Volta Nacional: “Pilotos usam folgas em atraso como pressão sobre a TAP”

Público
“Pilotos usam folgas em atraso como pressão sobre a TAP”
Devido à falta de pilotos, houve passageiros da TAP obrigados a fazer uma escala antes de chegar ao destino, isto quando planeavam um voo directo, houve quem tivesse de esperar pelo próximo voo para chegar ao seu destino, com atraso, e a empresa teve ainda de recorrer ao fretamento de aeronaves para resolver falta de ligações no longo curso.

“Ryanair ameaça ter menos aviões em Portugal”
A Ryanair ameaça reduzir o número de aviões nas bases que tem em Portugal se a greve dos tripulantes de cabine no período da Páscoa avançar, num memorando enviado aos trabalhadores, a que a agência Lusa teve acesso. Se estas greves desnecessárias avançarem, vão perder salário, prejudicar o bom nome dos tripulantes de cabine da Ryanair junto dos nossos clientes e teremos que rever o número de aeronaves actualmente baseadas em Portugal”, lê-se no documento assinado por Eddie Wilson, responsável pelos recursos humanos da companhia aérea.

Jornal de Notícias
“Cabify tem dúvidas sobre utilização e objetivos da ‘contribuição’ para o Estado”
A Cabify aceita a contribuição que as plataformas eletrónicas terão de pagar ao Estado por cada viagem realizada. Mas a empresa espanhola tem dúvidas sobre a forma como este montante será utilizado e os objetivos desta medida, que está incluída na lei que regulamenta as plataformas eletrónicas de transportes, a chamada “Lei da Uber“.

“TAP garante direito a indemnizações”
A transportadora aérea nacional TAP garantiu ontem que vai indemnizar os passageiros afetados por atrasos ou cancelamento de voos, depois da Deco referir estar a receber vários pedidos de informação.

“Setor critica propostas do Governo”
A Confederação do Turismo Português condenou as propostas do Governo para limitar a duração do contratos precários, sublinhando que “podem comprometer” o crescimento do emprego no setor.

“Ryanair. Tripulantes alertam PR e Governo”
Os tripulantes da Ryanair divulgaram uma carta aberta dirigida ao Presidente da República e ao Governo, alertando que a empresa não quer aplicar as leis nacionais aos trabalhadores e que insiste em aplicar regras irlandesas a tripulações com base em Portugal.

“SEF. Sindicato vai reunir-se com o MAI”
O Sindicato dos Funcionários do SEF vai reunir-se, na próxima terça-feira, com o ministro da Administração Interna. Para o encontro, o SINSEF levará as reivindicações que motivaram a greve de três dias (que termina hoje) como a Revisão da Lei Orgânica ou o Estatuto de Pessoal.

Jornal i
Tuk tuks. A regulação que tarda em chegar”
Não se sabe quantos tuk tuks circulam pelas ruas do país. A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes está a trabalhar num relatório de diagnóstico sobre o tema e vai propor alterações legislativas ao governo.

Jornal de Negócios
“Cabify prevê manter tarifas apesar da Lei Uber”
A Cabify Portugal espera manter as tarifas cobradas aos clientes apesar do impacto que a nova lei que regula o transporte de passageiros em viaturas descaracterizadas, a chamada Lei Uber, venha a ter em termos de custos para a empresa.

Diário de Notícias
“Pilotos da TAP cortam horas extra e deixam passageiros em terra”
Os pilotos da TAP, para pressionarem a administração a negociar um novo acordo de empresa, decidiram não realizar horas extraordinárias e não trabalhar em dias de folga e de férias, passando a cumprir religiosamente os horários e tempos de descanso. Resultado: a companhia aérea liderada por Antonoaldo Neves não está a conseguir cumprir as rotas programadas. Desde sábado já foram cancelados, pelo menos, 50 voos, só no aeroporto de Lisboa. E milhares de passageiros ficaram em terra.

Correio da Manhã
“Turismo dá trabalho à população mais velha”
Os setores do turismo e do imobiliário estão a reabsorver parte da população inativa da faixa etária entre os 45 e os 64 anos, contribuindo também, deste modo, para fazer baixar a taxa de desemprego que, em 2017, ficou nos 8,9%. Dentro de dois anos, o Banco de Portugal antecipa 5,6%. Segundo as projeções para a economia nacional entre 2018 e 2020, ontem divulgadas pelo BdP, a taxa de desemprego vai baixar e o emprego vai continuar a subir. A estimativa, contudo, é para que o ritmo de crescimento do número de pessoas com trabalho seja mais lento do que em 2017, ano em que se assistiu a uma diminuição dos desempregados de muito longa duração – mais de 45 anos (inclusive) inscritos no centro de emprego há 25 ou mais meses.

