Volta Nacional: “Turismo: Receitas batem novo recorde”

SOL:

“Turismo: Receitas batem novo recorde”

Apesar de alguns sinais de abrandamento no turismo, estima-se que o ano termine com novos recordes e receitas na ordem dos 17 mil milhões, uma subida de 12% face a 2017. As contas são da Conferderação do turismo de Portugal (CTP) e diz que é de prever que o setor volte a conseguir fechar o ano com uma boa performance, novos recordes nas receitas e estabilização nas dormidas. “O turismo continuará a ser a maior ativiade económica exportadora do país e a principal fonte de financiamento da balança comercial”. O ano deverá fechar com cerca de 57 milhões de dormidas e 21 milhões de hóspedes.

“Direção do Turismo do Porto apresenta demissão”

Três dos cinco elementos da comissão executiva do Turismo do Porto e Norte de Portugal apresentaram na quarta-feira a sua demissão. O presidente da mesa da assembleia geral, Eduardo Vítor Rodrigues, também se demitiu e explicou que o objetivo foi “arranjar forma de haver clarificação e não fazer de conta que nada se passa”. Assim, haverá eleições antecipadas no dia 28 de janeiro do próximo ano.

Jornal de Notícias:

“EasyJet contesta lei que permite à ANAC intervir na gestão das slots”

O Governo aprovou uma lei que prevê a criação de uma entidade independente para a coordenação das faixas horárias (slots) nos aeroportos, que ficará a ser supervisionada pela Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC). Contudo, o decreto-lei tem pontos contestados por algumas entidades do setor.

Negócios:

“Grandes avenidas de Lisboa escapam a limites dos 25%”

O Município de Lisboa suspendeu provisoriamente a abertura de novas unidades de alojamento local nos bairros históricos que se situam dentro das chamadas zonas de contenção. O critério para definir estas áreas de contenção foi do peso relativo no conjunto de alojamentos, fixando-se 25% com limite máximo para as casas destinadas ao arrendamento turístico.

Público:

“Queremos que nos visita não venha só comer e dormir”

Representante do comércio lisboeta, pede mais divulgação das lojas junto dos turistas e um plano para o setor. Fala das pressões sobre o comércio numa das cidades mais procuradas para criar empresas. Há um ano que Maria de Lourdes Fonseca chegou à liderança da União de Associações de Comércio e Serviços (UACS) de Lisboa. Neste período, a cidade perdeu mais algumas lojas históricas e continuou a assistir à chegada de muitos turistas.

Jornal I:

“Ativistas protestam contra aeroporto”

Cerca de 30 ativistas protestaram ontem no Terreiro do Paço, em Lisboa, contra o futuro do aeroporto do Montijo. Os ativistas quiseram mostrar que não existe “consenso nacional” sobre a construção do novo aeroporto por colocar em causa o estuário do Tej, nomeadamente as mais de 200 espécies de aves que lá vivem e a restante biodiversidade”.

 

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Internacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.