Volta Nacional: “Temos de assegurar que apoio à TAP é investimento, não despesa”

Jornal de Notícias

“Sem investimento há paisagem, mas não temos gente”
A construção do Douro Marina Hotel no concelho de Mesão Frio volta a estar envolvida em polémica por alegadamente colidir com o estatuto de Património Mundial do Alto Douro Vinhateiro. Organizações que zelam pela proteção e conservação de bens classificados, como a UNESCO ou o ICOMOS, entendem que não deve ser concedida licença ao empreendimento turístico de cinco estrelas. O empresário Mário Ferreira, promotor do investimento de 30 milhões de euros, e o presidente da Câmara, Alberto Pereira, alegam que o empreendimento foi aprovado há mais de 10 anos e que não coloca em causa o galardão.

“Reino Unido admite isolar em hotéis quem chega ao país”
O Reino Unido está a equacionar a possibilidade de isolar em hotéis quem chega aos seus países, para tentar evitar a entrada de novas variantes do novo coronavírus.

Jornal i

“ANA acena com melhores condições a passageiros retidos”
A ANA Aeroportos de Portugal garantiu que está a “disponibilizar as melhores condições possíveis aos passageiros retidos no aeroporto de Lisboa enquanto aguardam o resultado de testes à Covid-19.

“Banco de Fomento lança linhas de apoio no valor de 1100 milhões”
O Banco Português de Fomento abre hoje as candidaturas às novas linhas de apoio à economia com vista a “apoiar o emprego e a manutenção dos postos de trabalho de três setores fortemente afetados pela pandemia: indústria, turismo e montagem de eventos. A linha de apoio destinada às empresas exportadoras da indústria e do turismo apresenta uma dotação global de 1050 milhões de euros, enquanto a linha vocacionada à montagem de eventos conta com uma dotação de 50 milhões.

Negócios

“Não tenho dúvidas de que 2021 será de recuperação económica”
Apesar do novo confinamento, 2021 será um ano de recuperação da economia, mantém Pedro Siza Vieira. Pelo meio, poderá haver novo orçamento retificativo, admite o ministro da Economia.

“Programa de capitalização de empresas avança antes do fim de moratórias”
As moratórias do crédito deverão manter-se até à “normalização” da economia, defende Pedro Siza Vieira. Até lá, o Governo quer criar um programa de capitalização das empresas.

“Temos de assegurar que apoio à TAP é investimento, não despesa”
O Governo quer assegurar que o apoio à TAP é um investimento na economia. O objetivo é ter um desfecho semelhante ao da CGD, que voltou a dar dividendos. O ministro da Economia garante que no que ao turismo diz respeito, “vamos ver um crescimento em relação ao ano passado”. E garante que “vamos lançar uma campanha de promoção, que o Turismo de Portugal vai fazer durante 2021”. Quanto à TAP, Pedro Siza Vieira afirma que “o plano que a TAP apresenta não é de reduzi-la a mínimos indispensáveis. É de ter uma dimensão crítica, adequada ao mercado potencial que tem de conservar.

“Portugueses não querem deixar falir a TAP”
O plano de reestruturação e a injeção de dinheiro público na TAP foram, para os portugueses, preferíveis a deixar falir a companhia aérea. De acordo com a sondagem da Intercampus para o Negócios, a maioria dos inquiridos aceita inclusivamente que venha a ser injetado mais dinheiro na transportadora caso o plano que está agora a ser negociado com Bruxelas não funcione.

“TAP e TAGG fazem voos extra”
As transportadoras aéreas vão reforçar as ligações entre Portugal e Angola antes da suspensão temporária dos voos diretos, a 24 de janeiro.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.