Volta Nacional: “TAP pode dividir Porto com Ryanair”

Volta Nacional: “TAP pode dividir Porto com Ryanair”

Negócios

“TAP justifica sobretaxa no Natal e Ano Novo com elevada procura”
A TAP justifica a sobretaxa de 25 a 100 euros que vai aplicar às reservas feitas para datas específicas no Natal e Ano Novo com “uma resposta ao forte aumento da procura neste período”. Fonte oficial da companhia aérea confirmou a notícia vançada no início da semana de que foi comunicado às agências de viagens a introdução de três níveis de sobretaxa: de 25 euros para os voos intra-europeus, incluindo as ilhas, 50 euros para ligações de médio e longo curso para África, Atlântico Médio e Atlântico Sul, e 100 euros para o Atlântico Norte. Esta sobretaxa, que resulta num aumento dos preços, só será aplicada às reservas em períodos temporais específicos, que até ao dia 6 de dezembro não tenham sido pagas e emitidas.

“Turistas já pagaram 7 milhões em portagens”
Desde o início do ano e até final de novembro, foram cerca de 350 mil os automobilistas a aderir ao Easytoll, o sistema de pagamento de portagens destinado a condutores de veículos de matrícula estrangeira. ESte número de adesões representa um crescimento de 23% face às 280 mil adesões registadas nos primeiros 11 meses de 2014 e corresponde a receitas de portagem no total de 7 milhões de euros. Os pontos de venda Vila Real de Santo António (via do Infante) e Vilar Formoso (A25) são os que registam o maior volume de adesões, 72% do total.

“Denis O’Brien suspende venda do resort Quinta do Lago”
O bilionário irlandês Denis O’Brien suspendeu a venda da Quinta do Lago, resort de luxo no Algarve, uma vez que as propostas efetuadas ficaram aquém do esperado. O’Brien estava a pedir 220 milhões de euros pela propriedade. O empresário comprou a Quinta do Lago no final dos anos 1990.
Diário Económico

“15 destinos de férias para o Natal e Réveillon”
A proximidade dos feriados do Natal e do Ano Novo representa um incebtivo adicional para marcar miniférias. Sobretudo tendo em conta que, segundo um estudo do Cetelem, o lazer e as viagens é o presente que os portugueses mais querem oferecer a si próprios este Natal. A pensar nessas pessoas, o DE pediu a três das principais agências de viagens nacionais – Abreu, TopAtlÂntico e a Bestravel – assim como a algumas das maiores cadeias hoteleiras, sugestões de destinos de férias para esta quadra. Sobressaem 15 rotas para a semana do Natal ou do Ano Novo, que rumam a diferentes pontos do país ou ao estrangeiro, com preços que oscilam entre os 49 e os 1.539 euros, por pessoa.

“Hotéis são uma opção para não ficar em casa”
As cadeias hoteleiras não deixam de aproveitar este período e também têm no terreno sugestões para quem optar passar o Natal e Réveillon fora de casa. Fonte oficial do Pestana Hotel Group revela que “há sinais de retoma, à semelhança do ano passado, com os destinos nacionais a merecerem a preferência dos portugueses”.

“TAP aplica sobretaxa para as épocas festivas de Natal e Ano Novo”
SOL

“A revolta dos tuk tuk de Lisboa”
Os empresários que exploram turisticamente os veículos tuk tuk acusam a Câmara Municipal de Lisboa de “querer extinguir” o seu negócio, através do regulamento municipal para a exploração de circuitos turísticos. Indignados com aquilo a que chamam de “cedência ao lobby dos taxistas”, como define Paulo Oliveira, da Astuk, os empresários ameaçam manifestr-se com os seus veículos em frente ao edifício da autarquia, na Baixa de Lisboa, caso o executivo camarário liderado por Fernando Medina não recue na imposição de um número limite de veículos e num horário de circulação restrito – como está previsto no regulamento ainda em discussão pública e que a CML pretende que entre em vigor em 2016.

“Ronaldo e Pestana avançam com hotéis”
A parceria entre Cristiano Ronaldo e o grupo Pestana para ter hotéis com uma marca associada ao jogador de futebol português deverá ser apresentada nas próximas semanas. A associação entre a maior rede hoteleira portuguesa, que começou no Funchal, e o futebolista madeirense está a ser trabalhada há mais de um ano. José Roquette, administrador do Pestana responsável pelo desenvolvimento de novos projetos, avança que o grupo “tem algumas ideias sobre esta parceria” e que “do lado de Cristiano Ronaldo há alguns desejos”. O boutique hotel que o grupo está a desenvolver na Praça do Mar, no Funchal, próximo do museu de CR7, poderá ser um dos que terão a marca resultante desta parceria.
Além desse projeto, o grupo tem em curso outras unidades, tanto no continente como no estrangeiro. Em Lisboa, próximo da Pousada da Praça do Comércio, já arrancaram as obras para uma nova unidade de quatro estrelas, com 80 quartos, que deve abrir em 2016.
Em Madrid, onde gerirá um hotel na Plaza Mayor, as transformações para adaptar o edifício histórico a alojamento de luxo arrancam no início de 2016. Amesterdão, Nova Iorque, Brasil e Marraquexe são outras localizações onde há unidades hoteleiras em curso.

