Volta Nacional: “Portugal com recorde de referências lá fora”

Jornal de Negócios
“Portugal com recorde de referências lá fora”
Portugal ultrapassou, nos primeiros seis meses deste ano, o número de referências na imprensa estrangeira ao longo de 2016 no setor do turismo. Entre janeiro e junho, o destino Portugal alcançou 16.300 referências em publicações internacionais. No ano anterior, o balanço tinha sido de 16 mil. Por isso mesmo, 2017 será um ano de recordes na notoriedade do turismo nacional.

“Metro do Porto diminui prejuízos”
O Metro do Porto registou um prejuízo de 136,7 milhões de euros, segundo mostra o relatório e contas aprovado em assembleia-geral de accionista divulgado esta segunda-feira, 24 de julho. O que representa uma redução das perdas de 29,6% face ao prejuízo de 193,4 milhões de euros verificado em 2015.

Jornal de Notícias
“Gaia. Fogo e degradação na Capela do Além”
É notório o estado de abandono e de degradação da Capela do Sr. do Além, na escarpa de Gaia, a meio caminho entre as pontes de Luís I e do Infante. O incêndio de ontem à tarde acentuou esta realidade. A cobertura tem uma cratera – parte das telhas e das traves estão destruídas – e foram precisamente as traves de madeira, caídas no solo, que originaram o fogo, controlado após a intervenção dos Sapadores de Gaia. Estava previsto hotel para o local, mas foi-lhe retirada prioridade.

“Aveiro. Bodyboard europeu em S. Jacinto”
A praia de São Jacinto, em Aveiro, será palco do Eurobodybord pro, uma iniciativa promovida pela Câmara no âmbito da gestão do Centro de Alto Rendimento de Surf da localidade.

“10.º Milhões de Festa supera expetativas e soma 12 mil”
Este festival, o Milhões de Festa, não é como os outros – e na hora de apresentar contas é tudo limpo, fácil, às claras: “Foram perto de 12 mil nos quatro dias”, diz ao JN Joaquim Durães, criador e diretor artístico do festival rock de Barcelos.

Diário de Notícias
“Ir à praia ou ao museu com a junta nas férias… e de graça”
Há cada vez mais zonas do país em que as autarquias locais estão a substituir os tradicionais ateliês de tempos livres nas férias dos jovens. Todos os anos, Cristina Franco perde a conta aos contatos que tem de fazer para que o filho possa ter umas férias diferentes. É mãe de um jovem, de 15 anos, com autismo moderado, razão pela qual vê as inscrições em muitos programas de férias rejeitadas. Este ano, soube que a União das Freguesias de Santa Iria da Azoia, São João da Talha e Bobadela têm um programa de Férias Desportivas e decidiu inscrever o filho.

“Programa aposta em valorizar o país mais rural”
A valorização das aldeias viradas para o mar e das localidades com histórias e tradições, é o principal objetivo das 7 Maravilhas de Portugal. O turismo surge depois, como consequência dessa promoção, entende Carlos Teles, presidente da Câmara Municipal da Calheta – município que integra Fajã dos Cubres, uma das aldeias finalistas na categoria de Aldeias de Mar.

“Rota pelo Porto Liberal que fez a Cidade Invicta”
“Este é apenas um dos muitos percursos possíveis”, avança Manuela Rebelo, enquanto nos dirigimos ao Museu Militar do Porto, ponto de partida para esta descoberta da Rota Porto Liberal, uma iniciativa da Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Lapa da qual é membro, que desafia turistas e locais a descobrir os lugares da cidade que guardam a memória dos tempos desde a Revolução de 1820 até à vitória liberal na Guerra Civil de 1832-34.

“Voos Portugal/China quase esgotados”
Os primeiros quatro voos diretos entre a China e Portugal estão “praticamente cheios”, avança a companhia aérea chinesa Capital Airlines, na véspera da inauguração.

“Festival da Eurovisão. Meo Arena na linha da frente”
A RTP deve anunciar hoje o local onde se irá realizar o Festival da Eurovisão 2018, no último dia que tem, sabe o CM, para reservar o MEO Arena, Lisboa, que tem outras solicitações para essa data.

Público
“Primeira automotora elétrica da linha de Sintra vai ser destruída”
Estacionada no Entroncamento, a velhinha UTE 2001 faz parte de uma longa lista de automotoras e carruagens que começaram a ser desmanteladas na semana passada por uma empresa de sucata na sequência de um concurso público lançado pela CP. Mas na Internet circula uma petição para salvar aquela composição que inaugurou em 1956 a electrificação da linha de Sintra.

Jornal i
“Mercados de Lisboa. Obras de requalificação trouxeram nova vida a estes espaços”
A pouco e pouco, os mercados em Lisboa têm vindo a ganhar nova vida e querem recuperar o seu lugar na rotina dos clientes – sobretudo dos mais jovens. Se há alguns anos eram locais privilegiados para as compras dos lisboetas, com o passar dos tempos foram perdendo brilho, relevância e terreno para as grandes superfícies. Mas os hábitos dos consumidores estão a mudar e estes espaços também, através de intervenções de modernização.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.