Volta Nacional: “Portugal vai ter mais 8000 quartos até 2018”

Volta Nacional: “Portugal vai ter mais 8000 quartos até 2018”

Economia
“Portugal vai ter mais 8000 quartos até 2018”
Há 83 novos hotéis que vão abrir este ano e no próximo, e já se prevê outra remessa em 2019. Grupos hoteleiros como Turim ou My Story Hotels estão em franca expansão, em Lisboa e não só. O novo hotel de cinco estrelas vai abrir já no final do mês, ocupa um quarteirão inteiro no histórico bairro do Cais do Sodré, mas permanece um dos segredos mais bem guardados em Lisboa. Propriedade de uma família portuguesa, o Hotel Corpo Santo envolveu investimentos de 20 milhões de euros, tem 79 quartos e suítes distribuídos por cinco pisos, e a sua obra, onde se reabilitaram três edifícios inteiros, foi condicionada por inúmeros achados arqueológicos — incluindo 32 metros de muralha fernandina — que vão ficar expostos numa área própria do hotel.

“«Brexit» não afastou britânicos do Algarve em 2016”
Quase metade das casas vendidas no Algarve em 2016, no chamado “triângulo dourado” (Quinta do Lago, Vilamoura e Vale do Lobo), teve como compradores cidadãos do Reino Unido. O efeito do Brexit, votado pela maioria dos britânicos em junho do ano passado e que dita a saída daquela nação da União Europeia, acabou por não se refletir negativamente nos negócios imobiliários dos ingleses em território luso e, em especial, no Algarve — com particular incidência no segmento da habitação de luxo. Em média, o valor das aquisições de habitação por britânicos rondou os 2,1 milhões de euros, em 2016.

“A grande aposta da TAP na América do Norte”
A expressão “meter a carne toda no assador”, muito usada em churrascadas de domingo à tarde ou na gíria futebolística quando uma equipa precisa de marcar golos, tem agora uma nova utilização e num mercado onde o fogo não faz qualquer sentido – a aviação civil. A TAP, em acelerada expansão no mercado norte-americano, apostou em algumas mudanças e em publicidade. Como? De duas formas: primeiro, o nome TAP Portugal dará origem a TAP Air Portugal, numa tentativa de incrementar o reconhecimento imediato da companhia nos mercados internacionais; e, segundo, desde 1 de agosto que circulam na cidade de Nova Iorque 400 táxis com publicidade à transportadora aérea.

“Olha a bolinha de Berlim digital!”
Há uma app portuguesa para pedir bolas de Berlim na praia, sem ter de esperar que passe o vendedor. Com mais de nove mil downloads no primeiro mês, a Bolinhas quer alargar os serviços de entrega a toda a restauração. Diogo Faria não é um vendedor tradicional.

“Uber ou a teoria de tudo: as apps na era da «uberização»”
Um Uber para as entregas, outro para os serviços locais, um para a restauração e ainda para os cuidados de saúde. A fórmula de crescimento da tecnológica lançou na economia a “uberização” dos produtos e serviços como uma promessa inovadora para diferentes áreas de negócio. “Os investidores olham para o sucesso da Uber como um modelo de Ubers para tudo”, sublinhou em 2016 Farhad Manjoo, jornalista do “The New York Times”, especialista em tecnologia.

“Fundação Eugénio de Almeida compra Tapada do Chaves”
A Fundação Eugénio de Almeida. detentora da Adega Cartuxa, em Évora, comprou a empresa dos vinhos Tapada do Chaves, produzidos em Portalegre.

“Produção de vinhos em Portugal deve subir 10%”
A produção de vinho em Portugal deve aumentar cerca de 10% em média em 2017/2018 face à anterior campanha para um volume total de 6,6 milhões de hectolitros, segundo prevê o Instituto da Vinha e do Vinho.

Jornal de Notícias
“Vitela de comer à colher estrela em S. Lázaro”
O Festival Gastronómico “Ao Gosto do Porto” está, mais uma vez, a transformar o jardim de S. Lázaro, no Porto, num restaurante a céu aberto, nesta que é a 5.ª edição do evento. Da alheira de Mirandela ao choco de Setúbal, há opções para todos os gostos. E este ano há uma grande novidade: a vitela de “comer à colher”, do restaurante “A Cozinha do Cruzeiro”, de Baião.

“Porto. Sunday Session no Parque da Cidade”
Os fins de tarde ao domingos, Porto Sunday Sessions, continuam, desta feita no Parque da Cidade e a partir das 16 horas. Esta é a sexta edição e realiza-se até 17 de setembro.

