Volta Nacional: “TAP prometeu recuperar investimento no Brasil em oito anos”

Correio da Manhã
“Obras da Polies fora de prazo afetam turismo em Milfontes”
As obras que a Sociedade Polis Litoral Sudoeste e a Câmara de Odemira estão a realizar em Vila Nova de Milfontes estão a levar ao desespero os comerciantes. As duas empreitadas, que se prevê estarem concluídas em julho, visam a requalificação da vila turística mas, até lá, a localidade está transformada num autêntico estaleiro.

“Mais de 100 taxinhas asfixiam restauração”
O setor da restauração, desde um equeno café a um grande restaurante, suporta mais de uma centena de taxas e taxinhas, licenciamento e certificados, entre outras exigências legais. São os chamados “custos de contexto”, que poderão ser reuzidos através do programa Simplex. O tema está hoje em debate nas jornadas da AHRESP, cujo encerramento contaráa com o primeiro-ministro António Costa.

Jornal de Notícias
“Subida “colossal” de taxas ameaça aviação”
Desde 2013 até este ano, a ANA – Aeroportos de Portugal aumentou nove vezes as taxas cobradas às companhias aéreas, na Portela. O valor subiu 20%, a que se somam 17%, a título de ajustamentos anuais, diz a Rena – Associação das Companhias Aéreas em Portugal. O presidente, Paulo Geisler, classifica a subida com “colossal” e admite que, a manter-se, poderá ameaçar as transportadoras.

Público
“TAP prometeu recuperar investimento no Brasil em oito anos”

Quando procurou aprovação para a compra de 100% da deficitária unidade de manutenção no Brasil, a administração da TAP comprometeu-se a recuperar o investimento num prazo entre cinco a oito anos. A carta onde é dada esta garantia é um dos elementos nas mãos da Procuradoria-Geral da República (PGR), que continua a investigar o negócio e, mais concretamente, o prémio de quatro milhões pago à Geocapital. Uma empresa da qual é administrador Diogo Lacerda Machado, que tem participado, pelo lado do Governo, nas negociações com o consórcio privado que controla a companhia de aviação. A carta, a que o Público teve acesso, é da autoria do antigo presidente da Parpública, José Plácido Pires, e dirigida ao ex-secretário de Estado do Tesouro e Finanças, Carlos Costa Pina, em busca de uma autorização à compra da VEM (hoje M&E Brasil). No documento, de Fevereiro de 2007, o líder da holding que gere as participações do Estado na altura elenca uma série de argumentos para que o negócio avance, o que acabou por acontecer nesse ano, embora sem aval do Ministério das Finanças. Um dos fundamentos é, precisamente, o retorno esperado pela gestão. “O plano de negócios previsto para a VEM permitirá a recuperação do investimento num prazo razoável, ou seja, e segundo a administração da TAP, em cerca de cinco a oito anos”, lê-se.

Negócios

“Restauração discute o futuro com desfile de governantes”

Depois de ter amealhado uma importante vitória com a descida da taxa de IVA, o sector da restauração organiza uma mega-conferência sobre o futuro da economia onde desfilarão o primeiro-ministro, três dos seus ministros e o presidente da Câmara de Lisboa. A AHRESP (Associação de Hotéis, Restaurantes e Similares) não quer falar de clima de namoro com António Costa e o PS, mas assinala tratar-se de uma “honra” contar com tantos membros de um Governo “que está a surpreender pela positiva”. Em “o Futuro é Agora” (o nome escolhido para o ciclo de conferências, organizado em parceria com a Ordem dos Contabilistas Certificados) “falar-se-á pouco de restauração e mais de economia no seu todo”, diz ao Negócios José Manuel Esteves, director-geral da associação.

“Hotelaria não é só para “tipos simpáticos”

João Portugal foi o responsável contratado pela Quinta da Lixa, um dos cinco maiores produtores e exportadores de vinhos verdes, para liderar o Monverde Wine Experience Hotel, o primeiro hotel vínico da região. Em entrevista ao Negócios, o gestor fala sobre os desafios da liderança, sobretudo num ambiente rural, e das transformações operadas pelos segmento hoteleiro no mercado português.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.