Volta Nacional: “Precisamos que a TAP olhe para as agências de viagens como um parceiro”

Público

“Opinião: «TAp: o buraco negro»”
Por Susana Peralta, professora de Economia na NOVA SBE. “Esta estratégia de ir ajudando a TAP só-mais-esta-vez, utilizando pretextos vários, sempre à espera de que daqui a três ou quatro anos ela volte aos lucros, porque vai ser reestruturada e desta-vez-é-que-é-mesmo-um-plano-infalível, tem um nome. Chama-se falácia de custo afundado, ou falácia do concorde. Consiste em pensar “já gastámos isto tudo, não vamos desistir agora”.

“Estudo propõe linha de alta velocidade que põe Madrid a 4H15 de Lisboa”
É uma das propostas mais rigorosas do Plano Ferroviário Nacional e parte da sociedade civil através da Associação Vale d’Ouro, que resolveu responder ao desafio sobre como ligar por via férrea as capitais de distrito de Trás-os-Montes, juntando um conjunto de especialistas que, durante três meses, desenharam um corredor ferroviário que liga o Porto a Zamora com estações em Paços de Ferreira, Amarante, Vila Real, Macedo de Cavaleiros e Bragança.

“IVAucher arranca com 480 mil consumidores à procura dos descontos”
Fase de utilização do voucher arranca hoje. Para encontrar um restaurante ou uma loja aderente é preciso procurar o selo do IVAucher ou perguntar caso a caso. Estão 4000 empresas inscritas.

“Injeção de capital na TAP em 2022 sobe 190 milhões face a abril”
Este ano, a TAP vai receber 998 milhões de euros do Estado, valor que, em 2022, passa para 990 milhões.

“Recorde de dormidas de portugueses não chega para voltar aos níveis pré-Covid em agosto”
Os alojamentos turísticos tiveram uma forte subida de hóspedes e dormidas em agosto, com mais 35,6% e 47,5%, respetivamente, face ao memso período de 2020.

Negócios

“Apoio À retoma passa a exigir 90 dias sem despedimentos”
As empresas que não tenham comunicado aos trabalhadores a saída do apoio à retoma até esta quinta-feira, dia 30 de setembro, e que a este adiram ou nele se mantenham, ficam proibidas de avançar para despedimentos até 90 dias após o apoio (e não 60). O que conta é a data de notificação aos trabalhadores.

Jornal de Notícias

“ExpoDubai abre hoje e dura seis meses”
Mais de 40 empresas estão a contribuir com produtos nacionais que irão marcar a identidade do país na ExpoDubai, um evento mundial com abertura prevista para hoje, devendo prolonar-se por seis meses.

“Quase 20 mil locais onde pode rebater o IVAucher”
Na hotelaria, o IVAucher pode ser descontado em 27 unidades do grupo Vila Galé, 23 do grupo Minor (NH e Tivoli), 17 do Inatel, 24 do Discovery e 90 do Pestana.

“Europeus precisam de passaporte para entrar no Reino Unido”
Os portugueses de visita ao Reino Unido deixam, a partir de hoje, de poder usar o cartão de cidadão para entrar no país, passando a ter de apresentar passaporte biométrico. A medida já estava prevista no âmbito do acordo de saída da UE e afeta, além dos estados-membros, a Suíça, a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein.

“Ministério Público prepara ação para invalidar hotel”
O Ministério Público prepara-se para impugnar os “atos administrativos de gestão urbanística” que conduziram à aprovação de um hotel em Ribeira de Abade, Valbom, Gondomar. Por sua vez, a promotora Nara – Projetos, COnstrução e Turismo, que “mantém a intenção de construir o projeto”, promete responsabilizar “quem tiver de ser responsabilizado” pelos prejuízos causados.

O Jornal Económico

“Precisamos que a TAP olhe para as agências de viagens como um parceiro”
Em entrevista exclusiva ao Jornal Económico, Maria Madalena Fernandes, presidente da ASGAVT, lança críticas às medidas de apoio às empresas implementadas pelo Governo de António Costa. Em relação ao impacto na atividade do universo das empresas representadas pela associação diz que “foi enorme, as perdas ascenderam a mais de 95% durante muitos meses” e que “neste momento, as quebras de faturação nas agências de viagens rondam os 70%”.

“Agências de viagens: setor registou quebra de vendas acima de 80% em 2020 e 2021”
A ASGAVT, que conta hoje com cerca de 100 associados correspondentes a uma força empregadora de cerca de 700 pessoas, reclama medidas de apoio À tesouraria das empresas e ajudas em áreas como o turismo de negócios, eventos e grupos.

“TAP com recuperação muito abaixo de easyJet e Ryanair”
A gestão da TAP precisa de focar-se ainda mais na operação da companhia, decidir uma estratégia clara de preços e serviço a oferecer e concentrar esforços nas rotas de maior valor, América do Sul, EUA e Canadá. Ao Jornal Económico, António Bernardo, senior partner da consultora Roland Berger, analisou os 100 primeiros dias de gestão da nova administração. Em agosto, a TAP transportou de e para Lisboa 736,7 mil passageiros (quase o dobro de todo o primeiro trimestre), contra os 236 mil da Ryanair e os 183 mil da easyJet. Só que esse número da TAP representa uma quebra de 53% face a agosto de 2019, enquanto os números das duas low cost significam uma redução de 23%.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.