Volta Nacional: “Rent-a-car vale 700 milhões de euros à boleia dos turistas”

Diário de Notícias
Rent-a-car vale 700 milhões de euros à boleia dos turistas”
É um dos setores que mais crescem graças ao aumento do turismo em Portugal: as empresas de aluguer de automóveis, as rent-a-car, registaram receitas de cerca de 700 milhões de euros só no ano passado. O crescimento foi de 45% em comparação com 2016, com os britânicos a serem os principais clientes. Os números, no entanto, não vão ficar por aqui. A ARAC – Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis sem Condutor antecipa mais um ano de ganhos à boleia dos estrangeiros; o setor prevê comprar ainda mais carros neste ano do que em 2017, adianta o secretário-geral da associação, Joaquim Robalo de Almeida, em entrevista ao DN/Dinheiro Vivo

Público
“O ‘verdadeiro alojamento local’ é quando o dono da casa lá vive”
Agora que o Governo e o Parlamento se preparam para legislar em matéria de habitação, a vereadora com este pelouro na Câmara Municipal de Lisboa defende que é preciso mexer simultaneamente em quatro campos: lei das rendas, alojamento local, habitação pública e política fiscal. “Se não tivermos a conjugação destes quatro factores, que têm pesos diferentes, não conseguiremos responder cabalmente àquilo que se nos depara”, avisa Paula Marques. Em entrevista ao Público, a autarca diz, por exemplo, que “é preciso perceber claramente que o alojamento local não é habitação” e que, por isso, não pode ser tratado como tal, nem sequer fiscalmente.
“Pressão do turismo e energia não chega para fazer subir inflação”
Numa altura em que a perspectiva de um regresso da inflação está a agitar os mercados financeiros de todo o mundo, os preços em Portugal continuam sem dar sinais de uma subida generalizada e, em Janeiro, a variação homóloga voltou a cair e a cifrar-se abaixo da média da zona euro. Ainda assim, há produtos e serviços, principalmente aqueles em que o efeito do aumento do número de turistas mais se faz sentir, onde a inflação se está a fazer sentir, penalizando o poder de compra das famílias.
“Alojamento local com novo regime em apreciação”
O crescimento do turismo e a rentabilidade associada ao arrendamento de curta duração têm captado o interesse de muitos proprietários que optam por afetar as suas frações, em prédios urbanos destinados a habitação, ao exercício da atividade de alojamento local o que gerou a multiplicação de conflitos.
“Interiores em destaque na Interdecoração”
A Interdecoração, certame dedicado ao design e decoração de interiores, decorre entre os dias 15 e 18 de fevereiro, no Exponor. Nestes quatro dias terão lugar vários espaços e eventos, desde logo o espaço Pure Edition. Pelo quinto ano consecutivo, a organização do certame vai recriar um conceito especialmente dirigido a decoradores e arquitetos de interiores, onde estarão em destaque as últimas propostas e tendências na área de tecidos de decoração.
“Imobiliário nacional regressa a Paris”
A sétima edição do Le Salon de L’Immobilier et du Tourisme Portugais à Paris decorrerá de 18 a 20 de maio de 2018 no parque de Exposições da Ponte de Versailles em Paris. O SIPP resulta de uma ideia pensada desde 2010 pela Câmara de Comércio e Indústria Franco Portuguesa e teve a sua primeira edição em setembro de 2012. O contexto do setor permitiu que ações como esta pudessem contribuir para uma internacionalização do imobiliário português junto de uma população francesa com vontade de expatriação e poder de compra.
“West Cliffs considerado melhor novo campo de golfe do mundo”
O West Cliffs Ocean and Golf Resort, localizado próximo da vila de Óbidos e a pouco mais de uma hora de distância de Lisboa, recebeu o prémio de melhor novo campo de golfe do mundo, atribuído pelos prestigiados World Golf Awards.
“Declínio dos vistos Gold preocupa operadores”
O declínio do programa de vistos Gold, em matéria de captação de investimento estrangeiro, está a preocupar os operadores. No início de 2017, as expetativas geradas eram positivas, dado que os níveis de investimento atingiram, no primeiro trimestre,valores mensais acima dos 100 milhões de euros. Aliás, em março do ano passado estes valores ascenderam a um montante recorde de 192 milhões de euros.
“Pestana Eco Village antecipa entrega de unidades no verão”
O empreendimento Pestana Tróia Eco-Resort & Residences concluiu a venda de cerca de 70% da quinta e última fase do projeto. Recorde-se que a última fase, designada Pestana Eco Village, foi lançada em março do ano passado, resultante de um investimento de oito milhões de euros.

