Jornal de Notícias
“Lisboa tem tantos passageiros domésticos como intercontinentais”
No ano pré-pandemia de 2019, o aeroporto de Lisboa movimentou mais de 38 milhões de passageiros – capacidade máxima – mas é a estratégia de hub da TAP que estará a saturar a Portela. Segundo os dados da CTP sobre o hub da TAP, Lisboa tem tantos passageiros domésticos como intercontinentais. Sem a ocupação com rotas retiradas ao Porto e a Faro e pontes aéreas, Lisboa teria espaço para crescer, sem urgência num novo aeroporto. O Ministério das Infraestruturas crê que a saturação do aeroporto resulta da “procura crescente” e não da estratégia da companhia.
“Gestão de slots podia aliviar Portela”
Pedro Castro, diretor da Sky Expert, afirma que “uma aposta maior noutros aeroportos permitira aliviar Lisboa e uma melhor redistribuição do turismo pelo país.”
“Retoma da aviação pode surpreender e decidir é prematuro”
A decisão quanto à localização do novo aeroporto de Lisboa não foi tomada durante 50 anos e agora, dizem os especialistas, não é a melhor altura para lançar a obra, porque é preciso ver que futuro terá a aviação e a TAP. Maria Baltazar, especialista em operações e gestão de aeroportos, diz: não sabemos muito bem como será esta retoma da aviação e o que é que poderá mudar a breve prazo”. A investigadora prefere a Ota, já o antigo presidente do LNEC, CArlos Matias Ramos, defende Alcochete e um hub em Alverca é a aposta de José Proença Furtado, engenheiro responsável por estudos sobre o novo aeroporto de Lisboa.
“Hotel com 40 quartos na estação de Viana do Castelo”
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, confirmou ontem que deu entrada naquela autarquia um pedido de licenciamento para a instalação de um hotel na atual estação de comboios da cidade. Trata-se de um projeto para um estabelecimento hoteleiro “com mais de 40 quartos” apresentado por um empresário da região para refuncionalizar o edifício, em pleno centro histórico.
Jornal i
“Ryanair não espera perturbações”
A Ryanair não espera perturbações nos seus 3000 voos diários em agosto ou setembro, “como resultado das greves por dois sindicatos minoritários de tripulação de cabina em Espanha.
“O aeroporto como eixo infernal do mundo moderno”
Este verão, após a barragem pandémica ter, por fim, cedido, a retoma ao nível do circuito turístico foi imediata mas os aeroportos na Europa e nos EUA entraram em colapso. Foi possível, então, entrever o labirinto infernal e burocrático que irá pôr fim à ilusão de uma felicidade de massas. O número de voos europeus cancelados no início do verão foi o triplo do que ocorrera antes da pandemia. Em agosto, a situação continua caótica, e ao todo a aviação já perdeu nove milhões de lugares.
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