Volta Nacional: “Uber. Marcelo veta lei contestada pelos taxistas e pela esquerda” 

Jornal i 

“Uber. Marcelo veta lei contestada pelos taxistas e pela esquerda” 

O Presidente da República vetou a lei que regula plataformas como a Uber e a Cabify. Marcelo Rebelo de Sousa argumenta que “o propósito de alcançar uma solução equilibrada não foi plenamente conseguido”. A nova legislação foi aprovada há pouco mais de um mês no parlamento com os votos do PS e da direita. Bloco de Esquerda e PCP votaram contra.

“Turismo. Guerra do torniquete em Veneza”

As autoridades de Veneza instalaram no sábado torniquetes de acesso a zonas da cidade para impedir uma afluência exagerada de turistas. Ontem, porém, eles foram destruídos por ativistas que protestam contra o excesso de gente trazida pelos navios de cruzeiro, mas não consideram que separar população e turistas é a solução. No verão passado, a cidade de 55 mil habitantes recebeu 60 mil turistas por dia.

Diário de Notícias

“Câmaras com mais poder no alojamento local em discussão”

Os deputados da comissão de Ambiente e Habitação estão a discutir mudanças à lei sobre o alojamento local, existindo a possibilidade de ser decidida a atribuição de competências às autarquias no que diz respeito à autorização e à fiscalização deste tipo de oferta turística. A decisão, que deverá ser conhecida até ao final de junho, está a ser analisada ao mesmo tempo que os habitantes de várias cidades europeias se juntam contra o que chama de “turismo de massas”.

“Las Palmas proíbe aluguer de apartamentos”

A partir do mês de junho, os habitantes de Las Palmas (Espanha) não podem alugar os apartamentos a turistas. Uma decisão aprovada na semana passada e que tem como objetivo limitar o turismo na cidade. A partir da entrada em vigor dessa medida – depois da aprovação pelo governo, vai ser submetida a discussão pública – só podem ser alugadas vivendas isoladas. Esta posição surgiu depois de terem sido conhecidos estudos que mostraram que a oferta de alojamento para turistas subiu 50% entre 2015 e 2017, para um total de 20 mil casas alugadas na cidade.

“Filipinas não querem turistas em Boracay”

Principal destino turístico das Filipinas, a ilha de Boracay foi fechada aos não moradores à meia-noite da passada quarta-feira, depois de o presidente filipino, Rodrigo Duterte, ter visto um vídeo onde a água de um esgoto ia desaguar ao mar junto a uma das praias da ilha. Desde essa altura que, segundo a agência Reuters, não há na zona filhas de guarda-sóis e banhistas bronzeados. Com cerca de dois milhões de visitantes anuais, a ilha vinha sofrendo um crescimento descontrolado. Agora, as Filipinas procuram alternativa turística para os milhões de pessoas que procuram o país: em 2017 foram 6,6 milhões.

“Única instrutora na aviação civil do Dubai é portuguesa” 

Sandra Lira é a única portuguesa e a única mulher instrutora na aviação civil no Dubai, dos Emirados Árabes Unidos, ao serviço da Alpha Aviation Academy, escola que forma pilotos para a companhia low cost Air Arabia.

Correio da Manhã

“Palácio de Mangualde abre portas a turistas”

Em Mangualde estava “escondido” um dos exemplares mais relevantes da arquitetura senhorial da Beira Alta, mas que agora está ao alcance de todos. “Os pontos principais do imóvel são a arquitetura – Barroca, do século XVIII – os azulejos e uma coleção de quadros e imobiliário originais” destacou o empresário Miguel Pais do Amaral. O programa de visitas, que tem um custo de 10 euros por visitante, prevê diversas fases que vão sendo implementadas nos próximos quatro anos. O dinheiro das entradas será “todo reinvestido no restauro e manutenção do imóvel”, complementou Pais do Amaral.

SOL 

“Bandeira Azul em mais praias”

Este ano há mais 12 praias distinguidas em Portugal com o galardão de bandeira azul, atribuído a espaços balneares que cumprem critérios ambientais de qualidade. Ao todo o título distingue 332 praias no país, 299 costeiras e 33 fluviais. Albufeira (25) e Vila Nova de Gaia (18) são os concelhos com mais bandeiras azuis. As cerimónias oficiais de hastear as primeiras bandeiras azuis de 2018 vão ocorrer a 1 de junho na praia da Torreira (Murtosa).

“Pilotos. Êxodo ameaça voos”

As greves sucedem-se e há quem fale em falta de profissionais. No entanto, os pilotos asseguram que é a falta de condições que dita que procurem outros países. Cerca de metade dos pilotos das low cost estão em situações precárias. A European Cockpit Association diz que não há falta de pilotos na Europa. O que falta são condições que impeçam que estes profissionais aceitem trabalhar na Ásia ou nos países do Golfo, por exemplo.

“TAP quer multiplicar resultados”

Antonoaldo Neves, o novo presidente executivo da TAP, considerou os resultados de 2017, com lucros de 21,2 milhões de euros, como sendo os melhores “dos últimos dez anos”. No entanto, acrescentou, para atingir a média da rentabilidade de outras companhias e conseguir assegurar a rentabilidade, é necessário conseguir que este resultado da TAP seja “multiplicado por pelo menos sete vezes”.

Expresso 

“TAP aumenta pilotos”

Os pilotos da TAP vão ter um aumento de salários de 15% ao longo dos próximos cinco anos. A este valor, segundo foi acordado entre o sindicato e a administração da transportadora, acresce ainda a taxa de inflação. Os aumentos serão faseados, começando com 5% em 2018.

“Airbnb ajuda PS a regular o alojamento local no país” 

A Airbnb, a maior plataforma do mundo para reservas turísticas em casas privadas, com sede nos EUA, está a trabalhar de perto com o Partido Socialista na construção do novo diploma para regular o alojamento local. “Estamos em conversações muito produtivas com os decisores políticos em Portugal para clarificar as regras de base sobre partilha de casas de famílias locais, e com medidas de repressão sobre os maus atores”, adiantou ao Expresso Chris Lehane, diretor de políticas globais da Airbnb, referindo estar a trabalhar com mais de 400 governos a nível mundial na definição de regras para o alojamento local, e que Portugal “é um dos países mais avançados” nesta matéria.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Internacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.