Volta Nacional: “Primeira fase de aeroporto de Santarém orçada em mil milhões”

Diário de Notícias

“Primeira fase de aeroporto de Santarém orçada em mil milhões”
O projeto foi desenhado em segredo durante três anos, por um grupo de investidores privados. Depois de ter sido apresentado ao governo este ano e de ter recebido luz verde do executivo para integrar a lista das cinco hipóteses a entrar na discussão sobre a localização do futuro aeroporto de Lisboa, o Magellan 500 Airport foi finalmente apresentado. A planificação do Magellan 500 é “flexível e escalável” e conta com cinco fases de construção, estando a primeira irçada em mil milhões de euros. Prevê a criação de uma pista e terminal inicial com capacidade para receber até 10 milhões de passageiros por ano. NAs fases 2 e 2B a expansão do terminal permitirá acolher até 32 milhões de passageiros por ano.

“Lançada Rede das Aldeias Vinhateiras para dar visibilidade ao mundo rural”
A Rede das Aldeias Vinhateiras de Portugal, um projeto que visa valorizar o mundo rural e impulsionar o turismo, conta já com cerca de 200 freguesias e vai ser constituída oficialmente amanhã, em Santarém.

Negócios

“Governo alerta para expansão do futuro aeroporto”
O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, apelou esta terça-feira a que, na decisão que for tomada, “pensemos nas gerações futuras, quer a nível ambiental quer nas potencialidades de desenvolvimento económico”. Frisando que “normalmente, as projeções de procura saem furadas” e que no caso da ANA elas foram “largamente ultrapassadas”, o governante salientou que “não precisamos de fazer um aeroporto com quatro pistas amanhã” mas que “era importante não fecharmos as portas a uma expansão”.

Público

“ANA quis acabar com «mitos» em dia de discussão do novo aeroporto”
Com a comissão técnica independente a arrancar para a análise de cinco soluções para expandir o aeroporto de Lisboa, o presidente executivo da ANA fez questão de “acabar com alguns mitos”. O “primeiro mito” que Thierry Ligonnière quis esclarecer foi o de que “a ANA impõe a sua vontade ao Estado”. “Nós propomos, afirmou, mas “é o concedente que decide”. O segundo «mito» é de que a ANA “defende a solução que maximize os lucros”. O terceiro e último «mito», o de que “o custo não interessa, a ANA pagará o novo aeroporto”.

“As cinco ideias-chave sobre o novo aeroporto de Lisboa”
Portugal está prestes a dar o pontapé de saída para a escolha da localização do novo aeroporto de Lisboa. Uma comissão técnica independente vai ganhando forma, os projetos e as ideias vão sendo apresentados para, até ao final de 2023, entregar ao Governo um relatório com o estudo das cinco soluções em cima da mesa.

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