Volta Nacional: “Venda da TAP vai ser decidida pela Autoridade da Concorrência”

Negócios

“Alemães foram quem mais ajudou o turismo a crescer”

As exportações de serviços turísticos e de viagens registaram no arranque deste ano os melhores primeiros seis meses desde que existem dados do Banco de Portugal (1996), com um crescimento de 498 milhões de euros  em comparação com o mesmo período de 2014. Os turistas alemães foram os que mais contribuíram para este crescimento, através dos gastos feitos em território nacional.

“Turismo tem o mesmo peso nas exportações que em 1996”

O turismo continua a apresentar um crescimento significativo nos últimos trimestres. No entanto, apesar das melhorias sentidas, este sector tem hoje um peso muito semelhante ao que apresentava em 1996. No final desse ano, as exportações  de turismo e viagens representavam 14,7% do valor total de bens e serviços vendidos ao exterior.

Económico

“Venda da TAP vai ser decidida pela Autoridade da Concorrência”

Ao contrário do que se previa será a Autoridade da Concorrência (AdC) a decidir sobre a venda da TAP a Humberto Pedrosa e a David Neeleman. A operação foi notificada na última quinta-feira ao regulador português pelo consórcio Atlantic Gateway, sabe o Diário Económico. A decisão de notificar a AdC surge depois dos contactos preliminares desenvolvidos, desde o início de Julho, pelo consórcio que em Junho venceu a privatização de 61% da companhia aérea portuguesa com a Direcção- Geral da Concorrência em Bruxelas.

“Efromovich ainda espera resposta do regulador europeu”

Germán Efromovich escreveu à comissária europeia da Concorrência a denunciar alegadas ajudas de Estado no processo de privatização da TAP, mas ao contrário dos serviços da Direcção-Geral dos Transportes – que já remeteram o processo para a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), em Lisboa -, Margrethe Vestager ainda não respondeu ao empresário colombiano.

Correio da Manhã

“Um milhão de bilhetes vendidos”

Os festivais de música voltaram este ano a marcar o verão. Contabilizados todos os grandes eventos realizados até ao momento, foram vendidas cerca de 1 milhão de entradas, com vários festivais a ter a sua melhor edição de sempre em termos de venda de bilhetes.

Diário de Notícias

“Mouraria a renascer entre o Fado e a Kora”

A Mouraria era um dos bairros mais degradados de Lisboa. Hoje é um dos exemplos de renovação e de integração de pessoas de diferentes origens e culturas. Parte desse trabalho foi feito pela Associação Renovar a Mouraria, criada em 2008. No Beco do Rosendo todos se tratam por vizinhos e todos são bem-vindos.

“Uber debaixo de guerra dos táxis mas aprovada pelos utilizadores”

A receção à Uber em Portugal, onde está desde junho de 2014, não tem sido muito diferente da que foi reservada à empresa norte-americana nos 59 países em que está presente: muita contestação da parte das empresas e profissionais de táxis – que prometem sair à rua no dia 8 de Setembro –  e uma taxa de aprovação elevada entre os utilizadores.

Jornal de Notícias

“Veículos turísticos impedem descanso”

As noites de António Galhardo, no bairro da Beira Mar, a zona mais turística da cidade de Aveiro, tornaram-se m “inferno”. Primeiro, por causa do ruído dos bares, na contígua Praça do Peixe. Agora porque a Câmara mudou o local de paragem dos autocarros turísticos e, desde o início de julho, tem “cerca de 50 autocarros cheios” a pararem-lhe à porta diariamente, a partir das 8 da manhã”, reclama.

“Viagens fluviais a baixo custo”

No varino municipal Boa Viagem, em pleno mês de agosto, vários turistas das mais variadas nacionalidades entram a bordo com as boas-vindas do mestre João Gregório para mais um passeio. Na Moita, o “Boa Viagem” oferece um calendário de passeios no rio Tejo de três e doze horas, por preços que deixam qualquer um espantado.

Público

“Turistas desesperam para visitar a Torre de Belém no pino do Verão”

No ano em que a Torre de Belém comemora 500 anos, o monumento, apesar das melhorias introduzidas, continua a não oferecer as melhores condições a quem o visita. Entre longas filas de espera à torreira do sol, para entrar, e em todos os pisos, para subir, por vezes são necessárias horas para chegar ao topo. O multibanco está fora de serviço, há indicações luminosas que não funcionam e as visitas guiadas desapareceram. Por toda a cidade de Lisboa ouvem-se múltiplas línguas estrangeiras. Há multidões de turistas que escolhem a cidade como destino de férias, principalmente no Verão. Com uma localização privilegiada em cima do Tejo, perto do Padrão dos Descobrimentos e do Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém é há muito um dos monumentos mais visitados da capital.

i

“Turismo cria mais empregos e em postos mais qualificados”

O sector do turismo vai voltar este ano a ser responsável por “uma boa parte” do emprego criado, garante o presidente do Turismo de Portugal. O responsável destaca ainda a crescente qualificação dos novos postos de trabalho, que “faz com que os turistas desfrutem cada vez mais daquilo que podem encontrar em Portugal”.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.