Volta Nacional: “Tráfego recupera mais depressa no aeroporto do Porto”

Jornal de Notícias

“Tráfego recupera mais depressa no aeroporto do Porto”
O tráfego aéreo em Portugal ainda não regressou a valores equivalentes aos da pré-pandemia, de 2019, porém, os números já andam próximos da recuperação e o aeroporto do Porto é o que está mais perto da normalidade. Segundo a NAV Portugal, o número de movimentos no espaço aéreo nacional estava, em abril, 4,8% abaixo do registado no mesmo mês de 2019, e o acumulado do ano ainda está 13,3% abaixo. Contudo, em termos de aeroportos, de acordo com o Eurocontrol, na semana passada, Lisboa estava ainda com menos 8,8% de voos face a 2019 e o Porto estava apenas com uma quebra de 0,8%.

“Máscaras e testes ainda podem ser exigidos para voar”
A EASA e o ECDC deixam de recomendar máscaras obrigatórias em aeroportos e voos europeus a partir desta segunda-feira, todavia, a recomendação não tem força de lei em cada um dos países. Em 15 países europeus onde é obrigatório o uso de máscara nos transportes públicos, incluindo Portugal, os voos com origem ou chegada aos seus aeroportos manterão a proteção em vigor.

“Mais de 359 mil euros em multas covid-19 na aviação”
As restrições impostas ao setor da aviação durante os anos de 2020 e 2021, nomeadamente a proibição de transportar passageiros sem teste negativo à covid-19, deram origem a 656 processos de contraordenação instaurados pela ANAC a 7315 passageiros e a 177 e a 55 companhias aéreas, respetivamente, em 2020 e 2021. Só 44% dos processos estão concluídos nesta altura, tendo dado origem ao pagamento de coimas de valor superior a 359 mil euros.

 

Negócios

“SonAir com avião arrestado por dívidas à White Airways”

A SonAir, companhia aérea da Sonangol, tem um avião arrestado no Porto desde 23 de dezembro de 2020 por decisão do Tribunal Cível da Póvoa de Varzim, revelou a ANAC. A sentença do tribunal foi proferida numa ação interposta pela White Airways por dívidas que ascendem a “10 milhões de euros da SonAir” à companhia portuguesa de charters que está em graves dificuldades financeiras, em risco de insolvência e que operava dois aviões da companhia angolana.

“ANAC retira rota Lisboa-Cancun à White”

A ANAC retirou a autorização à White Airways para voar na rota Lisboa-Cancun, depois de a companhia ter esgotado o prazo para operar nesse trajeto. Desde novembro de 2011 que a companhia portuguesa de charters estava autorizada a voar nesta rota “para explorar serviços aéreos regulares internacionais, devendo assegurar 52 frequências semanais”. A White tem ainda autorização de exploração de três rotas fora da UE: Lisboa-Boavista, Lisboa-Sal e Lisboa-Havana.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.