Volta Nacional: “Portugueses reservaram mais cedo as férias e estão a diversificar destinos”

Volta Nacional: “Portugueses reservaram mais cedo as férias e estão a diversificar destinos”

Expresso
“A matemática detrás da venda da TAP”
Parte do racional que está na base do parecer favorável que o Governo encomendou à sociedade de advogados britânica Freshfields, relativo à constituição do consórcio Atlantic Gateway na compra de 61% da TAP, é uma questão matemática, uma regra de três simples. A Comissão Europeia, que tem a última palavra sobre a concretização deste negócio, deverá também analisar estas contas. Vamos a números. Humberto Pedrosa detém 50,1% do consórcio e David Neeleman 49,9%. Os investidores não-europeus não podem ser maioritários nas companhias europeias e o facto de o empresário português deter a maioria das acções pode servir para “sossegar” eventuais dúvidas comunitárias. Porém, de acordo com os estatutos da sociedade, noticiados pelo “Público” há uma semana, as acções detidas pelos sócio são de diferentes tipologias.
Público
“Portugueses reservaram mais cedo as férias e estão a diversificar destinos”
Algarve continua a ser a localização preferida mas, este ano, o número de pessoas a querer visitar a região Norte e os Açores cresceu. Lá fora, Europa, Cabo Verde e Caraíbas dominam escolhas. “Nota-se uma evolução positiva face ao ano anterior, nomeadamente na venda de férias para os meses de Verão. Junho esteve em linha com os resultados de 2014, mas as reservas para os meses seguintes registam crescimentos significativos – alguns meses com previsões a chegar praticamente aos dois dígitos de crescimento”, diz Margarida Blattmann, directora de marketing e comunicação da Springwater Tourism.
i
“Portugueses desistem dos hotéis e procuram casas”
Arrendar casas particulares para passar férias voltou a ser um fenómeno importante este ano. O número de reservas dos portugueses subiu este ano 39,5% comparativamente com o período homólogo, revelam os dados da HomeAway, empresa que actua neste segmento. Aliás, de acordo com as contas da mesma, o portal tem registado um crescimento de 30% nestes últimos três meses.
Correio da Manhã
“Milhares na festa dos tabuleiros”
Visitantes ficaram surpreendidos com equilíbrio das mulheres, apesar do vento.
“Carros de turismo animam multidão”
Mais de 220 mil pessoas marcaram presença no circuito citadino de Vila Real.
Jornal de Notícias
“Praias esperam melhores dias”
Bastou uma fotografia da capela do Senhor da Pedra aparecer nos sites turísticos e Miramar, praia de Arcozelo, Gaia, tornou-se em local a visitar. José Bernardo, concessionário, confirma que o número de turistas tem aumentado, mas não sabe se o negócio tradicional (barracas e bar) será melhor. Quase a cumprir-se um mês do inicio da época balnear no Norte o balanço é feito num tom de expectativa que vai oscilando, mas têm algo em comum: tudo vai depender do tempo.
Económico
“Portugal prevê recorde de mais de 17 milhões de turistas”
Este ano o sector turístico está a consolidar a tendência de crescimento de pessoas que escolhem Portugal para fazer turismo. A convicção é do ministro da Economia, Pires de Lima, que durante a apresentação do documento “Turismo 2020 – Cinco princípios para uma ambição” – que revoga o anterior Plano Nacional Estratégico para o Turismo – revelou que, em 2015, o sector “vai bater mais um recorde ao ultrapassar os 17 milhões de turistas”. Face ao ritmo de crescimento que já se verificou nos primeiros quatro meses do ano, com mais 7,5% nas dormidas e de 12% na receita por quarto disponível, o governante referiu que “o turismo tem um papel determinante para que a balança comercial seja positiva” e que “Portugal está a valorizar a sua oferta turística”.
Negócios
“Portagens no Algarve crescem todos os meses”
A recuperação dos níveis de tráfego está a sentir-se em todas as auto-estradas nacionais. Desde Janeiro que a Via do Infante regista aumentos sucessivos das receitas de portagem.
Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.