Volta Nacional: “Turismo duvida do aeroporto do Montijo pronto em 2022”

Jornal de Notícias

“Obras em julho travam comboios na Linha do Norte”

A Linha do Norte, entre Gaia e Ovar, vai entrar em obras em julho, o que provocará atrasos nas viagens entre o Porto e Lisboa, mas a Infraestruturas de Portugal (IP) garante que não está em causa a segurança. As obras vão provocar um atraso de, pelo menos, sete minutos nas viagens de Alfa Pendular e Intercidades, entre o Porto e Lisboa, mas “é falso que esta alteração do atual tempo de viagem, cuja implementação está programada ter início a partir do mês de julho, decorra do estado de coservação, alegadamente deficitário, da Linha do Norte”, diz o IP em comunicado.

“Lei do alojamento não é só para grandes cidades”

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) alerta os deputados da Assembleia da República de que as mudanças ao regime de alojamento local (AL) não podem ser feitas à medida das grandes cidades, “sob pena de inconstitucionalidade”. Mas face às queixas crescentes de perturbação do sossego, os autarcas reconhecem que é necessário um “incremento de regulação da atividades nos prédios em regime de propriedade horizontal”. Ainda assim, a ANMP tem dúvidas de que os projetos de lei que restringem o uso de imóveis destinados a habitação para fins de AL sejam equilibrados.

“Pedro Machado recandidata-se ao Turismo”

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, formalizou a candidatura a um segundo mandato à frente da maior região turística nacional. As eleições, para o período 2018-2023, decorrem dia 23. A lista à Comissão Executiva integra ainda João Azevedo (presidente da Câmara de Mangualde), Ribau Esteves (de Aveiro), Maria do Céu Albuquerque (de Abrantes) e Jorge Loureiro (empresário).

Diário de Notícias

“Tribunal diz que Cabify não é serviço de táxi e anula multa”

Os motoristas das plataformas Uber, Cabify e Taxify não têm de pagar as coimas resultantes das contraordenações aplicadas pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) uma vez que não prestam serviços de táxi e não há regulamentação sobre a sua atividade. Esse é o entendimento que se retira da sentença do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, de 8 de maio. É a segunda vez que o mesmo tribunal revoga uma decisão do IMT que, neste caso, tinha aplicado a uma empresa parceira da Cabify a coima de 6000 euros pela “prática da contraordenação prevista no diploma aplicável ao setor de atividade dos táxis”.

“Turismo duvida do aeroporto do Montijo pronto em 2022”

A Confederação do Turismo Português (CTP) tem dúvidas de que o aeroporto complementar ao de Lisboa, no Montijo, esteja a funcionar no primeiro trimestre de 2022, já que um acordo entre a concessionária, a Vinci, e o governo está “muito longe de ser feito”. As reuniões entre governo e a ANA, detida pelos franceses da Vinci, para definir o modelo de financiamento do projeto estão numa fase inicial. A primeira reunião foi a 12 de abril. O aeroporto poderá ter um custo de 300 a 400 milhões de euros.

Público

“Oposição à linha circular do metro ganha reforços”

São cinco os proponentes da petição lançada ontem contra a criação de uma linha circular no metro de Lisboa e os cinco têm currículo de peso. Mário Lopes, engenheiro civil, Henrique Neto, empresário e ex-candidato presidencial, Fernando Nunes da Silva, Fernando Santos e Silva e Luís Cabral da Silva, especialistas em mobilidade e transportes, uniram-se para tentar travar a expansão do metro aprovada pelo governo, que consideram “um erro a evitar”.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Internacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.