“Corrida de camas foi «uma autêntica galhofa»”
É o Carnaval de verão de Ovar, dizem os vareiros, e põe camas antigas andar sobre rodas. Os participantes vestem-se a rigor, de pijama, e até decoram as camas, porque a mais original também é premiada. A Corrida de Camas de Válega aconteceu no sábado, e foi pela primeira vez à noite e em agosto – as outras edições aconteciam em julho e durante a tarde – a pensar nos emigrantes.

“Braga. Escola privada de hotelaria em 2018”
A primeira Escola Vatel em Portugal, dedicada à gestão, hotelaria e turismo, vai abrir no Hotel João Paulo II, em Braga, no primeiro trimestre de 2018.

“Mais estrangeiros nos 20 anos do Sudoeste”
Pela edição dos 20 anos do festival Meo Sudoeste, que terminou anteontem, na Zambujeira do Mar, com Afrojack, passaram cerca de 200 mil festivaleiros nos cinco dias de concertos.

Jornal i
“Madeira. Mau tempo afeta aeroporto construído em zona suscetível ao vento”
Já esteve na lista dos aeroportos mais perigosos do mundo. Entretanto foi alvo de duas ampliações e, de uma pista com 1600 metros de extensão, passou para os atuais 2781 metros, ainda que parte seja já sobre o mar e assente em pilares. Os pilotos têm agora mais terreno para as aterragens e descolagens mas nem por isso esse trabalho facilitado. À semelhança do que tem acontecido nos últimos dias, é comum que as rajadas de vento na zona da ilha onde se situa o aeroporto sejam tão fortes que obriguem ao cancelamento e adiamento de dezenas de voos.

Correio da Manhã
“TAP avisa para voos à Madeira”
A TAP alertou, ontem, que a operação no aeroporto da Madeira está a ser afetada pelos ventos fortes. Apelou aos passageiros para que não se desloquem aos aeroportos sem consultarem a informação dos respetivos voos.

“Lourinhã. Dinossauros nas ruas”
Um total de 18 modelo de dinossauros em tamanho real vão estar em exposição, a partir de hoje e até meados de setembro, nas ruas da Lourinhã. Doze novos dinossauros juntam-se aos seis colocados na vila em março, no âmbito da iniciativa “Dinossauros Saem à Rua”.

Jornal de Negócios
“Hoteleiros franceses buscam aliados em Portugal”
Montse Moliné foi hoteleira durante 15 anos. Não nega que um dia volte a sê-lo mas tem outra missão em mãos: expandir as marcas da Société Européenne d’Hôtellerie (SEH) em Espanha, Andorra e Portugal.

“Alojamento local atrai 12% dos hóspedes”

O alojamento local representou 2,6 milhões de hóspedes e 6,3 milhões de dormidas em 2016. Os números são do Instituto Nacional de Estatística no balanço divulgado esta sexta-feira, 4 de agosto.

“Metro de Lisboa arranca este ano com obras no Areeiro”
O Metropolitano de Lisboa arranca “ainda este ano” com obras na estação do Areeiro, depois de os trabalhos estarem quatro anos parados, para que seja retomada a remodelação do átrio norte.

“Porto de Sines lança concurso de 88 milhões”
A ministra do Mar, Ana Paulo Vitorino, autorizou a APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve a lançar o processo de concurso da empreitada de execução da terceira fase de ampliação do molhe leste do porto de Sines, com o valor base de 88 milhões de euros.

Expresso
“Espanha. Mais sintomas de turismofobia”
All tourists are bastards” (“Todos os turistas são uns filhos da puta”). “Refugees welcome, tourists go home” (“Bem-vindos, refugiados; turistas, voltem para casa”). “Stop guiris” (“Chega de estrangeiros”)… Barcelona, Palma de Maiorca, Granada… Grafitos deste calibre proliferam, nos últimos tempos, nas paredes das principais cidades turísticas espanholas, que começam a sentir os efeitos perversos da massificação desta atividade.

“Dormidas em Portugal disparam”
As dormidas em Portugal dispararam 11,6% para 59,4 milhões, gerando um aumento de receitas ainda maior, de 18,1%, em hotéis ou alojamentos locais – constataram as estatísticas do Instituto Nacional de Estatística, que saíram a 4 de agosto, onde se analisaram à lupa aquele que foi um ano de ouro para o turismo português.

Sol
“Algarve. Trabalhadores a menos para turistas a mais”
À falta de pessoal para trabalhar nos restaurantes e hotéis algarvios vale tudo: horas extraordinárias, turnos duplos, funcionários a dormir em parques de campismo e até carrinhos que todos os dias levam e trazem trabalhadores do Alentejo.

“Museu do Design adia reabertura”
Uma atraso nas obras de remodelação do Museu do Design e Moda, que prevêem a introdução de uma loja, de um restaurante na cobertura, de uma zona de reservas e centro de documentação, obrigou a adiar a reabertura daquele espaço, prevista para setembro.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.