Volta Nacional: “Turismo é um setor de referência”

Jornal Económico:

“Turismo é um setor de referência”

Entre os diversos operadores turísticos, a opinião é unânime: Portugal tem muito potencial neste setor. Apesar dos desafios que Portugal terá de enfrentar, há um património cultural de hospitalidade que resulta numa crescente notoriedade. Hotelaria, plataformas de viagens, restauração e associações de turismo, todos podem ganhar.

“Preços médios na hotelaria nacional cresceram 35% em quatro anos”

Quem analisar a evolução das receitas turísticas portuguesas compilados pelo Banco de Portugal entre 2010 e 2018 não duvidará que o turismo nacional é um caso de sucesso. Mas esta verdade encerra divergências de análise sobre o crescimento em causa que implicam algumas explicações. Vejamos o teor do crescimento: em 2010 o banco central registava na rubrica “Viagens e Turismo” da Balança de Pagamentos o montante de 7.061 milhões de euros que, daí para a frente, aumentou todos os anos, “saltando” dos 8.605 milhões de euros, em 2012, para praticamente duplicar seis anos depois, em 2018, com 16.613 milhões de euros.

“Se 2019 mantiver a atividade de 2018 já será um bom ano”

O regresso dos turistas europeus aos destinos do norte de África e as incertezas do Brexit vão penalizar o Algarve e Madeira, diz Grupo Pestana. Além da incerteza do Brexit – com riscos de desvalorização da libra que alteram decisões sobre os gastos de férias dos britânicos -, os encerramentos das companhias aéreas low cost Air Berlin e Monarch em 2018 e da Germania já em 2019, vão ter percussões invitáveis no mercado português, sobretudo no Algarve e na Madeira.

“Desde 2015 foram captadas 584 novas operações e rotas aéreas”

Turismo em Portugal tem sofrido uma mudança estrutural, deixando de ser uma atividade sazonal. Novos mercados de origem foram captados, como os EUA, Brasil e Coreia do Sul. O Brexit é o maior desafio. Ana Mendes Godinho acredita que o turismo é cada vez menos volátil aos ciclos do turismo.

Vida Económica:

“Boeing suspende previsões para este ano”

A Boeing suspendeu esta quarta-feira as suas previsões para o conjunto do ano e anunciou um aumento de um mil milhões de dólares (894 milhões de euros9 em custo devido à imobilização de todos os aviões 727 MAX. O fluxo operacional de tesouraria baixou para 2,79 mil milões de dólares, no primeiro trimestre, contra os 3,1 mil milões de igual período do ano anterior. O volume de negócios baixou 2%, para 22,9 mil milhões de dólares.

Jornal I: 

“Trotinetes elétricas: Europa começa a discutir regras”

Se por cá as trotinetes estão a gerar o caos, lá fora o cenário não é diferente. Passeios ocupados, falta de estacionamento, acidentes e ocupação das vias – as principais cidades europeias também estão a sofrer com a epidemia das trotinetes elétricas. Por isso foram vários os municípios que decidiram começar a trabalhar na regulamentação deste meio de transporte.

 

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.