Volta Nacional: “Tráfego nos aeroportos cai em 2021 para metade do que era no final de 2020”

O Novo

“Pressão aumenta: TAP encosta pilotos à parede”
A TAP decidiu arrancar com um novo programa de medidas voluntárias para a saída de trabalhadores, depois de não ter conseguido, numa primeira fase, alcançar o número previsto de redução de efetivos através desse mecanismo. Cerca de 690 trabalhadores candidataram-se e foram aceites na primeira ronda, mas o número é insuficiente.

Expresso

“Ramiro Sequeira: «A minha maior preocupação é que a TAP sobreviva»”
Ramiro Sequeira, 39 anos, está aos comandos da TAP desde o final de julho. Diz esperar uma resposta da Comissão Europeia sobre o plano de reestruturação em maio, considera que a sua missão é tornar a TAP sustentável e desdramatiza a polémica em torno dos voos charter, dizendo que foi uma situação pontual.

“TAP mantém desinteresse em voar para o Montijo”
Para o hub ser eficiente, não pode haver operações em dois aeroportos. Quanto ao aeroporto atual, Ramiro Sequeira defende que tem de aumentar a capacidade, que já estava esgotada em 2019.

“Não há ‘decapitação’, há novas oportunidades”
Ramiro Sequeira assegura que há na TAP quadros intermédios com experiência para dar vida à nova TAP.

Jornal de Notícias

“Desconfinamento adiado pode prejudicar o verão”
Autarcas e representantes das forças económicas dos concelhos do Algarve e do Alentejo cujo desconfinamento irá recuar ou travar estão muito apreensivos com o efeito e a mensagem que será passada ao turismo. “Isto é dramático, porque hoje é um concelho e amanhã pode ser outro, comprometendo por completo o verão”, considerou Paulo Alentejano, presidente da ACRAL. E acrescenta: “Ainda por cima Albufeira e Portimão representam mais de metade das camas do Algarve”, lamentou. Elidérico Viegas, da AHETA, reiterou que “gerir nesta incerteza é um desespero” mas “como não há turistas” as medidas anunciadas para o Algarve “não deverão ter grande impacto nos hotéis”.

Negócios

“Tráfego nos aeroportos cai em 2021 para metade do que era no final de 2020”
Foram 1,4 milhões os passageiros que passaram nos aeroportos nacionais no primeiro trimestre deste ano, um número que representa uma quebra de 85% face ao mesmo período do ano passado, e de 87,3% comparativamente com 2019. De acordo com os dados da Vinci Airports, o tráfego nos aeroportos nacionais nos primeiros três meses de 2021 representou também uma redução de 53% face ao último trimestre de 2020. Pelo aeroporto de Lisboa passaram no primeiro trimestre menos 86,3% do que em igual período de 2020, num total de 741 mil, o que representa cerca de metade do total do tráfego apurado no conjunto dos aeroportos nacionais. A maior quebra ocorreu em Faro, que perdeu, no arranque deste ano, 92,8% dos passageiros.

“Com quase mil milhões aprovados, Apoiar dá mais tempo para candidaturas”
O programa Apoiar distribuiu até esta quinta-feira um montante total de 871 milhões de euros às empresas. Desde 25 de novembro, foram registadas mais de 98 mil candidaturas e aprovados incentivos no valor de 986 milhões de euros, que equivalem a 66.247 projetos. O Apoiar.pt, destinado às micro, pequenas e médias empresas dos setores mais afetados pela pandemia, e o Apoiar Restauração, concentram a maior fatia das ajudas. As candidaturas às várias modalidades do Apoiar foram reabertas a 25 de março e deveriam terminar esta sexta-feira, mas os prazoa voltarão a ser estendidos.

O Jornal Económico

“Amorim e Vanguard querem golfe e Beach Club na Comporta em 2022”
A Amorim Luxury e a Vanguard Properties querem inaugurar o campo de golfe do Dunes, no Carvalhal; o ClubHouse do golfe; e áreas relacionadas em 2022. O outro projeto comum é o BeachClub e o parque de estacionamento, na praia do Pego.

“Salário e plano da TAP põem em risco gestor alemão como futuro CEO”
Jaan Albrecht Binderberger, ex-CEO da Saud Arabian Airlines com uma carreira de mais de 40 anos na indústria da aviação, foi o nome escolhido pelo Governo para CEO da TAP. Mas Binderberger poderá não vir a ocupar o cargo devido à remuneração oferecida, inferior aos 59 mil euros brutos por mês auferidos pelo antecessor. E também à indefinição quanto à versão final do plano de reestruturação da companhia que ainda aguarda luz verde de Bruxelas.

“Menos de 100 pilotos saíram da TAP”
O SPAC informou esta semana que, tendo em conta o Acordo de Empresa de Emergência, que prevê um quadro mínimo de 1.200 pilotos em 2021, e após o programa de medidas de adesão voluntária, subsiste ainda um número de pilotos “excessivo”. Um número de saídas inferior a uma centena representa menos de metade da meta fixada no acordo de emergência assinado entre Governo, TAP e SPAC, que identificou um excesso de 458 pilotos na companhia.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.