Volta Nacional: “Portugal assegura novo sistema de controlo aéreo”

Volta Nacional: “Portugal assegura novo sistema de controlo aéreo”

Público
“Portugal assegura novo sistema de controlo aéreo”
Depois de vários compassos de espera, a NAV vai formalizar esta quarta-feira a adesão à Aliança COOPANS (que reúne os prestadores de serviços de navegação aérea da Áustria, Croácia, Dinamarca, Irlanda e Suécia), dando assim o pontapé de saída para a implementação de um novo sistema de controlo aéreo.

“Linha amarela vai mesmo deixar de ir até ao Rato”
A linha amarela do Metro de Lisboa vai mesmo passar a ligar apenas Odivelas a Telheiras. A alteração ocorrerá quando estiver concluída a expansão entre o Rato e o Cais do Sodré, que transformará a actual linha verde numa linha circular (ao incluir o percurso que atualmente integra a linha amarela entre o Campo Grande e o Rato numa rota circular pelo centro da cidade). Assim, milhares de passageiros que hoje apanham o metro no concelho de Odivelas e na parte alta de Lisboa vão ser obrigados a mudar de linha no Campo Grande para chegar a estações como o Rato, o Marquês de Pombal ou o Saldanha, no centro da capital, que transitam para a futura linha verde circular.

“Câmaras do Algarve aprovam criação de taxa turística e hoteleiros estão contra”
As câmaras algarvias aprovaram a aplicação de uma taxa turística sem previsão de data para entrar em vigor. Os hoteleiros reagiram de imediato: “Falta de sensibilidade a toda a prova”, criticou a Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA). A decisão, divulgou a Comunidade Intermunicipal do Algarve — Amal, foi tomada por “unanimidade” dos 16 municípios mas, afinal, há uma câmara que está contra. A presidente de Silves, Rosa Palma, CDU, rejeita esta medida por se tratar de um “imposto encapotado”.

“Pestana Eco Village antecipa entrega de unidades no verão”
O empreendimento Pestana Tróia Eco-Resort & Residences concluiu a venda de cerca de 70% da quinta e última fase do projeto. Recorde-se que a última fase, designada Pestana Eco-Village, foi lançada em março do ano passado, resultante de um investimento de oito milhões de euros.

Diário de Notícias
“O futuro está no turismo, no mandarim e no espanhol”
Tens mais de 18 anos e queres apostar em cursos com futuro? Então anota no teu tablet, smartphone ou portátil as seguintes áreas: “Turismo, cursos técnicos e tecnológicos de média duração e novas línguas como o mandarim e o espanhol.” Estas são algumas das tendências do mercado que já se notam no presente, referidas ao DN pela diretora da feira de ofertas educativas Futurália, cuja 11.ª edição arranca hoje na FIL, em Lisboa. Modelos de vida como Madjer, o campeão do mundo de Futebol de Praia (ver entrevista), o músico de hip hop NBC ou o jovem Matheus Dantas – que aos 19 anos organizou o 1.º congresso online sobre a arte de velejar – vão dar o seu testemunho na Dream Conference, que se realiza na sexta-feira.

“Retorno no alojamento local é mais rápido no Alentejo”
Mais de metade dos proprietários de alojamento local das regiões Norte e Centro têm nesta atividade a sua principal fonte de rendimento e a maioria pretende manter-se neste ramo. Até porque acreditam que demorem vários anos a recuperar o investimento realizado. No Norte, esta expectativa de retorno ultrapassa os 6 anos e, no Centro, ultrapassa os 9 anos. No Alentejo há mais otimismo sobre o tempo que os empresários estimam que vão necessitar para recuperar o investimento, mas também aqui o AL apenas é a atividade principal de 22% dos que estão neste negócio.

Jornal de Negócios
“Metros vão passar a cada quatro minutos na futura linha circular”
A futura linha circular do metro de Lisboa, que ligará as actuais estações do Rato e do Cais do Sodré e contará com duas novas paragens na Estrela e em Santos, terá tempos de espera inferiores a quatro minutos.

Jornal de Notícias
“A Brasileira reabre com hotel de cinco estrelas”
Para os portugueses mais saudosos, e até para os das novas gerações, aqui está mais um motivo para a visita à Baixa: o café A Brasileira, na Rua Sá da Bandeira, abre a partir do dia 23, inteiramente reabilitado respeitando a traça original, num complexo que também contará com restaurante e hotel de cinco estrelas.

“Gaia. Dois novos locais no mercado”
Há dois novos espaços gastronómicos no mercado Beira-Rio, localizado na zoa ribeirinha de Gaia. A marisqueira Mais Mar está no interior do edifício, e a Arcádia, no exterior, voltada para a marginal.

“Porto recebe prémio europeu”
Ricardo Valente, vereador da Economia, Turismo e Comércio do Porto, recebeu em França, o galardão da fDi – Intelligence e Magazine, uma publicação do “Financial Times”, que atribuiu a Invicta a 8ª posição, na categoria Estratégica IDE, para as ‘Cidades e Regiões Europeias do Futuro 18/19’ (de média dimensão)”.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.