Volta Nacional: “Pandemia já tirou ao turismo 12 mil milhões”

Público

“Projeto para o quarteirão Portugália será como uma «pequena cidade»”
Perdeu o prédio de 60 metros (que passou a ter 49), ganhou um hotel e apartamentos turísticos. Depois de um longo e intenso debate público sobre a proposta para a requalificação do quarteirão da Portugália, os proprietários dos terrenos conseguiram ver aprovado pela Câmara de Lisboa um pedido de informação prévia que define o que se poderá construir naqueles terrenos com cerca de 6700 metros quadrados.

“TAP tem ainda 435 a 500 trabalhadores a mais”
Para cumprir as metas definidas no plano entregue em Bruxelas, a TAP precisa que se registem mais saídas da empresa. Após a segunda ronda de medidas de adesão voluntária, entre 11 e 16 de abril, a TAP diz ter contado com a adesão de 122 trabalhadores.

Diário de Notícias

“TAP chama pessoas para rescisões”
A TAP adiantou ontem que “decorre neste momento uma fase de realização de reuniões individuais com os trabalhadores identificados de acordo com os critérios já divulgados, junto dos quais se irá dar início a uma nova e última vaga de rescisões por mútuo acordo, reformas e pré-reformas”, revela numa nota interna aos trabalhadores.

Negócios

“Arrendamento sobe ao ritmo de saídas do alojamento local”
No ano em que mais de quatro mil alojamentos locais deixaram de estar oficialmente registados, foram celebrados mais de sete mil novos contratos de arrendamento para habitação. Este não deverá, contudo, ser um fenómeno duradouro. No final de 2020, estavam registados no Turismo de Portugal 95.001 alojamentos locais ativos, mais 2% do que em 2019. Entre cancelamentos e cessações, 4.265 alojamentos locais deixaram de estar registados em 2020.

“«Milhares» de registos de alojamento local «não estão ativos»”
O universo de alojamentos locais registados no Turismo de Portugal já reflete a crise trazida pela pandemia, mas está longe de ser fiel à realidade do setor. Isto porque os números oficiais omitem uma fatia significativa de alojamentos que deixaram de estar ativos, mas cujos proprietários não cessaram os registos. Lisboa e Porto, onde o número total de registos baixou ou estagnou, são os maiores exemplos desta tendência.

“AL: Parlamento discute alívio fiscal para proprietários”
O alojamento local vai estar em foco na Assembleia da República. Esta quinta-feira, o Parlamento vai votar três projetos de lei que visam o setor, dois dos quais propõem um alívio fiscal aos proprietários.

“Pandemia já tirou ao turismo 12 mil milhões”
Um ano depois da chegada do vírus que obrigou ao cancelamento de viagens e ao encerramento temporário de estabelecimentos de alojamento e restauração, o turismo português já perdeu mais de 12 mil milhões de euros. As receitas turísticas estão agora nos níveis mais baixos dos últimos 15 anos. Os dados mensais das receitas turísticas, divulgados pelo Banco de Portugal, e relativos a fevereiro de 2021, permitem fazer um balanço dos primeiros 12 meses da pandemia. Ao todo, entre março de 2020 e fevereiro deste ano, os turistas estrangeiros gastaram em Portugal 6.380 milhões de euros, uma queda de 65% em relação ao período homólogo e o valor mais baixo desde 2005.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.