Volta Nacional: “Porto: TAP perde 70% dos passageiros face a 2019”

Jornal de Notícias

“Retirar base da Portela pode ser solução rápida”
Com o aeroporto de Lisboa totalmente esgotado, e um cenário de retoma no turismo em andamento, é preciso “encontrar soluções a curto prazo”. Segundo José Lopes, diretor para Portugal da easyJet – e face ao impasse do novo aeroporto, que será, nas palavras do Governo, construído antes de 2035 – é preciso acabar com “as restrições de bases militares nos aeroportos”. “Temos de começar a pôr mais capacidade na Portela, por exemplo, porque isso vai trazer-nos ganhos significativos a curto prazo”, afirmou.

“Azeite quer seguir caminho do vinho na captação de turistas”
Ao contrário do enoturismo, já muito em voga, a atração de turistas através de experiências com azeite ainda dá os primeiros passos em Portugal. O oleoturismo começa, no entanto, a ser visto como forma de acrescentar valor aos olivais e lagares, e alguns produtores já começaram a desenvolver programas com esse objetivo.

Vida Económica

“AHRESP: «Linhas de apoio devem ter acesso simplificado, ágil e universal»”
As candidaturas à nova Linha de Apoio à Recuperação Económica – Retomar – abriram a 30 de setembro. Embora se dirija a todas as empresas, estas têm de cumprir um total de 11 condições para acederem às garantias. Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, considera que os critérios de elegibilidade limitam, em muito, o alcance daquela medida.

O Jornal Económico

“Porto: TAP perde 70% dos passageiros face a 2019”
Um agosto mau, um setembro ainda pior. Se no melhor mês do verão, agosto, a TAP já estava a perder face aos seus mais diretos concorrentes, a situação agravou-se em setembro. Em Lisboa, a companhia aérea – que em 2020 e 2021 já recebeu perto de dois mil milhões de euros em ajudas do Estado – não está a transportar nem metade dos passageiros que fazia em setembro de 2019. No Porto é ainda pior: a TAP está a perder 70,1% dos passageiros face a setembro de 2019, estando prestes a ser ultrapassada, no terceiro lugar, por mais uma low-cost, a holandesa transavia.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.