Volta Nacional: “Tripulantes da easyJet marcam nova greve de cinco dias”

Expresso

“Turismo bate novo recorde em 2023”

Setor deverá contribuir com 40,4 mil milhões de euros para a economia este ano, estima o World Travel & Tourism Council, devendo atingir 16,8% do PIB. Além disso, nos próximos 10 anos, a indústria do turismo e viagens deverá mobilizar 25,4% do emprego total em Portugal, atingindo 1,2 milhões postos de trabalho, o que significa que um em cada quatro portugueses estarão a trabalhar no setor. Este ano, o turismo fechará com 950 mil empregos, 19,5% do total.

 

Jornal de Notícias

“TAP pagou subsídio escolar para filhos de gestores”

A TAP atribuiu um subsídio de frequência escolar a quatro gestores para apoiar na educação dos seus filhos. O apoio, que variava entre os 15 e os 26 mil euros por ano, foi pago a partir de 2016. Os beneficiários foram David Pedrosa, Antonoaldo Neves, Raffael Quintas Alves e Christine Ourmières-Widener. O subsídio consta no relatório à gestão da companhia aérea.

“Tripulantes da easyJet marcam nova greve de cinco dias”

O SNPVAC apresentou um pré-aviso de greve dos tripulantes de cabine da easyJet entre 21 e 25 de julho, inclusivamente, de acordo com comunicado da estrutura sindical. Depois da votação da proposta da companhia, que encerrou com 90% de votos contra, o sindicato informou que “não existe mais espaço a negociação”. Segundo a empresa, a mais recente proposta do sindicato foi um aumento de 44% na remuneração global.

 

Negócios

“Restaurantes e hotéis em Portugal são os mais baratos do euro”

Consumidores pagam 1,3 vezes menos face à media europeia por restaurantes e hotéis em Portugal. Mas comprar alimentos, roupa, carros e comunicações sai mais caro ao bolso dos portugueses. O nível de preços em Portugal é 10% inferior à média europeia em 202. Os dados do Eurostat concluem que, no conjunto do ano passado, os preços dos restaurantes e hotéis praticados em Portugal foram 26,5% abaixo da média da UE.

 

O Jornal Económico

“Exolum inicia operações no aeroporto de Lisboa”

A Exolum vai gerir e fazer a manutenção da instalação do armazenamento de combustíveis, assim como da infraestrutura da rede de hidratantes no terminal de combustível do aeroporto de Lisboa.

 

Público

“PCP: relatório da CPI é peça no processo de privatização”

O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, sustentou que o relatório preliminar da CPI à TAP é “uma peça no processo de privatização” da companhia aérea, considerando que a relatora cumpriu “o objetivo político que estava encomendado”. O próprio considerou que o relatório não tem “nada de novo”, salientando que a CPI à TAP criou um conjunto de1q e acontecimentos” e escondeu a “questão fundamental” da privatização.

“Maioria dos portugueses não passou férias fora de casa em 2022”

A maioria da população residente em Portugal, equivalente a 52,3% do total, não chegou a fazer nem uma deslocação com dormida fora do seu ambiente habitual em 2022, de acordo com os dados do INE sobre o Turismo. Em 2021, foram 56% os que não efetuaram pelo menos uma viagem turística e em 2020, primeiro ano de pandemia, com fortes medidas de confinamento, foram 61%.

 

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.