Volta Nacional: “Taxa no Montijo permite à ANA reduzir fatura em oito milhões”

Volta Nacional: “Taxa no Montijo permite à ANA reduzir fatura em oito milhões”

Público

“Taxa no Montijo permite à ANA reduzir fatura em oito milhões”

Uma das decisões da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que fazem parte da aprovação da construção do novo aeroporto do Montijo é a criação de uma taxa de 4,5 euros a aplicar a cada movimento aéreo (aterragens e descolagens). Esta taxa, na prática, acaba por substituir a exigência inicial de 200 mil euros/ano a pagar pela ANA – Aeroportos de Portugal, a quem cabe a construção da infraestrutura. Isto porque a nova medida será paga pelas companhias aéreas numa lógica de poluidor-pagador, poupando a ANA deste encargo.

Jornal de Notícias

“Ambientalistas ameaçam travar Montijo e Costa pressiona ANA”

Unidas contra o novo aeroporto do Montijo, oito organizações ambientalistas decidiram recorrer aos tribunais e à Comissão Europeia após a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) ter declarado a viabilidade da construção, que deve arrancar ainda este ano. Perante esta contestação, António Costa avisou que a ANA – Aeroportos de Portugal terá de cumprir as imposições da APA “a contragosto”. Já o ministro da Defesa Nacional, João Cravinho, prevê que a saída da Força Aérea custe 100 milhões de euros.

Jornal i 

“Lisboa. Turismo gera 14,7 mil milhões de euros e 201 mil empregos”

O turismo na região de Lisboa gerou mais de 14,7 mil milhões de euros e 201 mil postos de trabalho em 2018. Estas são as principais conclusões de um estudo realizado pela Deloitte para a Associação Turismo de Lisboa (ATL), que explica que “estes dados refletem a estimativa do impacto direto e indireto na geração de riqueza e no emprego da atividade turística” e acrescenta que estes resultados permitem concluir que a produção total do turismo correspondeu, em 2018, a 20,3% do produto interno bruto (PIB) da região de Lisboa.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.