Volta Nacional: “Terminal de Lisboa. Passageiros encolhem e gastos também”

by Rita Inácio | 14 Fevereiro 2020 10:31

Jornal i

“Terminal de Lisboa. Passageiros encolhem e gastos também”

Só no ano passado, o Porto de Lisboa contabilizou a passagem de 72.830 passageiros em turnaround, ou seja, passageiros que iniciaram ou terminaram cruzeiros nesta infraestrutura. Este número representa um crescimento de 17,3% face ao ano anterior. Ao longo do ano passado, foram contabilizados mais de 36 mil passageiros a desembarcar no terminal da capital, um aumento superior a quatro mil pessoas face a 2018. Não tivesse Portugal recebido o Óscar para melhor porto de cruzeiros dos World Travel Awards (WTA). Mas nem tudo são boas notícias. O número de passageiros totais caiu 1,1% para pouco mais de 72 mil. Também o mês de dezembro não foi animador ao registar um decréscimo de oito navios quando comparado com igual mês do ano anterior. “Também a registar resultados menos positivos no último mês do ano estão também o número de passageiros totais, com uma quebra de 26,2, passando de 40.176, em 2018, para 29.635, e o número de passageiros em trânsito, que diminuiu de 38.061 para 28.023”, revela o Observatório do Turismo de Lisboa.

“Airbus fecha 2019 com prejuízos de 1,36 mil milhões”

O último ano não deixa saudades à Airbus, que anunciou prejuízos líquidos de 1,36 mil milhões de euros em 2019. Estes resultados contrastam com os lucros de três mil milhões, alcançados no ano anterior, e explicam-se pelo pagamento de multas de 3,6 mil milhões de euros, na sequência de um caso de corrupção para a obtenção de contratos militares, em 2014.

Correio da Manhã

“Europa aperta vigilância a viajantes nas fronteiras”

Em apenas 24 horas, o número de casos de vírus da China disparou e já são mais de 60 mil as pessoas infetadas com a doença que ganhou o nome de Covid-19. (…) Aos jornalistas, a ministra da Saúde, Marta Temido, explicou que não se tratando de uma recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), Portugal não irá, para já, apertar a vigilância nas fronteiras para evitar a propagação do vírus da China. A medida “poderá noutra fase ser equacionada, mas neste momento não”, acrescentou. A titular da pasta da Saúde adiantou, no entanto, que as autoridades portuguesas de Saúde portuguesas estão a equacionar distribuir formulários aos viajantes de certas regiões chinesas de forma a evitar possíveis contágios. A informação poderá também ser distribuída nos aviões.

Jornal de Notícias

“Centro e Castela e Leão vão ter promoção turística comum”

A Turismo Centro de Portugal e a região espanhola de Castela e Leão vão avançar com um projeto de promoção comum em feiras e eventos internacionais. Vai ser também estudado um projeto de cooperação que envolva o Centro, Porto e Norte, Alentejo, Castela e Leão e Estremadura. O objetivo será a promoção conjunta de três produtos: Vinho, Gastronomia e Património da Humanidade.

“Câmara de Lisboa paga seis milhões a grupo hoteleiro”

A Câmara de Lisboa vai pagar seis milhões de euros a uma empresa que reclamava uma indemnização de 170 milhões, no âmbito de um processo para a construção de um hotel que se arrastava há mais de 30 anos. A proposta sobre a transação judicial entre o município, a Páteo de Campolide e a Soconsferma, que integram o grupo Fernando Martins ou grupo Altis, subscrita pela vereadora Catarina Vaz Pinto (PS), foi aprovada ontem com a abstenção do PCP e CDS. Em causa está uma parcela do terreno ter deixado de ter capacidade edificatória.

Jornal de Negócios

“Venezuela acusa TAP”

O Governo venezuelano acusa a TAP de ter violado “padrões internacionais”, por ter permitido o transporte de explosivos e ocultado a identidade do líder da oposição, Juan Guaidó, num voo para Caracas. A TAP escusou-se a comentar a alegação.

Nota informativa: O ambitur.pt[1] não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.

Endnotes:
  1. ambitur.pt: https://www.ambitur.pt/

Source URL: https://www.ambitur.pt/volta-nacional-terminal-de-lisboa-passageiros-encolhem-e-gastos-tambem/