“Negócio das agências de viagens cresce”
Há mais turistas estrangeiros a viajar para Portugal e os portugueses a fazer férias pelo país também estão a aumentar. Segundo Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, 2015 foi o melhor ano desde o início da crise, no qual agências terão tido mais vendas e melhores resultados do que em 2014. “Estamos a crescer como setor acima de 10%. Se continuarmos assim, poderemos rapidamente chegar aos valores de antes da crise”, afirma.
Jornal de Notícias

“Premium investe em novo hotel”
O grupo português Hotéis Premium vai investir 10 milhões de euros em 2016 numa nova unidade hoteleira em Bragança e na requalificação do hotel de Chaves. O projeto em Bragança será inaugurado em 2017, dispondo de 60 quartos, Spa e sala de congressos. O de Chaves, de três estrelas, terá 166 quartos.

“Reeleito presidente da ATA”
Carlos Gonçalves Luís foi reeleito por unanimidade presidente da Associação de Turismo do Algarve (ATA), por um mandato de três anos. Carlos Luís afirmou que “é o reconhecimento de dois anos de trabalho de uma equipa e vai permitir continuar o trabalho em prol da promoção turística do Algarve”.

“TAP: voos de Natal e Ano Novo com taxa”

“TAP pode dividir Porto com Ryanair”
As companhias de aviação de baixo custo já dominam, hoje, o tráfego no aeroporto do Porto, tal como noutros aeroportos europeus, enquanto companhias aéreas de bandeira, como a TAP, procuram reduzir custos e rentabilizar operações. A Ryanair tem estado em negociações com essas companhias, entre as quais a TAP, para lhes alimentar os voos de longo curso através da sua rede regional, dividindo receitas e custos. “Temos em perspetiva chegar a um ou dois acordos antes do verão de 2016, mas serão relativamente pequenos. Temos negociado a alimentação de voos de longo curso e não de interligações”, explica Michael O’Leary, CEO da Ryanair. No caso do Porto, a TAP pode deixar de aterrar, na prática, mas manter as ligações Porto – São Paulo (um dos voos intercontinentais que estaria em vias de deixar de se fazer) fazendo escala em Lisboa, sendo a parte doméstica assegurada pela companhia irlandesa.

“Autarcas de Valongo e Maia querem explicação da companhia”
Os presidentes das câmaras de Valongo e da Maia querem conhecer a estratégia dos novos proprietários da TAP para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. A possibilidade de a companhia extinguir os voos diretos de longo curso a partir de Pedras Rubras é condenada pelos dois autarcas.

“Vista Alegre admite casas para turismo”
A Visabeira continua interessada em aproveitar as casas do bairro da Vista Alegre para o turismo, revelou o administrador José Arimateia. O administrador revelou também o interesse da Visabeira Turismo no Hotel Turismo da Guarda.

“Óbidos já se vestiu de Vila Natal”
Vila do Oeste está transformada num parque temático que envolve toda a região. Até ao dia 3 de janeiro são esperadas milhares de pessoas.
Público

“Hoteleiros contra ‘aumentos salariais ilegais’ na Madeira”
O aumento salarial de 2,5% proposto pelo Governo Regional da Madeira para os trabalhadores da hotelaria foi considerado “ilegal” pelos empresários do setor, que prometem recorrer aos tribunais para travar a portaria publicada esta semana no diário oficial da região.
Diário de Notícias

“TAP investe 11 milhões em nova tecnologia que prolonga vida dos aviões em oito anos
As oficinas de manutenção da TAP vão começar a receber, nos próximos dias, 12 aviões Airbus 320 que serão modificados para permitir ganhos de eficiência, poupanças com combustível e um prolongamento da vida útil destas aeronaves em 7,9 anos. O que vai melhorar a operação, que contará ainda com novos aviões na sua frota. Com a alteração de 12 dos 43 A320 que detém, a TAP torna-se a primeira companhia da Europa e a segunda em todo o mundo a introduzir a tecnologia sharklet. O programa de renovação das aeronaves terá início na próxima semana e contempla a introdução da tecnologia sharklets na ponta das asas destes aviões. O sistema, inspirado na barbatana de um tubarão é a grande inovação da Airbus para redução de emissões e resolução de um dos maiores causadores de despesa na aviação: o combustível. Com a inclusão, a TAP poderá “reduzir o consumo de combustível em 4%” e verb a vida dos aviões crescer 36 mil horas.

“Quinta do Lago é demasiado cara. Venda é suspensa”

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.