Volta Nacional: “Resort de cinco estrelas com investimento de 18 milhões de euros em Celorico de Basto”

Público

“Setúbal inicia classificação do Palácio da Comenda”
Setúbal iniciou o processo de classificação do Palácio da Comenda, com a aprovação, por unanimidade, da proposta de abertura do respetivo procedimento admnistrativo. A deliberação aponta para a classificação da Casa da Quinta da Comenda como “imóvel de interesse público”, mas a autarquia tem a expectativa de que o edifício possa obter uma classificação superior. O Palácio da Comenda é uma das primeiras obras de Raul Lino, considerado um dos mais emblemáticos arquitetos portugueses do século XX. Nos anos 80, a quinta foi adquirida pelo empresário do setor imobiliário António Xavier de Lima e, após a morte deste, ficou ao abandono. O imóvel está à venda, através da agência imobiliária Your Place, por 45 milhões de euros.

“Obviamente que os preços na restauração vão baixar”
José Manuel Esteves, diretor-geral da AHRESP, diz que, ao contrário do que foi escrito pela comunicação social, os preços na restauração afinal vão baixar. Primeiro nas empresas que nasceram no “pós-hecatombe” do aumento do IVA para 23%, depois nas que sobreviveram à crise. É o mercado a funcionar, argumenta. Mas para justificar a reposição do imposto, que terá um impacto negativo para os cofres do Estado de 350 milhões de euros, o setor da restauração terá de criar emprego e dar provas disso. Para agilizar a contratação, o responsável defende a criação de uma espécie de “via rápida” para o setor.

“Aeroporto do Porto é a principal aposta da Transavia para 2016”
Nem só pela instalação de bases num determinado aeroporto se pode aferir a importância que este tem para a operação de uma companhia aérea. Para a Transavia, a companhia low cost que resultou da fusão entre a KLM e a Air France, o aeroporto do Porto “é um dos mais importantes de toda a rede” e aquele onde a transportadora mais aumenta frequências e deposita esperanças de crescimento. “É o único aeroporto onde mantemos uma rota não doméstica (a ligação Porto-Funchal) e vai ser aquele que, a partir de 9 de maio, vai ter o maior número de frequências numa mesma rota em toda a rede: quatro ligações diárias entre Porto e Orly”, em Paris, segundo a nova presidente executiva da Transavia França, Nathalie Stubler.

“Compra do autódromo do Estoril pela Câmara de Cascais chumbada de vez”
Depois da recusa do visto prévio ao contrato celebrado entre a Câmara Municipal de Cascais e a Parpública para a compra da sociedade detentora do autódromo do Estoril, os juízes do Tribunal de Contas indeferiram o recurso interposto pela autarquia, anulando definitivamente o negócio. A autarquia irá reagir hoje publicamente à decisão e o Governo admitiu que o equipamento poderá manter-se na esfera pública, adiantando que já recebeu várias manifestações de interesse para a sua exploração.

 
Diário de Notícias

“Homem mais rico da China investe três mil milhões em Paris”
O conglomerado chinês Dalian Wanda, controlado pelo homem mais rico da China, chegou a acordar com a Immochan, a imobiliária do grupo retalhista francês Auchan, para investir num megacomplexo cultural, de turismo e lazer em Paris. O Europacity vai custar três mil milhões de euros e representa o maior investimento deste género em França, desde a construção da Eurodisney, em 1992. O complexo fica perto do aeroporto Charles de Gaulle, no norte da capital francesa, e cobre uma área de 760 mil m2, devendo ter uma ligação de metro ao centro de Paris. O espaço vai ter um parque de diversões, um palco para espetáculos, hotéis, um centro de negócios e um centro de conferências. A construção deverá arrancar em 2019, ficando concluída seis anos mais tarde.

“Mergulhar para ver o museu que somos hoje”
Já abriu o primeiro museu subaquático da Europa. Os visitantes que ali chegam tornam-se mergulhadores ou snorkelers. O Museu Atlântico de Lanzarote irá albergar no futuro 300 peças.

 
Jornal de Notícias

“Resort de cinco estrelas com investimento de 18 milhões de euros em Celorico de Basto”
Um consórcio privado, Tamus-Palace Resort, prepara-se para investir 18 milhões de euros em Celorico de Basto para criar, em 10 anos, um empreendimento turístico de cinco estrelas. O Agro Wine Eco Resort será construído numa quinta sobranceira ao rio Tâmega, e entrecortado por 130 mil m2 de vinha. O empreendimento será construído em cinco fases. A primeira e a segunda serão a definição da vinha e a implantação do hotel cinco estrelas, composto por 60 quartos e restaurante. A terceira será a construção do restaurante Varandas do Tâmega e de caminhos pedestres. A quarta, a execução do Alojamento Turístico (T3 e T0) e a quinta fase é referente à implantação de vilas Residence.

 
Expresso

“Beluga XL chegará aos céus em 2019 com mais 30% de capacidade de carga”
Será o próximo avião a ser lançado pela fabricante americana Airbus, em 2019. Conhecido como Beluga por fazer lembrar as baleias brancas, este aparelho transporta peças de todos os modelos de aviões da Airbus.

“Edifício do DN nas mãos dos estrangeiros”
O edifício do Diário de Notícias, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, está prestes a ser vendido a um investidor internacional e neste momento discute-se a sua reconversão para hotel ou para edifício habitacional de luxo. Um fundo americano de investimento imobiliário é um dos principais interessados mas a atual administração do grupo Global Media tem recebido inúmeras propostas nos últimos 12 meses, desde que pôs o edifício do DN à venda e também o do Jornal de Notícias, no Porto. O negócio de alienação do edifício do DN poderá ser fechado na próxima semana por um valor pouco acima do 20 milhões de euros.

“Projeto de 1,2 mil milhões de euros requalifica antiga Lisnave”
A Cidade da Água, projetada para reconverter os cerca de 60 hectares do antigo estaleiro da Lisnave na Margueira, entre a Cova da Piedade e Cacilhas, em Almada, já deu muitas voltas. Mas agora a sociedade de gestão imobiliária Baía do Tejo diz haver vários interessados neste projeto, envolvendo um investimento mínimo de 1,2 mil milhões de euro. O projeto será apresentado em breve na feira internacional de imobiliário de Cannes, o MIPIM, como o principal produto imobiliário da região de Lisboa, lançado sob a marca Lisbon South Bay. Esta marca terá a promoção conjunta das autarquias de Almada, Seixal e Barreiro. As novidades face ao projeto inicial – com torres gigantescas, que acabou por ser chumbado – é que no atual projeto “cerca de 60% do território e do seu plano terá usos mistos”, explica Jacinto Pereira, presidente da Baía Tejo. Asiáticos e um empresário português estão na corrida como potenciais compradores concorrentes.

 
Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.