Volta Nacional: “Um quarto das empresas com apoios são do turismo”

Negócios

“Um quarto das empresas com apoios são do turismo”
Uma em cada quatro empresas que, desde o início da pandemia, recorreram a apoios extraordinários do Governo é do setor do turismo e restauração. É o setor que “mais recorreu a estes apoios”, revela o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS). De acordo com os números mais recentes avançados pela tutela de Ana Mendes Godinho, entre 2020 e 2021, os quatro apoios extraordinários lançados pelo MTSSS abrangeram “quase 30 mil empresas e um total de 200 mil trabalhadores” deste setor, tendo sido pago “881 milhões de euros através do lay-off tradicional e simplificado, do apoio à retoma progressiva e do incentivo à normalização da atividade”. Números que representam 25% do universo total das empresas que receberam apoios e 20% do total de trabalhadores abrangidos. Já as ajudas às empresas do setor do turismo e restauração representam 33% do total do montante pago nestas medidas. A estes números acrescem ainda, também no setor do turismo e restauração, os apoios pagos a trabalhadores independentes e sócios-gerentes nas diversas medidas extraordinárias criadas, “que abrangeram 27 mil trabalhadores destes setores, tendo sido pago um total de 48 milhões de euros. Nos dados do Governo estão incluídas as empresas do setor do alojamento e restauração, incluindo agências de viagens e operadores turísticos.

“MSC e Lufthansa querem comprar antiga Alitalia”
A Mediterranean Shipping Co. (MSC) e a Lufthansa apresentaram uma manifestação de interesse em adquirir uma posição de controlo na ITA Airways, a companhia aérea nascida das cinzas da Alitalia. A Alitalia encontrava-se em falência desde 2017. Em setembro último, Bruxelas deu “luz verde” a uma injeção de 1.350 milhões de euros do Estado italiano na ITA Airways.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.