Volta Nacional: “Porto suspende mais seis meses novos alojamentos locais”

Expresso

“TAP paga mais de 50% pelos aviões que candidatas à privatização”

A TAP paga um prémio superior a 50% pelo leasing anual dos seus aviões face à media do montante pago pelos três principais grupos de aviação europeus (grupo IAG, Lufthansa e Air France-KLM). Em 2022, o custo com o leasing dos aviões da TAP, nomeadamente com a frota Airbus, foi de 7,64 milhões de euros por avião, mais 2,2 milhões do que em 2019. No ano passado, globalmente, a companhia gastou em leasing 603,6 milhões de euros.

“Corrida aos registos de AL”

O aumento dos pedidos no Registo Nacional de Alojamento Local começou a surgir a 3 de março, dias depois do anúncio do programa Mais Habitação. Só em março somam-se 2.287 novos registos, o dobro do que seria normal este mês, face a 2022 e a 2019. Os pedidos são sobretudo em zonas de praia, com o Algarve a representar quase metade.

 

Jornal de Notícias

“Porto suspende mais seis meses novos alojamentos locais”

Está em vigor há meio ano e a Câmara do Porto quer estender o prazo por mais seis meses. O Município considera que as deliberações que conduziram, em outubro passado, à suspensão de novas autorizações de alojamento local no Porto “mantém-se inalteradas” e quer estender a medida, no limite, até ao próximo mês de outubro. Atualmente, há 9.952 AL na cidade.

“Sá Carneiro com três ligações por semana a Viena”

Austrian Airlines faz voos a partir de 1 de abril com arranque da ligação entre Porto e Viena três vezes por semana. Às terças, quintas e sábados, há voos diretos a Viena, às 13h25, 12h30 e 15h30, respetivamente. A nível nacional, a partir de domingo, haverá um aumento de número de voos domésticos, sendo que as ligações entre Porto e Faro chegarão às três vezes por dia.

 

Nascer do Sol

“Páscoa: turismo com reservas a nível de 2019”

O turismo em Portugal tem recuperado mais cedo do que o preciso. Com a Páscoa, a procura cresceu e as reservas estão praticamente ao nível de 2019, se não melhores. De norte a sul do país, as entidades turísticas estão otimistas. Por exemplo, Lisboa espera boas taxas de ocupação, com destaque para o mercado espanhol.

“Portugueses vão viajar mais”

Nesta Páscoa, os portugueses já estão a viajar para fora mais do que em 2019. O aumento das viagens poderá estar relacionado com as poupanças dos portugueses acumuladas durante a pandemia ou com outros fatores, mas a verdade é que os portugueses estão a viajar e o operador turístico mostra-se satisfeito.

 

O Jornal Económico

“Venda da TAP com rebuçado de 686 milhões de euros para o comprador”

Duas tranches de dinheiro público, relativos ao aumento de capital de dezembro, entram este ano e em 2024. Se interessados na TAP usarem o múltiplo de EBITDA da oferta de 2019, a companhia pode valer entre 2,1 e 3 mil milhões de euros.

 

Vida Económica

“Setor do turismo precisa de 50 mil profissionais”

Portugal tem uma enorme escassez de recursos humanos no setor do turismo. O país precisa entre 45 e 50 mil profissionais, sendo determinante captar e qualificar talento. Para António Marto, presidente do Fórum Turismo e fundador da Bolsa de Empregabilidade, a formação tem de ser um investimento constante.

“Viagens para Portugal estão a ficar cada vez mais caras”

Os preços do transporte aéreo entre as cidades europeias e Portugal está a aumentar, o que pode prejudicar o setor do turismo. Esta é a conclusão de uma análise efetuada pela Redação da Vida Económica, com base nos preços das passagens aéreas, incluindo as companhias “low cost”. Voar de Londres para Lisboa chega a custar mais do dobro do que voar na mesma data para Berlim, Londres ou Milão.

“Privatização da TAP ganha força com os resultados positivos”

A TAP apresentu um resultado líquido positivo de 65,6 milhões de euros em 2022, o que “configura um crescimento da receita acima do esperado”, informou o ministro das Infraestruturas em comunicado. O processo de privatização da companhia está em curso e entre os potenciais compradores surgem o grupo IAG, a Lufthansa e a Air France-KLM.

 

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.