Volta Nacional: “TAP: «É impossível gerir como devia com 300 tripulantes de licença no Natal»”

Negócios

“É preciso cautela em dar um prazo para a venda da TAP”
Esta quarta-feira apresentou o primeiro resultado positivo desde que está na TAP. Um lucro trimestral de 111 milhões de euros que permite ver uma luz, embora ainda ténue, ao fundo do túnel. Christine Ourmières-Widener entrou na companhia em junho de 2021 e aproveita as muitas viagens que faz para conhecer os trabalhadores. Vai ao cockpit falar com os pilotos, viaja no autocarro com as tripulações, fica nos mesmos hotéis e toma o pequeno-almoço com eles para perceber a forma como se relacionam com a companhia e as suas preocupações. E assim vai tirando um curso acelerado sobre a TAP.

“TAP: «É impossível gerir como devia com 300 tripulantes de licença no Natal»”
A CEO da TAP confessa não entender a ameaça de greve dos tripulantes de cabina e lembra que o novo acordo de empresa, depois de ser fechado entre as partes, só entrará em vigor em 2026. Christine Ourmières-Widener lamenta o número de licenças pedidas para o período de Natal. Diz que precisa dos trabalhadores para esse período e elogia o seu trabalho «incrível».

“TAP: «Temos mais de 65% dos voos reservados para o Natal»”
Christine Ourmières-Widener faz «mea culpa» e diz que precisa de ter à sua volta “pessoas com sensibilidade para a opinião pública”. Também por isso, a gestora francesa está a aprender a falar português. Desde abril que a TAP já subiu três vezes o preço dos bilhetes para fazer face ao aumento do combustível. A CEO sublinha que a gestão já conseguiu uma poupança de 140 milhões.

Jornal de Notícias

“TAP soma lucros e avisa que greve seria «desastre»”
Os meses de verão traduziram-se numa retoma pujante para o turismo e a sede por viajar impactou também as contas da TAP. Apesar de estar a operar com 96 aviões este ano, menos nove em comparação com 2019, a companhia conseguiu, no terceiro trimestre do ano, registar receitas 7% acima do pré-pandemia, totalizando 1,1 mil milhões de euros.

“Mais de 5000 turistas testaram rota do rio Minho”
O projeto-piloto “Rio Minho, um destino navegável” foi concluído no fim de outubro, com registo de 5400 participantes, num total de 450 passeios fluviais, revelou ontem a Câmara de Monção, um dos quatro municípios abrangidos pela rota turística experimental.

Diário de Notícias

“TAP tira contas do vermelho e avisa que greve seria «desastre»”
A transportadora registou lucros de 111,3 milhões de euros entre julho e setembro. Negociações com sindicatos são desafio dos próximos meses e paralisação pode ameaçar o Natal.

Público

“TAP teve lucro de mais de 100 milhões no trimestre, mas isso «não é suficiente»”
Depois de uma série de 10 trimestres a gerar prejuízos (desde janeiro de 2020 a junho de 2022, foram 3031,5 milhões), a TAP anunciou ontem que lucrou 111,3 milhões de euros no período de julho a setembro.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.