Volta Nacional: “Turismo ainda não recuperou 24 mil empregos”

O Jornal Económico

“Jorge Rebelo de Almeida: «António Costa foi um desencanto grande. Não tem feito nada…»”
É pouco habitual um CEO de uma grande empresa em Portugal não medir, pelo menos três vezes, as palavras quando avalia a performance do primeiro-ministro, do ministro da Economia ou o titular das Obras Públicas. Ou quando critica a situação da TAP, dos incêndios, da ferrovia, da falta de uma ideia ou de uma estratégia para o país. Jorge Rebelo de Almeida, CEO da Vila Galé, não é um CEO habitual. E isso fica bem claro na entrevista – sem papas na língua – que concedeu ao JE, e que publicamos nestas páginas.

Expresso

“Custos com trabalhadores da TAP a níveis das low cost”
A elevada procura dos passageiros no verão deste ano fez com que as receitas da TAP triplicassem nos primeiros nove meses do ano. Os cortes na remuneração – 25% a partir de dois salários mínimos – tiveram um peso significativo na melhoria das contas da companhia aérea no terceiro trimestre, e os números estão aí para o mostrar. A TAP gastou 294 milhões com os trabalhadores nos primeiros nove meses do ano, menos um milhão do que no mesmo período de 2021.

“ANA quer cerca de 300 milhões para perdas da Covid”
A ANA pediu ao Estado um montante próximo dos 300 milhões de euros para compensar as perdas registadas em 2020 e 2021, anos marcados por períodos de voos restringidos devido à pandemia. Porém, o pedido, feito ao abrigo da reposição do equilíbrio económico e financeiro, não foi aceite pelo Governo, e o processo seguiu para o Tribunal Arbitral, onde será agora dirimido.

“Turismo ainda não recuperou 24 mil empregos”
Este verão foi de recordes para o turismo nacional. O setor registou em agosto de 2022 o melhor mês de sempre, com o número de turistas e as receitas dos estabelecimentos de alojamento a atingirem máximos. Nesse mês, sinalizam os dados do INE, o alojamento turístico registou proveitos na ordem dos 797 milhões de euros, um valor nunca antes atingido. Mas apesar destes indicadores e de o emprego total no país ter atingido, no terceiro trimestre deste ano, novos máximos, os dados do INE mostram que o setor do turismo ainda luta para recuperar mais de 24 mil empregos perdidos desde a pandemia.

Público

“Proposta de novo acordo «foi a gota de água» para a greve na TAP”
Para o presidente do SNPVAC, Ricardo Penarroias, é ainda possível desmarcar a greve da TAP marcada para os dias 8 e 9 de dezembro, desde que sejam repostas as condições de trabalho dos tripulantes de cabina. Depois do que diz terem sido dois anos de meio de perda de direitos, classifica o novo acordo de empresa de “ultrajante”.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.