Jornal de Notícias
“Ryanair vai ligar Porto e Sevilha”
Porto e Sevilha vão passar a estar ligadas pelo avião. Esta é a nova rota da Ryanair que vai começar a funcionar no final de outubro, com três viagens por semana.
“Vários negócios podem instalar-se em S. Bento”
Há investidores dos mais diversos ramos económicos interessados em instalar-se na estação de S. Bento, no Porto. Além da conhecida intenção da marca editorial Time Out em conceber um projeto de restauração, para ali podem ir também um supermercado, uma loja de eletrodomésticos ou de artigos desportivos. O plano diretor da estação já está concluído e não permite construção, apenas o aproveitamento dos espaços existentes.
“Clérigos hoje com entrada gratuita”
A entrada hoje na Torre dos Clérigos, no Porto, em pleno dia de São Valentim, será gratuita durante todo o dia, entre as 9 e as 19 horas. Durante este ano, serão também convidados a visitar os Clérigos gratuitamente todos os bombeiros, GNR, PSP e polícias d investigação.
“Comboio histórico vai fazer mais viagens este ano”
O Comboio Histórico da Linha do Vouga – iniciado no ano passado, entre as estações de Aveiro e Sernada, com paragem em Águeda – vai continuar este ano por mais tempo e com viagens para além do sábado. A revelação foi feita anteontem pelo presidente da CP, Carlos Nogueira, durante uma visita a Águeda, a convite da Câmara.

Correio da Manhã
“Açores na América”
A Associação de Turismo dos Açores lançou um concurso público no valor de 1,75 milhões de euros para prommover o destino Açores no mercado dos Estados Unidos da América.
“Chineses da TAP. Pouca liquidez”
O grupo chinês HNA, acionista indireto da TAP, anunciou ontem a venda de dois lotes residenciais em Hong Kong à imobiliária Henderson Land por 1620 milhões de euros, numa altura em que enfrenta graves problemas de liquidez.
“Ryanair paga mais a pilotos. Não subirá preços”
A companhia aérea de baixo custo irlandesa Ryanair “não prevê subir preços” dos bilhetes, apesar de prever gastar mais de cem milhões de euros por ano para assegurar o pagamento de aumentos salariais aos pilotos, anunciou a empresa numa conferência de imprensa em Espanha.
“Setor definirá as quotas no alojamento”
O PS admite a criação de quotas por entidades do setor do alojamento local. “O nosso objetivo é criar uma convivência razoável entre moradores e turistas. A lei deve ser o mais geral e abstrata possível e os limites seriam depois fornecidos por entidades do setor do turismo”, explicou ao CM Luís Testa, coordenador do PS e membro do grupo de trabalho sobre o alojamento local.
“Festas em monumentos rendem 1,8 milhões”
O aluguer dos 23 museus, monumentos e palácios dependentes da Direção Geral do Património Cultural (DGPC) apenas rendeu a esta entidade 1,8 milhões de euros ao longo dos quatro últimos anos. Apesar de este ser um valor simbólico tendo em conta as receitas da DGPC (só no ano passado fez 18,3 milhões em bilheteira e para este ano tem um orçamento total de 37,9 milhões de euros – , o montante registado em 2017 foi o mais elevado de sempre, com mais de 640 mil euros.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.