Volta Nacional: “Perdemos quase um milhão de turistas até agosto”

Jornal de Notícias

“Perdemos quase um milhão de turistas até agosto”

Portugal perdeu, até agosto, cerca de 934 mil dormidas de turistas estrangeiros na hotelaria, das quais mais de meio milhão na Região do Algarve, segundo o INE. Na Madeira, perderam-se 19% de hóspedes. Entre as regiões que mantêm os números nacionais menos negros, o Norte é responsável por 61% do aumento de hóspedes na hotelaria, seguindo-se a Área Metropolitana de Lisboa, com 30% do crescimento, e o Alentejo com 15%. É graças a estas regiões que a quebra em dormidas de não residentes na hotelaria nacional é de apenas 2,2%, o que equivale a menos 625 mil dormidas.

“12 mil jovens vão poder viajar um mês pela Europa gratuitamente”

A Comissão Europeia vai lançar, a 29 de novembro, mais um concurso para que 12 mil jovens de 18 anos possam viajar gratuitamente pela Europa, ao abrigo da iniciativa DiscoverEU. Até 11 de dezembro, podem candidatar-se a um bilhete grátis que permite viajar de comboio durante 30 dias e visitar até quatro destinos.

“Parceria cria rotas turísticas das uvas sem grainha e do azeite e vinho”

As Rotas das Uvas sem Grainha e do Azeite e Vinho Alentejanos são duas novas propostas turísticas no concelho de Ferreira do Alentejo, que arrancaram esta semana, graças a uma parceria entre cinco entidades. A Câmara, as herdades Vale da Rosa e do Pinheiro, a Sovena e a CP juntaram-se para criar estas rotas turísticas, com o objetivo de promover a região. A Rota das Uvas está disponível até 15 de novembro e a do Azeite e Vinho prolonga-se até 28 de fevereiro de 2019.

Jornal i 

“Taxa de ocupação hoteleira desceu em agosto para 87%”

A taxa de ocupação hoteleira desceu 1,3 pontos percentuais em agosto deste ano face ao período homólogo, fixando-se nos 87%. Os dados foram avançados pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP). O Algarve (93%), Costa Azul (92%) e Grande Porto (90%) foram os destinos turísticos que registaram as taxas de ocupação mais elevadas.

“Aeroporto de Lisboa. TAP e ANA abrem guerra por causa das taxas”

A guerra de versões por causa das taxas do aeroporto de Lisboa mantém-se. A TAP continua a afirmar que são as mais caras que a companhia aérea paga “no mundo inteiro”, mas a ANA – Aeroportos de Portugal não tem baixado a guarda e garante que não é bem assim.

Jornal de Negócios

“Receitas dos aeroportos vão atenuar custo das PPP”

O contrato de concessão com a ANA passou, no início deste ano, a ser qualificado como contrato de parceria. As receitas que a gestora aeroportuária tem de partilhar com o Estado a partir de 2023 vão ajudar a reduzir os encargos com as parcerias público-privadas (PPP).

Correio da Manhã

“Guarda aposta no Turismo Ibérico”

A Câmara da Guarda já abriu as inscrições para a Feira Ibérica de Turismo, que decorre entre 2 e 5 de maio do próximo ano. Podem ser feitas até 29 de março.

“Idanha-a-Nova. Projeto apoia turismo religioso”

O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, revelou ontem que vai lançar o projeto “Papa São Dâmaso”. A iniciativa tem como principal objetivo “desenvolver ainda mais” o turismo religioso do concelho.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Internacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.