Volta Nacional: “Pilotos aceitam perder um dia de folga nas negociações com a TAP”

Volta Nacional: “Pilotos aceitam perder um dia de folga nas negociações com a TAP”

Diário de Notícias
“Pilotos aceitam perder um dia de folga nas negociações com a TAP”
A pressão exercida pelos pilotos da TAP surtiu efeito e o braço-de-ferro com a companhia aérea, que levou a uma greve de zelo antes da Páscoa e ao cancelamento de dezenas de voos nas últimas semanas, pode estar agora mais perto de ser resolvido. Na sequência da assembleia de empresa dos pilotos da companhia aérea, que teve lugar ontem à tarde em Lisboa, para fazer o ponto da situação das negociações entre o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil e a TAP, fonte oficial do sindicato avançou ao “DN”/”Dinheiro Vivo” que “a direção [do SPAC] foi mandatada para concluir as negociações” com a empresa. Contactada, a TAP optou por não se pronunciar sobre as conclusões da mesma reunião.

“«Quem quer comer um bom bacalhau em Washington vem ao Tavira»”
Quando em 1999 decidiu abrir o seu próprio restaurante, Duarte Rebolo quis chamar-lhe Fado. “São só quatro letras, é fácil de dizer”, lembra o madeirense, sentado no tal restaurante que acabou por se chamar Tavira. Já existia um Fado em Washington DC, propriedade de um irlandês apaixonado pela canção tradicional portuguesa, por isso Duarte decidiu fazer a vontade à mulher, Linda. “A minha mulher adora Tavira e vamos sempre lá quando vamos de férias a Portugal. Ela perguntou porque não chamar-lhe Tavira e eu não discuto com mulheres”, garante com uma gargalhada.

Público
“Vela faz do Algarve um destino internacional para desportos de inverno. Sem neve”
O velejador John Hagan, 82 anos, é um dos atletas que vai participar numa prova mundial que se realiza em Vilamoura de 24 a 30 junho. Uma das condições para entrar nesta competição — Snipe World Masters — é ter mais de 45 anos. Criado em 2017, o Centro Internacional de Alto Rendimento para a Vela já se encontra com capacidade esgotada para a temporada de 2018/2019. A vela, juntamente com o golfe e o hipismo, colocam o Algarve na rota dos destinos de desportos de Inverno, mesmo sem neve. A marina de Vilamoura está, desde Outubro do ano passado, a ser pólo de atracção de velejadores de todo o mundo, posicionando-se como base na Europa para as olimpíadas. Por este Centro de Alta Competição, através do “Vilamoura Sailing”, já passaram 32 equipas olímpicas de vela para fazer os estágios de preparação para Tóquio. No próximo ano, anunciou o mentor deste projecto, Nuno Reis, os atletas internacionais estarão de volta no outono.

“Sindicato pede intervenção de mediador do Estado no conflito com a Ryanair”
O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) pediu a intervenção formal das autoridades portuguesas para mediar o conflito laboral com a Ryanair, o que já foi efectuado, com a nomeação de uma conciliadora por parte da Direcção-Geral de Emprego e Relações de Trabalho. Por outro lado, a Ryanair vai reunir-se com a presidente do SNPVAC, Luciana Passo, e com um delegado sindical português da transportadora aérea low-cost. O encontro, segundo as informações recolhidas pelo “Público”, está marcado a pedido da Ryanair e realiza-se na próxima segunda-feira, um dia antes da reunião organizada pelo SNPVAC que irá congregar 15 sindicatos congéneres de oito países europeus, e que podem avançar com um pré-aviso de greve alargado geograficamente

Jornal i
“«Lisboa vai acabar uma cidade igual a todas as outras»”
Nos próximos dois meses, a Rua Augusta, no coração da Baixa lisboeta, vai perder duas das suas lojas de referência: a Casa Frazão, de tecidos, e a Camisaria Pitta. Lojistas mais antigos admitem preocupação com o futuro, numa altura em que várias vozes começam a pedir mais proteção. Nos últimos tempos terão encerrado 120 lojas com algum interesse histórico. Segundo um levantamento da União de Associações do Comércio, as lojas de souvenirs baratos aumentaram 6,5 vezes. Hotéis e alojamento local multiplicam-se.

“Crise. Os aviões até levantam voo, os passageiros é que não”
O mundo da aviação vive dias complicados e os passageiros afetados contam-se às centenas. A TAP enfrenta cada vez mais cancelamentos e a Ryanair também. Mas há ainda problemas com atrasos, overbooking, guerra de preços, pessoal e taxas e taxinhas quando o assunto é a bagagem.

“Madeira endurece críticas e diz que «as pessoas não podem ser tratadas como lixo»”
Além dos problemas em torno do subsídio social de mobilidade, o preço dos bilhetes e os cancelamentos regulares têm gerado polémica. Para Albuquerque, “pedir mais de 600 euros para fazer 900 km é demais”. O vento forte na Madeira levou ontem ao desvio e cancelamento de vários voos da easyJet que regressaram a Gatwick e Bristol, e aviões que nem chegaram a descolar. No entanto, o clima está longe de ser o único problema de quem quer fazer ligações entre o Continente e os arquipélagos e há quem fale em questões que parecem ser de “terceiro mundo”. É o caso de Miguel Albuquerque, chefe do executivo madeirense.Tanto o cancelamento recorrente de voos como os problemas que têm surgido ao longos dos últimos meses por causa do subsídio social de mobilidade têm validado as mais duras críticas.

