Volta Nacional: “Stanley Ho tem ligações ao grupo chinês que quer entrar na TAP”

“Stanley Ho tem ligações ao grupo chinês que quer entrar na TAP”
Se a entrada da chinesa Hainan Airlines (HNA) se concretizar, Stanley Ho poderá voltar a cruzar-se com a TAP, depois de a ligação se ter perdido quando vendeu a deficitária unidade de manutenção no Brasil à transportadora aérea portuguesa. O investidor, que já está atualmente afastado da gestão diária dos seus negócios, é sócio da HNA numa companhia de aviação low cost, sedeada em Hong Kong. As duas empresas têm, aliás, acordos comerciais para partilha de voos. Por Portugal, um dos administradores do empresário macaense, Diogo Lacerda Machado, representou o Governo nas negociações com os atuais donos da TAP. É na Hong Kong Express que convergem interesses de Ho e do conglomerado chinês que detém a Hainan, o HNA Group. A empresa, fundada em Março de 2004 pelo magnata dos casinos, começou a transportar passageiros no ano seguinte. E foi logo em meados de 2006 que a HNA entrou em cena, com a compra de 45% da participação do empresário macaense. Com esta aquisição, que se seguiu à apropriação, apenas dois meses antes, de outros 45% na CR Airways, a HNA quis recuperar terreno na vertente internacional.

Negócios
“Já se pode voar de Faro para Zaventem e vice-versa”
O aeroporto de Bruxelas reabriu este domingo, retomando parte dos serviços aeroportuários. Já partiu de Zaventem um voo com destino a Faro operado pela Brussels Airlines.

“Alaska Air compra Virgin America”
A Alaska Air chegou a acordo para comprar a Virgin America. O negócio ficou fechado por 2,6 mil milhões de dólares (2,28 mil milhões de euros) e vai dar origem à quinta maior companhia aérea dos Estados Unidos.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.