Volta Nacional: “Turismo abranda sem o efeito Carnaval”

Volta Nacional: “Turismo abranda sem o efeito Carnaval”

Jornal de Negócios

Turismo abranda sem o efeito Carnaval”

O setor do turismo volta a apresentar sinais de abrandamento no arranque deste ano, depois de ter fechado 2018 com uma estagnação do número de dormidas. Em fevereiro de 2019, segundo os dados divulgados esta segunda-feira, 15 de abril, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a hotelaria nacional recebeu cerca de 1,3 milhões de hóspedes, o que representa um aumento de 2,9%. Contudo, as dormidas totalizaram pouco mais de 3,3 milhões, uma quebra de 1% que é explicada, em parte, pelo facto de, no ano passado, o Carnaval ter sido celebrado em fevereiro, o que não aconteceu este ano.

Correio da Manhã

“Miniférias. Portugueses enchem hotéis”

Os turistas portugueses que fazem férias cá dentro são os principais clientes dos hotéis no período da Páscoa. Num inquérito realizado pela Associação de Hotelaria de Portugal (AHP), 84% dos hoteleiros considerou que Portugal é o maior mercado emissor de reservas neste período, enquanto 67% respondeu que é a Espanha. Os turistas portugueses representam “23% do total” de clientes, enquanto os espanhóis têm “um peso de 21%”, de acordo com o mesmo inquérito. Seguem-se Reino Unido e Brasil como os países com mais turistas a viajar para Portugal. O Algarve é o destino mais escolhido, seguido do Porto, Norte, Açores e Madeira.

Jornal de Notícias

“Pedidos de alojamento local caíram 60% num ano só em Lisboa”

O alojamento local (AL) já não é a galinha dos ovos de ouro com que muitos sonhavam. “A complexidade e os sucessivos constrangimentos” estão a levar muitos empresários a fecharem a porta dos alojamentos turísticos para apostarem em outros modelos de rentabilização dos imóveis. O arrendamento é agora uma opção. “A criação de zonas de contenção por parte das autarquias sem um muro legislativo que limite o que pode e não pode ser feito é mais uma machadada no setor” alerta Ana Jacinto, secretária-geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP). Só em Lisboa, o número de alojamentos locais caiu 60% no espaço de um ano, registando-se no país uma quebra média de 40%.

“Hotéis do Porto e Norte ocupados a 80% na Páscoa”

A taxa de ocupação dos hotéis da região Norte para a quadra da Páscoa de 2019 situa-se acima dos 80%, com previsão de lotação esgotada em alguns concelhos, indicou a entidade do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP). A ocupação hoteleira prevista para esta semana da Páscoa está “acima dos 80% no Norte de Portugal” e em alguns concelhos, onde as celebrações pascoais têm mais tradição, a estimativa é de “lotação esgotada”, com estada “média de quatro noites”.

“Ryanair e Groundlink estão em greve a partir de hoje”

O Sintac, Sindicato dos Trabalhadores da Aviação, anunciou que a Ryanair e a Groundlink iniciam hoje uma greve que terminará a 15 de julho. O sindicato afirma não haver predisposição das empresas para chegar a um entendimento quanto às preocupações vindas dos trabalhadores.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.