Jornal de Notícias
“Comboios. Greve a 10 e 11 de maio”
Os trabalhadores da Infraestruturas de Portugal vão estar em greve parcial, a 10 de maio, em greve total, a 11 de maio, convocada pela Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações devido à falta de “negociação com a Administração”. Esta paralisação irá afetar o normal funcionameno das viagens de comboio.

“Metrobus na A1 liga centro aos Carvalhos”
A Câmara de Gaia quer ligar as rotundas dos Carvalhos e de Santo Ovídio por um metrobus que circulará numa faixa exclusiva na A1. A ideia foi ontem avançada pelo presidente da autarquia Eduardo Vítor Rodrigues, na apresentação das contas municipais de 2017 que considerou serem “as melhores de sempre” pois, “com mais investimento e menos impostos”, “cumprem pela primeira vez os limites de endividamento”.

“Cafés do Porto em associação europeia”
O Majestic e o Guarani, no Porto, são os dois mais recentes membros nacionais da Associação Europeia dos Cafés Históricos, tendo aderido esta semana. A associação quer criar um roteiro que junte os cerca de 140 espaços existentes no continente. Hoje em Coimbra começa um encontro para discutir a importância dos cafés históricos como património artístico e cultural, juntando representantes de espaços portugueses, espanhóis e gregos.

“Ameaça de paragem no metro do Porto”
A empresa Metro do Porto poderá interromper, na próxima semana, a circulação nas linhas do Aeroporto, Gondomar e Matosinhos, devido à redução drástica do número de veículos disponíveis, em consequência de uma greve parcial na Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário, que poderá agravar-se até ao final do mês.

O Jornal Económico
“Tuk Madeira City Tours na rota de soluções mais ecológicas”
A substituição dos atuais tuk-tuk a gasolina por elétricos é um dos grandes objetivos da Tuk Madeira City Tours, num plano que prevê soluções mais ecológicas para a frota da empresa neste segmento. “Os tuk-tuk foi um projeto que se desenvolveu a partir de fevereiro de 2017 numa ideia que foi começando a ter forma em 2016 fruto do gosto pelo turismo e como um complemento a uma ema empresa que já tinha disponível aluguer de scooters e carros”, clarifica Francisco Menezes, proprietário da empresa Tuk Madeira City Tours.

“TAP encomendou à Airbus 71 aviões com valor de mercado de 10 mil milhões”
A TAP já encomendou à Airbus 71 aviões novos desde que foi concluído o processo de privatização da transportadora aérea, em novembro de 2015. No dia a seguir ao fecho do novo contrato de privatização da TAP, em que o Estado manteve a maioria do capital, mas em que os acionistas privados liderados por David Neeleman e Humberto Pedrosa asseguraram o controlo da gestão da empresa, a Atlantic Gateway tornou pública a encomenda firme de 53 aviões à Airbus: 15 A320neo, 12 A321neo, 12 A321LR (Long Range, ou longo curso) e 14 A330-900neo.

Vida Económica
“Esporão participa no Grand Tour da «Wine Spectator»”
O Esporão vai participar, pela primeira vez, no Grand Tour da revista ‘Wine Spectator’, que decorre, a 20 e 24 de abril e a 5 de maio, em três cidades dos EUA – Washington, Nova Iorque e Las Vegas. O painel da prova da ‘Wine Spectator’ atribuiu 90 pontos ao Esporão Reserva Tinto 2014 e destacou a sua concentração de amoras, anis, ameixa e moca.

“Mytaxi chega ao Porto”
A Mytaxi, empresa de serviços digitais de reserva de táxis que surge como uma resposta do mercado a plataformas como a Uber, chegou à Área Metropolitana do Porto. A MyTaxi arranca a operação no número que se prevê ir aumentando ao longo dos meses. “Não podemos deixar de salientar a abertura que encontrámos por parte de todo o setor a norte, o que demonstra que estamos de acordo que a presença da Mytaxi será uma mais-valia não só para a empresa mas principalmente para a mobilidade da cidade”, indica o diretor-geral da Mytaxi em Portugal, Pedro Pinto.

“Adega WineMarket com edição no Porto”
O Adega WineMarket Porto chega a 5 de maio, ao Porto Palácio Hotel, com mais de 50 produtores nacionais e meia dezena de chef’s para proporcionar uma nova experiência de vinhos e gastronomia destinada a consumidores naacionais e estrangeiros. Uma das novidades desta edição é o espaço da prova Adegga Rising Stars, que destaca enólogos e projetos em ascenção.

“Lisboa reforça posição de ‘hub‘ internacional”
Em Portugal, os 10 aeroportos geridos pela VINCI Airports registaram um total de 10,4 milhões de passageiros, ou seja, um aumento de 12%. Este crescimento reflete o bom desempenho das cinco principais companhias aéreas que operam em Portugal, todas com crescimento de dois dígitos.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.