“Privatização da SATA. Reunião urgente”
O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil pediu uma “reunião urgente” com o presidente do Governo dos Açores para abordar a privatização parcial da SATA.

“Melhores salários. Protesto da EMEF”
Trabalhadores da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário protestaram ontem em frente à sede da CP, pedindo aumento salariais.

Vida Económica
“Imobiliário turístico e hoteleiro na mira de investidores espanhóis”
O mercado imobiliário português está na mira de duas das maiores empresas imobiliárias cotadas de Espaha (os REIT, localmente chamados de SOCIMI), soube-se durante a primeira edição da Iberian REIT Conference, realizada há dias em Madrid pelas mãos da plataforma ibérica Iberian Property e da associação europeia deste setor, a EPRA – European Public Real Estate Associaion.

“ANA quer alternativa para o Aeroporto de Lisboa”
A ANA – Aeroportos alertou o Governo que o aeroporto de Lisboa atingiu os limites de capacidade, no ano passado. A alternativa passará pelo aeroporto do Montijo. Lisboa tem capacidade para 22 milhões de passageiros, anualmente, mas, no exercício anterior, chegou perto dos 27 milhões.

“Vinho Quinta Vale D. Maria foi o mais premiado”
O vinho Quinta Vale D. Maria Douro Tinto 2015 conquistou o terceiro lugar na última edição da Essência do Vinho, que decorreu recentemente no Porto. Esta distinção permite à Quinta Vale D. Maria consolidar a sua posição de produtor nacional com mais presenças no TOP 10 Vinhos Portgueses da Essência do Vinho.

“Sogrape Vinhos declara Vintage 2016”
A Sogrape declarou Vintage 2016 para as marcas Ferreira, Sandeman e Offley. Luís Sottomayor, o enólogo que assina as três novidades que estão para chegar, realça a “robutez e estrutura” dos vinhos da colheita de 2016 e antecipa um perfil de Vintage “com níveis de complexidade, cor e estrutura absolutamente excecionais, com taninos presentes, perfeitos para evoluírem na garrafa durante muitos anos”.

“Aeroporto de Porto é o segundo melhor da Europa”
O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, foi eleito pelo Conselho Internacional dos Aeroportos como o segundo melhor da Europa para aeroportos com mais de dois milhões de passageiros por ano, de acordo com o estudo Avaliação da Satisfação dos Passageiros – 2017 Airport Service Quality Awards. O aeroporto português obteve distinção “ex aequo” com o aeroporto de Malta e o aeroporto de Mosco Sheremetyevo.

“Wine Summit Cascais’18 regressa em junho”
O MUST – Fermenting Ideias, Wine Summit Cascais’18 regressa ao Centro de Congressos de Estoril de 20 a 22 de junho. A 2ª edição desta cimeira única no mundo vai reunir os maiores especialistas internacionais do setor vitivinícola de diversas áreas – desde investigação, produção, comércio, enoturismo e marketing – num formato que fomenta o debate entre especialistas e potencia a partilha de experiências.

“Município de Oeiras distinguido no FIACULT”
O Município de Oeiras foi distinguido com três grandes prémios no FIACULT – Festival Internacional Audiovisual de Cultura e Turismo, que decorreu em Roma, Itália. Inscritos estiveram um total de 95 vídeos, de 17 países: Alemanha, Argentina, Azerbaijão, Brasil, Colômbia, Canadá, Croácia, Chile, EUA, Espanha, Índia, Itália, México, Portugal, Suécia, Tailândia, Vietname e 12 estados brasileiros.

“Rui Moreira pretene arrecadar seis milhões de euros com taxa turística”
O presidente da Câmara Municipal do Porto admitiu que a taxa municipal turística, que entrou em vigor a 1 de março, permitirá ao município arrecadar seis milhões de euros este ano. Recorde-se que a taxa é de dois euros por pessoa e por dormida.

“Marcolino Sebo conquista ouro no «Mundus Vini»”
A Marcolino Sebo Wines and Oils obteve três medalhas de ouro no “Mundus Vini”, edição de 2018, realizado na Alemanha e um dos prestigiados certames do setor em todo o mundo. A distinção recaiu sobre o Colheita Seleciona 2015, o Aragonez 2015 e o Touriga Nacional 2015.

O Jornal Económico
“2017 foi o melhor ano de sempre para a atividade turística”
O ano de 2017 foi o melhor de sempre para a atividade turística no Centro de Portugal. Os resultados preliminares, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, dão conta de um crescimento consolidado da região em todos os indicadores analisados, dormidas, hóspedes e proveitos da atividade.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.