Volta Nacional: “Porto e Funchal avaliam aplicação de taxa turística”

Negócios

“Hainan quer aproximar TAP e Aigle Azur”
A companhia aérea francesa Aigle Azur é detida a 48% pela chinesa Hainan, que está no capital da TAP através do consórcio Atlantic Gateway. Os acionistas gostavam que houvesse mais proximidade entre as duas empresas. A Aigle Azur está a reforçar a presença em POrtugal, com a abertura de uma rota no Porto e planos para mais voos. Mas a companhia tem uma ligação ainda maior ao mercado nacional: 48% do seu capital é detido pelos chineses da Hainan Airlines (HNA) que estarão também presentes no capital da TAP.

“Pestana reforça presença nos EUA com novo hotel”
O grupo Pestana vai ter um novo hotel nos EUA. Depois de Miami e Nova Iorque, a cadeia vai estender a sua presença a Newark.

“Festa da Flor na Madeira com 92% de ocupação hoteleira”
A ocupação hoteleira prevista na Festa da Flor, que decorre entre 7 e 17 de abril, é de 92%, sensivelmente igual à do ano passado.
Jornal de Notícias

“A única empresa que é subsidiada é a TAP”
Rui Moreira reafirmou ontem que a Câmara do Porto nunca deu qualquer apoio financeiro a companhias aéreas como a Ryanair, ao contrário do que insinuou, em entrevista ao JN, o presidente-executivo da TAP, Fernando Pinto. “A única empresa que é subsidiada, que eu saiba, é a TAP”, reagiu o autarca portuense, no dia em que conquistou o apoui do município do Funchal na “guerra séria” contra a companhia aérea portuguesa.

“Porto e Funchal avaliam aplicação de taxa turística”
Os presidentes das câmaras do Porto e do Funchal admitiram, ontem, estar a analisar a hipótese de aaplicarem, à semelhança de Lisboa, uma taxa turística. Rui Moreira e Paulo Cafôfo garantiram que ainda não foi tomada uma decisão mas não fecharam a porta a procurar essa fonte de receita, caso se comprove ser rentável. “Não é um tabu, mas consideramos que é uma análise que precisa de ser feita, nomeadamente ao nível da maturidade do mercado e dos recursos que teriam que ser usados na aplicação de uma taxa turística”.

“Nem tribunal trava guerra no aeroporto”
A Low Cost Parking, uma das empresas privadas de estacionamento que funciona nos arredores do aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, queixa-se que a ANA está a ignorar a providencia cautelar interposta no Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto, que a impedia de cobrar taxas no acesso às zonas de tomada e largada de passageiros. A empresa argumenta que com aquelas taxas tem prejuízos diários avultados, uma vez que tem várias carrinhas que fazem muitas viagens para levar e trazer passageiros que deixam os carros nos respetivos parques de estacionamento.
Vida Económica

“White Airways com resultados positivos de quatro milhões de euros”
A companhia de aviação White Airways teve em 2015 um volume de negócios superior a 42 milhões de euros e irá apresentar a Assembleia Geral marcada para maior resultados positivos que deverão ultrapassar os quatro milhões. A White Airways realizou 61% das suas receitas fora do mercado europeu e 38% no mercado intracomunitário.
Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.