Volta Nacional: “Portela cresce entre os grandes aeroportos”

Jornal de Negócios
“Portela cresce entre os grandes aeroportos”
O aeroporto de Lisboa cresceu 15,2% em número de passageiros no primeiro mês deste ano, comparativamente com o mesmo período de 2017, ocupando um lugar no “top 3” entre as maiores infra-estruturas europeias que maior acréscimo registaram. De acordo com os dados divulgados pela Airports Council International (ACI) Europe, entidade que representa cerca de 500 aeroportos em 45 países europeus, à frente da capital portuguesa ficaram apenas dois aeroportos em Istambul, com subidas de 30,3% e 24,3%.

“Regras para a Uber com contributo de todos”
Em vésperas da votação na especialidade das iniciativas do Governo, Bloco de Esquerda e PSD para regulamentar a actividade de transporte em veículos descaracterizados a partir de plataforma electrónica (TVDE), agendada para esta quarta-feira, 14 de março, são já claras muitas das regras que a Uber, a Cabify ou a Taxify vão ter de seguir no futuro.

“AdC preocupada com equilíbrio entre táxi e Uber”
A Autoridade da Concorrência entende que para minimizar distorções à concorrência entre diferentes operadores de transporte se deve “privilegiar a flexibilização do contexto regulamentar aplicável aos serviços de táxi tradicionais” (por exemplo, quanto a contingentes e preços convencionados) e não replicar “a intensa regulação” que lhes é aplicada à atividade do transporte em veículos descaraterizados de plataforma eletrónica (TVDE).

Jornal de Notícias
“Quase 800 comboios parados pela greve”
A greve de ontem dos trabalhadores da Infraestruturas de Portugal teve um impacto mais vísivel na circulação de comboio, que ficou reduzida aos serviços mínimos de 25% decretados pelo tribunal arbitral, concentrados nas horas de ponta. Ao todo, entre a meia-noite e as 18 horas, foram suprimidos 792 comboios.

“Cidade mais alta quer ser Capital da Cultura em 2027”
A Câmara da Guarda assumiu ontem que a cidade é candidata a Capital Europeia da Cultura de 2027 e apresentou oficialmente a equipa que vai elaborar o respetivo caderno científico. Para o efeito, o município convidou sete personalidades, na maioria académicos da Guarda, Covilhã, Coimbra e Salamanca, lideradas pelo antigo secretário de estado da Cultura José Amaral Lopes que irá coordenar o grupo de trabalho.

Correio da Manhã

“Torre de Belém reabre hoje”
A Torre de Belém, em Lisboa, reabre hoje ao público. O monumento estava encerrado desde 28 de fevereiro por razões de segurança, devido ao mau tempo.

Público
“Mais de metade das linhas de comboio está em mau estado”
Quase 60% das linhas de caminhos-de-ferro portuguesas são classificadas pela Infra-Estruturas de Portugal como “medíocres” ou “más” no que diz respeito ao seu índice de desempenho, de acordo com o Relatório do Estado da Infra-Estrutura de 2016 daquela empresa. Os troços piores são o Ovar-Gaia (35 quilómetros), na linha do Norte, o Tua-Pocinho (32 quilómetros), na linha do Douro, e a via estreita de Espinho a Oliveira de Azeméis e de Aveiro a Sernada do Vouga (68 quilómetros).

“Era para ser uma semana, já lá vão dois meses: elétrico 28 tarda em voltar à rota normal”
Famoso pelo seu trajecto, o eléctrico 28 está há quase dois meses desviado da sua rota e ainda não se sabe quando regressará ao trajecto habitual entre o Martim Moniz e os Prazeres. A culpa foi de um abatimento do piso na Travessa de São Tomé, no final da Rua das Escolas Gerais, que obrigou a Carris a encontrar alternativas para uma situação que só deveria levar uma semana para ser solucionada. Mas afinal ainda não há fim à vista.
Diário de Notícias

“Lisboa é a cidade do país mais pesquisada na net”
Portugal está cada vez mais na mira dos investidores e dos turistas de todo o mundo. A quinta edição do Portugal City Brand Ranking 2018, que hoje será revelado e a que o DN/Dinheiro Vivo teve acesso, conclui que a procura digital por temas relacionados com os municípios portugueses “não para de aumentar” e subiu quase 40% face ao ano anterior. São mais de 70 milhões de pesquisas realizadas nos motores de busca, com especial destaque para os tópicos relacionados com o turismo. Alojamento, restaurantes e atividades de lazer são as mais procuradas, mas nas referências com maior crescimento nas buscas destaca-se o surf, tópico que praticamente duplicou face ao ano anterior. Setor terciário, gastronomia, praia ou características da população são outras das questões que mais interesse e curiosidade suscitam.

“Viajar por cinco continentes sem sair de Lisboa”
O Jardim Botânico da Ajuda tem uma árvore única na Europa, um dragoeiro com 400 anos e mais de 1600 plantas. A celebrar 250 anos, junta uma série de atividades a uma das melhores vistas da cidade.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.