Volta Nacional: “Turismo rural pode quadruplicar”

Jornal de Notícias
“Turismo rural pode quadruplicar”
O turismo em espaço rural em Portugal pode quadruplicar numa década, acredita Augusto Mateus. O economista defende que o país deve posicionar-se no mercado mundial para captar fluxos da China, do Brasil ou da Rússia e não se concentrar tanto no mercado espanhol. Minho e Douro são algumas das regiões apontadas.
“DriveNow atinge 20 mil utilizadores em três meses”
Os portugueses estão a aderir com entusiasmo ao carsharing, o sistema de partilha de veículos, que começou a ganhar expressão em Portugal nos últimos três anos, e que já conta perto de 30 mil utilizadores registados. Tudo é gerido a partir de uma aplicação de telemóvel, através da qual se faz o registo, a reserva do veículo num dos vários pontos disponíveis, a escolha do trajeto e o estacionamento, sem ter de usar dinheiro.
“Trocaram Andante no último dia”
O prazo para a troca gratuita do cartão Andante em PVC terminou ontem. Quem não trocou tem agora de comprar o novo (custa seis euros e metade até aos 23 anos” e os passes antigos deixaram de ser válidos. Ontem, eram ainda vários os utentes que chegaram à loja da Trindade para substituir o cartão. No início das semana, faltaria ainda trocar cerca de 10 mil.
“Cativar turistas espanhóis com gastronomia e vinhos”
Portugal é o destino internacional preferido dos espanhóis e o desejo é fortalecer esse estatuto. Para isso, a presença portuguesa na Fitur, Feira Internacional de Turismo de Madrid, também é reforçada. No certame, que hoje é inaugurado pelos reis de Espanha, Portugal contará com a maior representação de sempre, composta por sete regiões e 76 empresas, num total de 913 metros quadrados.

Jornal i
“Monumentos portugueses continuar a bater recordes”
Janeiro, mês de balanços. As entidades responsáveis pela tutela de monumentos e equipamentos culturais têm divulgado, por estes dias, os números de visitantes relativos ao ano passado, e embora os monumentos, museus e palácios mais procurados do país se mantenham praticamente os mesmos, continuou a registar-se uma tendência crescente, intrinsecamente ligada ao aumento do turismo verificado no país nos últimos anos. O monumento mais visitado do país continua a ser o Castelo de São Jorge, em Lisboa, espaço gerido pela EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural.

Público
“Câmara diz que parque verde da Feira Popular abre no fim do ano”
O parque verde da Feira Popular de Lisboa, cuja conclusão esteve prevista para o início deste ano, deverá abrir no final de 2018, mas “não é possível ainda estimar a data de abertura do parque”. Numa resposta a questões colocadas pela Lusa, a autarquia avançou que: “O início da obra do parque verde estava previsto para janeiro, mas o concurso público de empreitada ainda não está concluído, encontrando-se em fase final de análise de erros e omissões”, pelo que a “adjudicação e início de obra acontecerá no primeiro trimestre”.
“Linhas Azul e Amarela reforçadas de manhã na hora de ponta”
As linhas Azul e Amarela do Metropolitano de Lisboa vão ser reforçadas com mais um comboio à hora de ponta (7:30-9:30) nas manhãs dos dias úteis. De acordo com o plano de actividades e orçamento da empresa para este ano, esse reforço vai também verificar-se durante as tardes do fim-de-semana nestas duas linhas, bem como na Vermelha. O “Público” questionou o metro para saber a partir de quando é que este reforço será efectuado, mas não teve uma resposta.
“Alojamento local em exclusividade com isenção no regime contributivo”
Os trabalhadores independentes com rendimentos provenientes exclusivamente da atividade de alojamento local e de arrendamento vão ficar isentos das contribuições para a segurança social.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.