultará em 235 milhões de euros. No fundo é colocar o setor hoteleiro, o turismo, a financiar a área da qual vive, o património. E não vemos que, com isto, haja dificuldades acrescidas para o setor.”

“PAN quer quotas para cruzeiros”

Dado o impacto ambiental dos cruzeiros em Lisboa, André Silva defende a definição de quotas de entrada nos cruzeiros em Lisboa, em moldes que devem ser estudados e que dependam da capacidade de carga turística do país. Embora admita que, no futuro, esses limites também venham a ser necessários na aviação, o líder do PAN defende, para já, a penalização do uso da aviação doméstica.

“Fosun vai injetar quase 500 milhões na Thomas Cook”

A Fosun vai injetar 450 milhões de libras britânicas – o equivalente a 498,4 milhões de euros – na operadora turística Thomas Cook, contribuindo com uma larga fatia para um resgate de quase mil milhões de euros. O objetivo é retirar a empresa da atual situação de endividamento. Com esta operação, os chineses da Fosun deverão ficar com pelo menos 75% das ações da Thomas Cook e 25% da companhia aérea do grupo. Os bancos e obrigacionistas vão contribuir com a restante quantia, convertendo a dívida em ações.

Público

“A ANA tenta comprar salinas para minimizar impacto do novo aeroporto nas aves”

O ministro do Ambiente considera que é absolutamente normal” a proposta da ANA – Aeroportos de Portugal de “tomar conta” de salinas degradadas para compensar a avifauna que pode vir a ser prejudicada pela construção do novo aeroporto no Montijo. Matos Fernandes salientou, aliás, que essa possibilidade “consta do estudo do impacte ambiental”.

“Já podemos passar por Beja num mapa online a 360 graus”

Podemos entrar no castelo e na sé, passar pelo jardim público, deambular pelas igrejas, pelo Teatro Pax Julia ou mesmo pela câmara municipal. É o novo mapa interativo Beja 360 graus, que a autarquia acaba de lançar online e que permite visitar, em modo interativo a 360 graus, o interior de alguns dos principais monumentos, edifícios e espaços da cidade.

“ACP quer capacetes nas trotinetes e bicicletas elétricas”

Automóvel Club de Portugal aconselha o capacete, apesar de este não ser obrigatório. A Bicycle Mayor de Lisboa argumenta que ele não protege de sinistros “realmente graves, como os que envolvem carros”.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.